Concordo com as ideias gerais de tudo o que referiu sobre os carros da Tesla, no entanto acho que o ponto de discordia está no que afirma neste post.RS232CSerialUser Escreveu:Costumo dizer que os outros fabricantes só têm feito ou apresentado propostas como reacção à Tesla. Veja-se os Tesla killers anunciados regularmente, como travões que não travam nada e só reforçam que "os outros dizem, a Tesla faz", autonomias de jeito e mobilidade à séria, não é bateria de jeito e depois mobilidade à rasca porque não há rede de carga no terreno. Dantes a Tesla fazia no calendário marciano, para o TM3 até está a cumprir os prazos. Esperemos que o ritmo de nascimento de localidades com Supercharger em Espanha se propague a Portugal. Mas já não é a falta de Superchargers neste canto que impede a mobilidade, chega-se facilmente a Salamanca, com 22 kW em Salamanca e um par de horas, daí em diante é um pulo a Burgos e está tudo dito, não sou só eu que o tenho feito, vários outros já o fizeram e fazem com regularidade.
Os Tesla killers é o resultado do "trabalho" da Tesla em termos de imagem (é uma estratégia nada a criticar), depois vem a imprensa a comprar qualquer VE que seja anunciado como concorrente do TM3, tudo na orbita da especulação, não parte da iniciativa das marcas.
Também não será bem assim.RS232CSerialUser Escreveu: E não esquecer os Destination Chargers: não é só em hotéis. Começam a existir Destination Chargers em centros comerciais e em museus. Basta chegar e colocar a carregar. Brevemente vou usar. Qual é a outra marca de automóveis que se preocupa com isto? Que eu saiba nenhuma, têm os ICE para vender.
Em Portugal quem gere a rede é a Mobie, tanto quanto sei a Tesla terá de integrar os seus superchargers na rede dando acesso a qualquer outro VE, julgo que em alternativa teria de colocar os postos em propriedade privada, um pouco à imagem dos concessionários da Nissam que têm PCR's nas suas instalações.
É também sabido o acordo entre algumas marcas para a instalação de postos de alta voltagem (400 kW) na europa.
Lá está, não vejo as coisas por este prisma.Marques Escreveu:A discussão divergiu do ponto fundamental. Não se estava a discutir o melhor carro. São gamas bem diferentes as faladas. Mas sim a ideologia. Quem tem a ganhar com a ME é a Tesla, pois só produz carros elétricos. A Nissan, a BMW, a Renault, estão-se marimbando. Eles têm a tecnologia à anos, mas os ICE sempre foram mais lucrativos por isso nunca tiveram interesse em dar o passo em frente.
A realidade é que a Tesla cria e outros não querendo perder quota de mercado e abrindo os olhos ao potencial monstro que ali está vão de reboque. Tirando as marcas chinesas.
Isto:
"Entre a vantagem da Tesla ter feito as outras marcas acordarem para a vida e a desvantagem de ter atrasado a compra de VE para algumas pessoas acham que o balanço é negativo?"
É verdade que as marcas referidas têm interesses no mundo dos CI's, isso é obvio, mas estavam à espera do quê? Que abandonassem os CI's para produzir apenas VE? Não me parece lógico, mas ao mesmo tempo não concordo que se estejam a marimbar para os VE.
A Tesla apostou nos VE (e muito bem), porque não tinham interesse nos CI's, nem teriam grandes changes ou oportunidades para marcar a diferença. Apostou numa gama mais alta onde seria mais fácil "roubar" quota de mercado, porque o model S, com baterias de grande capacidade e toda a tecnologia que disponilibilizava, não poderia ter um preço para as massas, no entanto seria relativamente fácil ter os mesmos preços dos topos de gama da BMW e Mercedes por exemplo.
As marcas com interesse nos CI's seguiram outra estratégia, com baterias com menos autonomia, mais baratas para poder atingir uma clientela maior, o aumento da capacidade tem vindo a aumentar fruto da evolção tecnológica do fabrico das baterias e da redução do preço das mesmas.
Agora a Tesla está prestes a dar o passo para chegar a outros segmentos, com preços mais em conta, até aqui tudo normal, no meu ponto de vista o que não considero correcto é que já se esteja a assumir com real algo que não está no mercado nem se tem a certeza a que valores vai chegar
A "new big thing", quando já existe no mercado o ampera-e com capacidade/preço dentro do que se fala para o TM3, bem como outras propostas com as mesmas caracteristicas.
O TM3 poderá ser um modelo distinto, se estiver equipado com toda a tecnologia associada à Tesla, mas aí o preço será outro certamente.
Para mim não é claro que a Tesla tenha tido um papel assim tão evidente de "puxar" pelas outras marcas, ou se a evolução não está antes ligada à evolução e redução dos custos de produção das baterias.