Tesla Model 3

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Tesla Model 3

Mensagem por rimsilva » 27 jun 2017, 01:15

RS232CSerialUser Escreveu:Costumo dizer que os outros fabricantes só têm feito ou apresentado propostas como reacção à Tesla. Veja-se os Tesla killers anunciados regularmente, como travões que não travam nada e só reforçam que "os outros dizem, a Tesla faz", autonomias de jeito e mobilidade à séria, não é bateria de jeito e depois mobilidade à rasca porque não há rede de carga no terreno. Dantes a Tesla fazia no calendário marciano, para o TM3 até está a cumprir os prazos. Esperemos que o ritmo de nascimento de localidades com Supercharger em Espanha se propague a Portugal. Mas já não é a falta de Superchargers neste canto que impede a mobilidade, chega-se facilmente a Salamanca, com 22 kW em Salamanca e um par de horas, daí em diante é um pulo a Burgos e está tudo dito, não sou só eu que o tenho feito, vários outros já o fizeram e fazem com regularidade.
Concordo com as ideias gerais de tudo o que referiu sobre os carros da Tesla, no entanto acho que o ponto de discordia está no que afirma neste post.

Os Tesla killers é o resultado do "trabalho" da Tesla em termos de imagem (é uma estratégia nada a criticar), depois vem a imprensa a comprar qualquer VE que seja anunciado como concorrente do TM3, tudo na orbita da especulação, não parte da iniciativa das marcas.
RS232CSerialUser Escreveu: E não esquecer os Destination Chargers: não é só em hotéis. Começam a existir Destination Chargers em centros comerciais e em museus. Basta chegar e colocar a carregar. Brevemente vou usar. Qual é a outra marca de automóveis que se preocupa com isto? Que eu saiba nenhuma, têm os ICE para vender.
Também não será bem assim.

Em Portugal quem gere a rede é a Mobie, tanto quanto sei a Tesla terá de integrar os seus superchargers na rede dando acesso a qualquer outro VE, julgo que em alternativa teria de colocar os postos em propriedade privada, um pouco à imagem dos concessionários da Nissam que têm PCR's nas suas instalações.

É também sabido o acordo entre algumas marcas para a instalação de postos de alta voltagem (400 kW) na europa.
Marques Escreveu:A discussão divergiu do ponto fundamental. Não se estava a discutir o melhor carro. São gamas bem diferentes as faladas. Mas sim a ideologia. Quem tem a ganhar com a ME é a Tesla, pois só produz carros elétricos. A Nissan, a BMW, a Renault, estão-se marimbando. Eles têm a tecnologia à anos, mas os ICE sempre foram mais lucrativos por isso nunca tiveram interesse em dar o passo em frente.

A realidade é que a Tesla cria e outros não querendo perder quota de mercado e abrindo os olhos ao potencial monstro que ali está vão de reboque. Tirando as marcas chinesas.

Isto:
"Entre a vantagem da Tesla ter feito as outras marcas acordarem para a vida e a desvantagem de ter atrasado a compra de VE para algumas pessoas acham que o balanço é negativo?"
Lá está, não vejo as coisas por este prisma.

É verdade que as marcas referidas têm interesses no mundo dos CI's, isso é obvio, mas estavam à espera do quê? Que abandonassem os CI's para produzir apenas VE? Não me parece lógico, mas ao mesmo tempo não concordo que se estejam a marimbar para os VE.

A Tesla apostou nos VE (e muito bem), porque não tinham interesse nos CI's, nem teriam grandes changes ou oportunidades para marcar a diferença. Apostou numa gama mais alta onde seria mais fácil "roubar" quota de mercado, porque o model S, com baterias de grande capacidade e toda a tecnologia que disponilibilizava, não poderia ter um preço para as massas, no entanto seria relativamente fácil ter os mesmos preços dos topos de gama da BMW e Mercedes por exemplo.

As marcas com interesse nos CI's seguiram outra estratégia, com baterias com menos autonomia, mais baratas para poder atingir uma clientela maior, o aumento da capacidade tem vindo a aumentar fruto da evolção tecnológica do fabrico das baterias e da redução do preço das mesmas.

Agora a Tesla está prestes a dar o passo para chegar a outros segmentos, com preços mais em conta, até aqui tudo normal, no meu ponto de vista o que não considero correcto é que já se esteja a assumir com real algo que não está no mercado nem se tem a certeza a que valores vai chegar
A "new big thing", quando já existe no mercado o ampera-e com capacidade/preço dentro do que se fala para o TM3, bem como outras propostas com as mesmas caracteristicas.

O TM3 poderá ser um modelo distinto, se estiver equipado com toda a tecnologia associada à Tesla, mas aí o preço será outro certamente.

