Tesla Model 3

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por mjr » 05 ago 2017, 13:58

Também sou da opinião que o pack mais pequeno tem menos células em série, muito provavelmente como o alexmol especulou. O problema desta abordagem é a potência de carga significativamente inferior nos carregadores limitados em corrente (todos), que nos SC pode ser pouco relevante, mas se for em Chademo de 125A é um handicap considerável.
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por PedroSantos » 06 ago 2017, 20:36

Viva,

Já saiu o relatório da EPA com mais dados técnicos do Model 3: https://www3.epa.gov/otaq/datafiles/CSI ... 0.0L13.PDF

O Model 3 Long Range parece que usa:

1. Motor do tipo AC 3 PHASE PERMENANT MAGNET — O mesmo tipo do Bolt, leaf, etc. Não é AC Induction como o S/X.
2. A regenerativa trabalha nos 2 eixos em simultâneo (ao contrário do S/X) — Usando apenas um motor parece-me estranho.
3. O motor traseiro é de 258HP (o do Model S75 é de 376HP)
4. A Tensão do pack é de 350V ( no S/X é 400V)
5. Densidade Energética de 150 Wh/Kg (o que é extremamente baixo, o S/X é de 170 Wh/Kg)
6. Um comentário aponta para um end-of-charge de "END-SOC 78270 wh" (78.3kWh), o que me parece compatível com uma versão "75"

O Test 1 usou 89.4kWh e percorreu 495 miles (797 kms) a 180Wh/mile (112 Wh/km). Em Auto-estrada fez 454 miles (730 kms).

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por mjr » 06 ago 2017, 21:58

2 - Será mesmo isso que querem dizer? Parece-me muito estranho.
4- Os 350V são obviamente a tensão média no pack durante o teste, muito semelhante ao do Model S (página 6, average system voltage -> 351V). 400V é a tensão a 100% de SOC no S/X, muito provavelmente será igual no 3.
5 - Onde está essa informação?

Os 222,8 Ah que indicam, correspondem a 78,2kW.h de energia útil extraída do pack. Está mais próximo de 80kW.h do que 75kW.h.

Curioso como a tensão com que se iniciou a carga foi de 208V. Para as prováveis 96 células dá uma tensão por célula de 2,17V. Parece-me muito baixa. A eficiência de carga também me parece baixa: 78.2/89.41 = 87,5%. Na verdade será superior pois os 78.2kW.h são a energia de descarga. A energia de carga será superior pois a tensão média do pack em carga é superior e é a partir daí que se deve calcular a eficiência de carga.

Na minha opinião este relatório tem algumas imprecisões, nomeadamente na tensão do pack máxima (não pode ser 350V se a média é de 350V), eixos de regeneração, e se calhar o tipo de motor usado.
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por Orlando » 06 ago 2017, 23:52

Esta foi a primeira "instituição" que fez um teste ao carro? Até agora só tinhamos informação da Tesla, né?
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Re: Tesla Model 3

Mensagem por RNM » 07 ago 2017, 01:19

Densidade energética do pack

Model S 85: 156 Wh/kg Fonte: https://avt.inl.gov/sites/default/files ... la2014.pdf
Model 3 Long Range : 150 Wh/kg

Segundo estes documentos, não houve grande evoluções... :P

Parece que afinal as 2 versões serão 60 e 80 kWh.

Agora, com tanta pilha dentro até admira o carro ser tão leve!! :clap:

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por PedroSantos » 07 ago 2017, 12:23

Bem...existem aqui várias surpresas e alguns dados estranhos.

Comparei com os dados EPA do Model S 75D e 100D : https://www3.epa.gov/otaq/datafiles/CSI ... 0L2SV2.PDF

Model S - Summary (pag. 3):
- Total Voltage of Battery Packs : 400
- Battery Specific Energy : 170
- Regenerative Braking Source : Both
- Motor/Generator Type 1 & 2 : AC Induction
- Battery Energy Capacity : 245

Model 3 - Summary (pag. 3):
- Total Voltage of Battery Packs : 350
- Battery Specific Energy : 150 — (supostamente será a Densidade Energética)
- Regenerative Braking Source : Both
- Motor/Generator Type 1 : AC 3 PHASE PERMENANT MAGNET
- Battery Energy Capacity : 230

