Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 22 fev 2019, 22:42

Em breve vou relatar a experiência do test-drive :D

Entretanto agradeço os vossos comentários e comento:
O meu principal ponto de discórdia tem a ver com o Nissan Leaf e o considerar que temos um clima ameno para as baterias.
Se no inverno na Noruega o Nissan Leaf (vejam os vídeos do Bjørn) limita significativamente a velocidade de carga e as baterias atingem os 45 graus como será no verão aqui em baixo no Algarve?
Além da limitação na velocidade de carga quais as consequências para a longevidade da bateria? Eu tenho a experiência do Fluence ZE e garanto-vos que no verão as baterias não baixam dos 40ºC (a não ser que tenham garagem climatizada).
Quando chegar o calor vou querer ler relatos de viagens Lisboa-Algarve.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por cfvp » 22 fev 2019, 23:37

Aqui no fórum o pessoal não se tem queixado das temperaturas no Leaf 40kWh e alguns já têm o carro desde Abril do ano passado. No entanto se calhar não puxam tanto pelo carro como o Bjorn e portanto não fazem centenas de km seguidos, com várias cargas rápidas.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por mjr » 22 fev 2019, 23:47

Já fiz Porto - Alvor em agosto no meu Leaf 40, durante o dia com 35C no alentejo. A primeira e principal CR teve uma ligeira limitação de potência, mas consegui carregar de 10% a 100% numa hora, durante o almoço. Depois só precisava de mais 10kW.h para chegar ao destino, que foram carregados em mais 30m de carga (infelizmente perdi 30m extra por o posto estar ocupado). Com a atualização anti rapid gate poderia ter poupado uns 15m de viagem (a primeira carga rápida foi limitada pela velocidade do almoço e não pela velocidade de carga). Foram 6 horas de condução e 2 horas parado, num total de 8 hora.

No Model 3 posso fazer essa viagem muito mais rápido. Estou a pensar andar a 120km/h na AE e carregar 30m em Fátima, aproveitando para almoçar. 5 horas de tempo de viagem total, talvez um pouco mais devido ao tempo de carga dos humanos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por BrunoAlves » 23 fev 2019, 00:28

Num Leaf dos novos, com juízo, fazem-se 2CR (ainda este verão vimos esse relato).
2CR? Pussies :mrgreen:
Já em 2016 se fizeram 5 para cada lado e o carro não explodiu :mrgreen:
viewtopic.php?f=56&t=5173&start=100#p77520

Claro, com calor abrasador a realidade poderá ser outra, mas condicionar a escolha de um VE por causa da "viagem anual" é exactamente o que passamos a vida a tentar desconstruir (eu pelo menos passo).
Não sei, Alex, qual é o teu perfil de viagens fora da utilização do Fluence (tens outro carro?) mas espero parece óbvio que vais atrasar a compra de um VE de autonomia média uns bons 3 anos (se considerarmos que o short range não chega antes de 2020).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Orlando » 23 fev 2019, 14:07

BrunoAlves Escreveu:
23 fev 2019, 00:28
Claro, com calor abrasador a realidade poderá ser outra, mas condicionar a escolha de um VE por causa da "viagem anual" é exactamente o que passamos a vida a tentar desconstruir (eu pelo menos passo).
Não posso concordar mais com esta verdade.
Se tivermos em Espanha, França ou Alemanha, até poderia compreender o problema da distância, agora por cá!!!
Outra questão não menos importante: os orçamentos. Se eu tiver 60000euros acho o Leaf e outros um atraso de vida. mas se tiver metade, o Leaf e outros são os maiores.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
Flyer
Proprietário Tesla
Mensagens: 1226
Registado: 11 abr 2011, 10:36

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Flyer » 23 fev 2019, 23:45

mjr Escreveu:
22 fev 2019, 23:47
Já fiz Porto - Alvor em agosto no meu Leaf 40, durante o dia com 35C no alentejo. A primeira e principal CR teve uma ligeira limitação de potência, mas consegui carregar de 10% a 100% numa hora, durante o almoço. Depois só precisava de mais 10kW.h para chegar ao destino, que foram carregados em mais 30m de carga (infelizmente perdi 30m extra por o posto estar ocupado). Com a atualização anti rapid gate poderia ter poupado uns 15m de viagem (a primeira carga rápida foi limitada pela velocidade do almoço e não pela velocidade de carga). Foram 6 horas de condução e 2 horas parado, num total de 8 hora.

No Model 3 posso fazer essa viagem muito mais rápido. Estou a pensar andar a 120km/h na AE e carregar 30m em Fátima, aproveitando para almoçar. 5 horas de tempo de viagem total, talvez um pouco mais devido ao tempo de carga dos humanos.
Os tesla foram feitos para andar depressa, muito depressa :o , de todos os ve`s que tive/tenho é o único em que ando sistematicamente a 130/140 (por vezes mais :oops: ) em AE, e consigo fazer a viagem sem preocupações de autonomia. Gasta mais, gasta; mas tem tanta bateria que não dá para preocupar. Há (quase sempre) um SuC na esquina para voltar a meter electrões... :)
Ex Fluence, now a Zoe and model X - Flyer X

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RS232CSerialUser » 24 fev 2019, 09:56