Para mim não é claro que a Tesla tenha tido um papel assim tão evidente de "puxar" pelas outras marcas, ou se a evolução não está antes ligada à evolução e redução dos custos de produção das baterias.

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Tesla Model 3

Mensagem por RS232CSerialUser » 27 jun 2017, 05:21

Parece ser necessário um esclarecimento, digo parece pq não consigo perceber se o que eu disse ficou claro.
Um Destination Charger (DC) é até 22 kW AC, não tem a ver com Supercharger, que na actual versão vai até 120 kW DC mas nos US já há Superchargers com mais potência instalada, com mangueiras refrigeradas a líquido, e fala-se na versão 3 que aí virá.
Em Portugal já há bastantes Destination Chargers. Que eu saiba até ao momento em Portugal há 16 Destination Chargers instalados, em hotéis, propriedades privadas. Nenhum está na rede Mobi.e. Referi que começam a aparecer Destination Chargers fora dos hotéis. Em museus e em parques de centros comerciais, por enquanto não cá, lá fora, mas espero que a moda pegue cá. Em breve espero usar Destination Chargers fora dos hotéis, depois conto.
Info extra: um Destination Charger pode ser só destinado a Tesla como pode ser destinado a qq carro com mennekes, é o proprietário que decide como programa o Destination Charger. Todos os locais com Destination Chargers que usei até hoje, todos tinham dois carregadores Destination Charger, um só para Tesla, o outro para qq carro com mennekes. Normalmente os Destination Chargers são fornecidos gratuitamente pela Tesla aos locais que se candidatam ao programa Destination Chargers da Tesla.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Tesla Model 3

Mensagem por Erbium » 27 jun 2017, 09:03

RS232CSerialUser Escreveu:
Erbium Escreveu:
Brunus Escreveu:Estou à espera do TM3 e por isso não comprei um Leaf 30Kwh, e a lógica é muito simples.
Um carro é uma despesa brutal, no caso do Leaf na ordem dos 28k a 30k €, e para mim tem de durar pelo menos 8 anos.

Se comprasse o Leaf há 1 ano atrás, antes da apresentação do TM3, em 2018 um carro com 2 anos estaria ultrapassado a vários níveis. Obviamente não me pareceu a melhor maneira de estoirar com milhares de euros.
E 2 anos depois de comprar o TM3 não vai haver nada melhor! :roll:
Ao fim de 2 anos mesmo que haja melhor não é preciso desfazer-se do TM3 porque vai ter updates OTA e o carro vai melhorar com o tempo. Como hoje acontece com o S e o X. A não ser que se queira a última inovação em hardware, tudo o que dependa de software o carro recebe update e melhora.
Mas se fosse um Leaf ao fim de 2 anos já tinha de ir para o lixo porque não tem updates OTA?! :roll:
Mas compram um carro ou um sistema multimedia? Mesmo que seja esse o "problema" nada impede a Nissan ou qualquer outro construtor de disponibilizar updates. A Tesla tem, melhora os carros e acho muito bem, é óptimo, 5*, estão de parabéns. Mas é isso que faz um carro durar 2 ou 8 anos?!
RS232CSerialUser Escreveu:
Erbium Escreveu:
Brunus Escreveu:Depois, há os Super chargers. Quer queiram quer não, são o maior selling point da Tesla, e neste momento não há nenhuma outra marca capaz de competir com isso!
Experimentem ir com os vossos Leafs fazer uma road trip pela Europa. Pois... assim que passarem a fronteira já começam a ter problemas. Isto se não os tiverem até lá chegar! :twisted:
E de TM3 tens problemas antes de sair de PT porque não há SC...
De TM3 terá tantos problemas como hoje tem um TMS ou um TMX, ou seja, nenhuns problemas, zero, é sempre a andar e carregar: Aveiras, Santarém, Covilhã (só porque PCR do Fundão foi desligado), Salamanca, é sempre a andar, Burgos, Bayonne, ... E brevemente Tordesilhas vai evitar o Destination Charger em Salamanca.
Então os Teslas não tem qualquer problema em usar os PCR's mas os Leaf's têm?! Até hoje tive tantos problemas como os Teslas, zero! As únicas vezes que não foi andar e carregar foi para esperar por um Tesla S carregar :evil: :lol: e um posto desligado (foi só ligar)... penso que não seja devido a ser um Leaf que tive de esperar um pouco! Expliquem lá porque é que os Leaf têm problemas?
RS232CSerialUser Escreveu:
Erbium Escreveu:
Brunus Escreveu:Se o TM3 vai ser mais caro que o actual Leaf 30? Sim, sem dúvida. Mas quero ver no fim quanto irá ser a diferença para o Leaf nextgen com a bateria de 60Kwh disponível.
E no fim qual vai ser o preço do TM3?
Uma alegre surpresa :)
Essa alegre surpresa é por ex. próximo do preço do Leaf e com todas as vantagens que têm referido? É que se for por ex. o dobro do Leaf para ter todas as vantagens pelo menos para mim não é surpresa...
MINInDalila Escreveu:Continua a surpreender-me como, num dos grupos melhor informados sobre a ME em Portugal, se dúvida tanto do papel absolutamente fundamental que Tesla teve, tem e terá para o desenvolvimento dessa mesma ME...
Para mim está a deixar de ser uma surpresa estas reações... faz lembrar quando se criticou as cargas lentas nos PCR's fazendo esperar quem pode carregar rápido. Tomaram as criticas como uma ofensa, no caso aos PEHV, e ficaram todos ofendidos, começaram com insultos e por ai fora...
O tópico é sobre o TM3, como se está a questionar prazos, preços, etc... é logo caso para se dizer que se dúvida do papel da Tesla!? Por amor da santa tenham calma, a Tesla é importante sim mas não é perfeita e não faz mal nem dói questionar o que não está bem, seja na Tesla, Nissan, no que for..
Tenham calma e aqui falemos do TM3. 8-)