Agora os dados do Teste em AE do S75D e S100D com o Model 3:

Model S 75D (pág. 19) "Highway Test":
- Recharge Event Voltage: 208
- Recharge Event Energy (kiloWatt-hours) : 84.65
- Charge Depleting Range (Actual miles) : 358.49
- Average System Voltage : 350

Model S100D (pág. 27) "Highway Test":
- Recharge Event Voltage: 208
- Recharge Event Energy (kiloWatt-hours) : 113.201
- Charge Depleting Range (Actual miles) : 455.37
- Average System Voltage : 350

Model 3 LR (pág. 7) "Highway Test":
- Recharge Event Voltage: 208
- Recharge Event Energy (kiloWatt-hours) : 89.41
- Charge Depleting Range (Actual miles) : 454.64
- Average System Voltage : 351

Ou seja, a acreditar nos dados publicados, parece que:
- A tensão do Pack do TM3 é menor do que a do TMS (embora alguns dos dados sejam contraditórios)
- A olhar para a quantidade de energia de carga do Model 3 (89 kWh) vs a do S75D (85 kWh), os dados sugerem que o Pack do TM3LR seja realmente de 80 kWh
- A eficiência do TM3 é claramente superior à do TMS : 196.6 Wh/km vs 248.6 Wh/Km (S100D) : ~20% mais eficiente

Para o pack do TM3LR ser de 80 kWh com o carro a pesar ~1700 Kgs, a única conclusão que consigo tirar é que a Tesla optou por uma estratégia radicalmente diferente.

Assim, a opção pelo design "minimalista" parece-me que foi mais um requisito técnico do que outra coisa. Se a redução do peso não se deveu ao Pack de baterias (e a uma melhor densidade energética), a única alternativa é retirar o peso necessário ao resto do carro. A opção por motores PMAC (mais pequenos e mais leves) pode resultar da mesma justificação (sendo estes também mais eficientes e baratos).

A opção por um Pack de 80 kWh, obriga-me também a pensar que a química usada foi diferente. Talvez tenham utilizando células NMC ao invés de NCA dos Modelos S/X. A química NMC tem mais ciclos de vida, é mais barata (tem p.e. mais níquel e menos cobalto que é mais caro) e produz menos calor. Mas é menos densa que a NCA e com menor corrente de descarga.

Do ponto de vista dos custos, talvez o preço do Pack com células NMC possa justificar esta opção à custa de uma menor densidade energética e de mais células por Pack (e maior peso). A menor geração de calor desta química pode indicar diferenças e simplificações no sistema de controlo de temperatura por exemplo (a hipótese a Ar faria ainda mais sentido). O facto destas células possuirem um maior tempo de vida também seria um factor importante do ponto de vista do Model 3. Já um ponto adverso pode ser a performance...principalmente numa versão P "ludicrous".

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por RNM » 07 ago 2017, 12:34

PedroSantos Escreveu: 1. Motor do tipo AC 3 PHASE PERMENANT MAGNET — O mesmo tipo do Bolt, leaf, etc. Não é AC Induction como o S/X.
2. A regenerativa trabalha nos 2 eixos em simultâneo (ao contrário do S/X) — Usando apenas um motor parece-me estranho.
3. O motor traseiro é de 258HP (o do Model S75 é de 376HP)
4. A Tensão do pack é de 350V ( no S/X é 400V)
5. Densidade Energética de 150 Wh/Kg (o que é extremamente baixo, o S/X é de 170 Wh/Kg)
6. Um comentário aponta para um end-of-charge de "END-SOC 78270 wh" (78.3kWh), o que me parece compatível com uma versão "75"

O Test 1 usou 89.4kWh e percorreu 495 miles (797 kms) a 180Wh/mile (112 Wh/km). Em Auto-estrada fez 454 miles (730 kms).
mjr Escreveu:2 - Será mesmo isso que querem dizer? Parece-me muito estranho.
4- Os 350V são obviamente a tensão média no pack durante o teste, muito semelhante ao do Model S (página 6, average system voltage -> 351V). 400V é a tensão a 100% de SOC no S/X, muito provavelmente será igual no 3.
5 - Onde está essa informação?