Flyer Escreveu:
23 fev 2019, 23:45
mjr Escreveu:
22 fev 2019, 23:47
...
No Model 3 posso fazer essa viagem muito mais rápido. Estou a pensar andar a 120km/h na AE e carregar 30m em Fátima, aproveitando para almoçar. 5 horas de tempo de viagem total, talvez um pouco mais devido ao tempo de carga dos humanos.
Os tesla foram feitos para andar depressa, muito depressa :o , de todos os ve`s que tive/tenho é o único em que ando sistematicamente a 130/140 (por vezes mais :oops: ) em AE, e consigo fazer a viagem sem preocupações de autonomia. Gasta mais, gasta; mas tem tanta bateria que não dá para preocupar. Há (quase sempre) um SuC na esquina para voltar a meter electrões... :)
Ia comentar isso ;) tive / andei com um Fluence ZE e a preocupação de andar entre os 90 e os 100 km/h era constante; saltei para o S 85D e mesmo quando prometo a mim mesmo antes de entrar no carro que me vou portar bem e andar nos 120, parece que o pé, o carro, a estrada, sei lá eu o quê, puxam e lá se vai a 130 ou 140 km/h sem preocupação! o que faz abrandar mesmo são os radares fixos de 120 e de 80, na primeira multa doeu, nunca mais me esqueci de controlar os radares; no resto, quando o Model 3 chegar, fico curioso sobre o update do registo das velocidades no Model 3 :) não estou a dizer que não seja possível andar a 120, mas parece que os carros puxam por nós ;)
por outro lado, informação muito recente de um amigo que tem em Portugal o LR Dual Drive (foi uma das primeiras entregas) diz que o carro é estupidamente mais eficiente que o S, depois coloco aqui valores

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por pemifer » 01 mar 2019, 08:25

Alexandre, parece que só faltam 6 meses...
Lá para Setembro, Outubro...
O Tweet de @elonmusk: https://twitter.com/elonmusk/status/110 ... 33760?s=09

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 12 mar 2019, 23:05

BrunoAlves Escreveu:
23 fev 2019, 00:28
Claro, com calor abrasador a realidade poderá ser outra, mas condicionar a escolha de um VE por causa da "viagem anual" é exactamente o que passamos a vida a tentar desconstruir (eu pelo menos passo).
Não sei, Alex, qual é o teu perfil de viagens fora da utilização do Fluence (tens outro carro?) mas espero parece óbvio que vais atrasar a compra de um VE de autonomia média uns bons 3 anos (se considerarmos que o short range não chega antes de 2020).
Há tanta coisa para comentar e adicionar deste diário, tem sido uma loucura :o
Mas enquanto não tenho pronta outra entrada vou responder a esta questão do "condicionar" a compra de VE devido à viagem anual.

A minha questão é especificamente com o Leaf de 40kWh (e aparentemente o de 60kWh). Para além da questão da carga lenta há outra questão muito importante para mim, a degradação da bateria.
Talvez eu esteja "queimado" pela experiência com a bateria de 1ªgeração do Fluence ZE, que durante a sua vida dos 105 aos 65% de SoH em 70000km apenas fez uma carga rápida na fábrica, mas que à custa dos verões aqui no sul só durou 3 anos nas minhas mãos.
Talvez eu tenha um preconceito, mas não vou arriscar em avançar para um VE que não tenha controlo activo da temperatura da bateria.
Isso, só por si, no meu caso pessoal, é motivo para "riscar" o Leaf da lista de possíveis aquisições.
Mas tentando falar de uma maneira mais geral, e este tópico já foi debatido até à exaustão noutros tópicos, estou do lado daqueles que acham que a Nissan não deveria ter lançado um produto "inferior" à geração que veio substituir.

Para desconstruir-mos a questão da "viagem anual" necessitamos de várias coisas:
1. Postos de carregamento rápido em quantidade suficiente
2. Postos de carregamento rápido bem localizados
3. Postos de carregamento rápido fiáveis
4. Postos de carregamento rápido fáceis de utilizar (sem cartões, apps e complicações, para pagar gasolina precisam disso?)
5. Carros que carreguem rápido
(Não vou entrar na questão do preço dos carregamentos porque a "viagem anual" não dá cabo do orçamento)

Reparem que eu não coloquei a autonomia dos eléctricos na lista anterior. Se houvesse um Tesla Model Cheap com 30kWh de bateria servia perfeitamente para mim desde que carregasse rápido e pudesse usar os superchargers.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Nonnus » 13 mar 2019, 12:05

alexmol Escreveu:
12 mar 2019, 23:05
Talvez eu esteja "queimado" pela experiência com a bateria de 1ªgeração do Fluence ZE, que durante a sua vida dos 105 aos 65% de SoH em 70000km apenas fez uma carga rápida na fábrica, mas que à custa dos verões aqui no sul só durou 3 anos nas minhas mãos.
Vou comentar esta parte do teu texto porque discordo que o Algarve seja uma zona extremamente quente. O Algarve tem boas temperatura médias anuais e boas praias, mas esta longe de ter verões com temperaturas mais altas (tens de ir a Beja em Agosto :lol: ) do que por exemplo zonas que vão desde Santarém a Beja. Se reparares esta zonas são as que tem as temperaturas mais altas no verão. Isto para dizer que se o teu carro teve uma degradação acelerada da bateria certamente não foi por viveres no Algarve, provavelmente noutra zona do país ia ter a mesma degradação. Eu não estou a escrever com base naquilo que se vê no boletim meteorológico, vivi durante 3 anos (1999 - 2002) no Algarve e posso-te dizer que no Verão abalava do Algarve as 19H e chegava a minha terra as 21h30, a temperatura era mais alta as 21h30 na minha terra no que no Algarve ás 19H.

Se o que dizes da degradação do teu Fluence ter sido devido a temperatura da zona onde vives, então os carros que circulavam entre Santarém e Beja teriam uma degradação ainda mais acentuada. :idea:
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”