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Tesla Model 3

Mensagem por Brunus » 27 jun 2017, 09:59

Sinceramente, quem me parece mais preocupado com os prazos da Tesla são aqueles que NÃO reservaram um TM3... :roll:
Para mim, venha quando vier. Sou um gajo paciente.
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Tesla Model 3

Mensagem por rimsilva » 27 jun 2017, 14:38

RS232CSerialUser Escreveu:Parece ser necessário um esclarecimento, digo parece pq não consigo perceber se o que eu disse ficou claro.
Um Destination Charger (DC) é até 22 kW AC, não tem a ver com Supercharger, que na actual versão vai até 120 kW DC mas nos US já há Superchargers com mais potência instalada, com mangueiras refrigeradas a líquido, e fala-se na versão 3 que aí virá.
Em Portugal já há bastantes Destination Chargers. Que eu saiba até ao momento em Portugal há 16 Destination Chargers instalados, em hotéis, propriedades privadas. Nenhum está na rede Mobi.e. Referi que começam a aparecer Destination Chargers fora dos hotéis. Em museus e em parques de centros comerciais, por enquanto não cá, lá fora, mas espero que a moda pegue cá. Em breve espero usar Destination Chargers fora dos hotéis, depois conto.
Info extra: um Destination Charger pode ser só destinado a Tesla como pode ser destinado a qq carro com mennekes, é o proprietário que decide como programa o Destination Charger. Todos os locais com Destination Chargers que usei até hoje, todos tinham dois carregadores Destination Charger, um só para Tesla, o outro para qq carro com mennekes. Normalmente os Destination Chargers são fornecidos gratuitamente pela Tesla aos locais que se candidatam ao programa Destination Chargers da Tesla.
Certo, está claro. Como existiam outros comentários a referir os Superchargers, apenas me foquei nesse aspecto e na sua necessidade de inclusão na rede mobie, ou mais importante que isso, estar acessivel a todos os VE em Portugal.

Neste caso dos DC, estando em propriedades privadas não há qualquer questão a colocar.

Em Portugal o modelo é um pouco diferente e por isso as marcas não partiram para a instalação de postos próprios como fazem noutros paises, até porque são parte interveniente na planificação de rede de carregamento Mobie.
Brunus Escreveu:Sinceramente, quem me parece mais preocupado com os prazos da Tesla são aqueles que NÃO reservaram um TM3... :roll:
Para mim, venha quando vier. Sou um gajo paciente.


Essa afirmação mais parece a teoria da conspiração :lol: não reservaram um TM3 e? Será o fim dos restantes VE? Enquanto a Tesla não satisfizer as encomendas todas, não teremos outros VE para comprar?

Acho que está no seu direito de comprar o que quiser e esperar o tempo que achar necessário, mas está a perder uma grande oportunidade de contribuir para um ambiente mais limpo (pelo menos a este nivel que estamos aqui a discutir) e o prazer de conduzir um VE.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2580
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Tesla Model 3

Mensagem por alexmol » 27 jun 2017, 15:46

Voltando ao Model 3:

Aqui fica o meu palpite para a apresentação daqui a um mês :geek:

Bateria:
- 60kWh autonomia EPA 360km (disponível mais tarde)
- 75kWh autonomia EPA 450km

Motorização:
- Tracção traseira
- Tracção integral (disponível mais tarde)
- Performance (disponível mais tarde)

Cor:
- Preto
- Branco
- Azul
- Prata
- Vermelho

Interior:
- Bancos tecido e interior escuro
- Bancos brancos pele sintética e interior claro (disponível mais tarde)