Os 222,8 Ah que indicam, correspondem a 78,2kW.h de energia útil extraída do pack. Está mais próximo de 80kW.h do que 75kW.h.
4- Tudo indica que continuamos com 96S e ~3.65 V / célula nominal.
5- Está página 3 "Battery Specific Energy"

Segundo o documento, a capacidade nominal do pack é de 230 Ah (página 3 "Battery Energy Capacity"), o que dá 80.5 kWh nominal. Qual será o valor apresentado pelo departamento de marketing não sabemos.

Interessante tb é olhar para este documento do Model S: https://www3.epa.gov/otaq/datafiles/CSI ... 0.0L1S.PDF
Temos 245 Ah, que dá 85.75 kWh num carro vendido como 75 kWh.
Última edição por RNM em 07 ago 2017, 13:05, editado 1 vez no total.

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por RNM » 07 ago 2017, 13:04

alexmol Escreveu:
RNM Escreveu:Creio que 4416 será o número de células num dos packs, não as dimensões.
Também cheguei a pensar nisso, pois 4416 é divisível por 96.

Mas as células 2170 têm cerca de 1,7x a capacidade das 18650.

4416 células 2170 a 20Wh por célula dá 88kWh o que é mais território dos Model S/X

========INÍCIO DE ESPECULAÇÃO=========

Se eu tivesse que adivinhar diria que o Model 3L (Long Range) tem 3840 células do tipo 2170, com 4 módulos em série de 960 células organizadas em 40P24S.
A 20Wh por célula dá 76,8kWh

O Model 3S (Standard) teria apenas 3 módulos em série ficando com 3/4 da capacidade, cerca de 57,6kWh
A tensão mais baixa do pack explica a menor velocidade de supercarregamento.

========FIM DE ESPECULAÇÃO=========
Bem sei que muito se escreveu por essa net fora que as células seriam 21700, mas considerando que a Panasonic lançou 20700 com 4.25 Ah, parece-me que estas serão as baterias que a Tesla irá usar.
Assim temos 3.65 * 4.25 * 4416 = 68.5 kWh = ~60kWh úteis.
Mais um educated guess.

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por PedroSantos » 07 ago 2017, 13:49

RNM Escreveu: Bem sei que muito se escreveu por essa net fora que as células seriam 21700, mas considerando que a Panasonic lançou 20700 com 4.25 Ah, parece-me que estas serão as baterias que a Tesla irá usar.
Assim temos 3.65 * 4.25 * 4416 = 68.5 kWh = ~60kWh úteis.
Mais um educated guess.
RNM, talvez tenha razão. Mas numa conferencia de imprensa em Julho do ano passado o Elon Musk e o Straubel falaram explicitamente no formato "21-70" para o Pack do Model 3 : https://youtu.be/-9xlSPbJw-w
Elon and JB elaborated with the following:
- They actually changed the size to 21mm diameter and a 70mm height. They also got rid of the trailing ‘0’ so the name of the battery that will be going into the Model 3 is the ’21-70′
- JB Straubel says Tesla developed this battery this size by starting without preconceived notions. They then optimized for efficiency, size and output. The 18650 standard was called an accident of history though it had served Tesla and others well. Tesla says it predicts that this new 21-70 battery size will become a new standard.
- The half centimeter height increase for the car packs would be offset with more efficient battery packaging which will make the packs actually the same thickness or less than current packs and obviously with a higher energy density.
- Musk noted that once the 21-70s were in mass production, they could find their way into existing Tesla car battery packs for the Model S and X as well as the Powerwall.
Não me parece nada positivo para a Tesla vir-se a descobrir que afinal as células do Model 3 tinham outro formato, após várias declarações públicas a referir especificmaente este aspecto (e uma das principais justificações para a construção da GF).

Pessoalmente acredito no formato 21-70...já a química usada nelas é uma outra questão bem diferente...

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Re: Tesla Model 3

Mensagem por MINInDalila » 07 ago 2017, 17:18

Desculpem mas não compreendo como é que a regeneração é feita nos dois eixos sendo que só o traseiro é o eixo motriz...

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