Tecto por cima dos bancos traseiros: Vidro
Tecto por cima dos bancos dianteiros:
- Metal (disponível mais tarde)
- Vidro
- Tecto de abrir (disponível mais tarde)

Jantes:
Jante 19" - Pneus 235/40 R19
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... swehbh.jpg[/img]



Jante 18" - Pneus 235/45 R18
Sem tampões:
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... vphhcq.jpg[/img]

Com tampões:
[img]http://i131.photobucket.com/albums/p284 ... xnjxyr.jpg[/img]
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Brunus
Mensagens: 176
Registado: 02 nov 2015, 17:19
Localização: Lisboa

Re: Tesla Model 3

Mensagem por Brunus » 27 jun 2017, 15:53

rimsilva Escreveu:Essa afirmação mais parece a teoria da conspiração :lol: não reservaram um TM3 e? Será o fim dos restantes VE? Enquanto a Tesla não satisfizer as encomendas todas, não teremos outros VE para comprar?
Sem dúvida, cada um compra o que quer.
Para mim, comprar agora (ou no ano passado) um Leaf seria um erro. Por isso, prefiro esperar pelo TM3 que é o único VE de 4 rodas sem compromissos para mim.
rimsilva Escreveu: Acho que está no seu direito de comprar o que quiser e esperar o tempo que achar necessário, mas está a perder uma grande oportunidade de contribuir para um ambiente mais limpo (pelo menos a este nivel que estamos aqui a discutir) e o prazer de conduzir um VE.
Ando todos os dias de Vectrix, ao ponto de esta fazer mais KM anualmente que o meu carro. Por isso, já tenho o prazer de conduzir um VE, e o duplo prazer de não ficar parado nos engarrafamentos de Lisboa, e já desde 2010 que contribuo para um ambiente mais limpo todos os dias. ;)
Vectrix Vx-1 Imagem
Tesla Model 3 LR AWD since 7/3/2019 8-)

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Tesla Model 3

Mensagem por RS232CSerialUser » 27 jun 2017, 20:08

alexmol Escreveu:Voltando ao Model 3:
...
Motorização:
- Tracção traseira
- Tracção integral (disponível mais tarde)
- Performance (disponível mais tarde)
Acho que
. se Performance depender de motor mais potente, deves ter razão no "mais tarde"
. se Performance depender de software provavelmente estará disponível mais cedo
Podes argumentar que o software actua em cima do hardware, mas tb já vimos que com o mm hardware a Tesla às vezes acrescenta-lhe uns pozes e pelo software (e nalguns casos tb condicionamento prévio de baterias) lá aparece mais um bocado extra de performance :-) :-)
Acho que o ADN Tesla visto até agora mostra que não deverão ser capazes de colocar cá fora uma versão sem alguma forma de performance! Mesmo que depois aumentem! Está no sangue! Perdão, anda nos circuitos :-)

MINInDalila
Mensagens: 204
Registado: 22 jan 2016, 11:55

Re: Tesla Model 3

Mensagem por MINInDalila » 27 jun 2017, 23:43

Erbium Escreveu:
MINInDalila Escreveu:Continua a surpreender-me como, num dos grupos melhor informados sobre a ME em Portugal, se dúvida tanto do papel absolutamente fundamental que Tesla teve, tem e terá para o desenvolvimento dessa mesma ME...
Para mim está a deixar de ser uma surpresa estas reações... faz lembrar quando se criticou as cargas lentas nos PCR's fazendo esperar quem pode carregar rápido. Tomaram as criticas como uma ofensa, no caso aos PEHV, e ficaram todos ofendidos, começaram com insultos e por ai fora...
O tópico é sobre o TM3, como se está a questionar prazos, preços, etc... é logo caso para se dizer que se dúvida do papel da Tesla!? Por amor da santa tenham calma, a Tesla é importante sim mas não é perfeita e não faz mal nem dói questionar o que não está bem, seja na Tesla, Nissan, no que for..
Tenham calma e aqui falemos do TM3. 8-)
Sugiro que vá ler os posts que antecederam o meu para perceber o motivo desse... Não pude deixar de notar que não citou a parte mais relevante! ;)
Última edição por MINInDalila em 28 jun 2017, 00:03, editado 2 vezes no total.

MINInDalila
Mensagens: 204
Registado: 22 jan 2016, 11:55

Re: Tesla Model 3

Mensagem por MINInDalila » 27 jun 2017, 23:50

alexmol Escreveu:Voltando ao Model 3:

Aqui fica o meu palpite para a apresentação daqui a um mês :geek:

Bateria:
- 60kWh autonomia EPA 360km (disponível mais tarde)
- 75kWh autonomia EPA 450km
O meu só difere porque penso que a autonomia será 380 km e 485 km respectivamente (EPA claro).

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”