Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RNM » 02 mai 2018, 14:51

alexmol Escreveu:Espero sinceramente que não acabem como os robots referidos nessa entrevista. :doh:

Esta questão parece-me mais importante e estrutural do que andar a contar nervosamente o número de Model 3 produzidos por semana.
Se forem necessários muitos humanos e 3 turnos na fábrica a margem de lucro por carro será menor, produzindo muitos ou poucos carros.
https://www.forbes.com/sites/joannmulle ... -progress/

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 02 mai 2018, 16:38

Se retirarmos o exagero e os cenários dantescos de bancarrota as preocupações referidas são correctas.

Pessoalmente, enquanto "reservista" de um Model 3 preferiria que o meu carro fosse completamente construído por robots.
As máquinas não colocam painéis desalinhados num carro e no outro a seguir certinhos :D

Vamos ver o que sai da conferência financeira desta noite, voltarei a este diário após digestão do que for por lá revelado. :geek:
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RNM » 02 mai 2018, 19:16

alexmol Escreveu: As máquinas não colocam painéis desalinhados num carro e no outro a seguir certinhos :D
Honestamente, não li exagero nenhum. Li escritos de gente que já passou pelas dores da Tesla e fazem melhor. Ponto.

As máquinas e os humanos colocam painéis desalinhados porque eles saíram desalinhados da máquina/robot que os fabricou.
Ao contrário dum robot, um humano tem olhos para ver defeitos e dedos para sentir discrepâncias e rejeitar peças que não prestam.
Já um robot...monta Model's 3 :D

Assim, como toda a gente na industria auto sabe e está explicado no artigo, robots são muito bons, mas os humanos (para já) fazem um trabalho melhor.
Como diz o Sandy Munro, e bem, um robot equivale a um humano com apenas 1 braço, cego e sem cerebro (burro, idiota, etc)...
Se queres o melhor para o TEU carro, pede humanos que saibam o que estão a fazer, verificados por outros humanos que saibam analisar defeitos.

400 novos trabalhadores por semana durante várias semanas...?
Espero que tenham tempo para aprenderem e serem treinados 3 meses para os carros comecem a sair como deve ser. Como devia ter sido desde o 1º dia.

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RS232CSerialUser » 02 mai 2018, 20:47

Um robot vê o que tiver sido concebido para ver, ver num sentido mais lato que o nosso ver, um robot pode ter sensores que lhe permitem ver a realidade para que foi concebido e nesse sentido adaptar-se, a noção antiga de robot é primitiva;
Vi o vídeo até ao minuto 58, tenho o resto para ver, e para mim é interessante
- o número de vezes que Munro refere "I don't know"
- o número de vezes que se ouve dizerem "I am guessing" (não estou a dizer que é o Munro que diz, ocorre no diálogo)
Lá no youtube deixei isto:
The phrases I keep hearing again and again are "I don't know" and "I'm guessing". For people who don't know and and who are guessing, you sure throw a lot of negativity on the car! And yet, on WHAT YOU ACTUALLY KNOW you can't stop saying it's AMAZINGLY WELL DONE. So, may be, just may be, the other parts aren't as bad as you don't know or your guesses. You cherish credibility - one has to believe something you say! - and credibility is paramount personally and professionally. And indeed credibility is built on WHAT YOU KNOW and not talking about what you don't know. So, on credibility, where are we? Or is it that this is a bad guess?

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Nonnus » 02 mai 2018, 21:08

Robots e humanos em conjunto fazem maravilhas. Há espaço para os dois.

Já trabalhei na industria automóvel e vi robots a fazer o que os humanos não conseguem e vi humanos a fazer coisas que os robots não conseguem, por isso é que existem postos de montagem/construção onde apenas há robots e outros onde há apenas humanos. Ainda assim um robot quando mal programado ou mal afinado (basta um parafuso solto) continua a trabalhar até carregarem no botão de emergência, como foi dito, o robot não reconhece que esta a fazer asneira (até pode reconhecer "basta" introduzir linhas de código com todas as variáveis possíveis e imaginarias), limita-se apenas a seguir linhas de código que lhe introduziram para executar as funções.

No fim disto tudo basta dizer que um robot é uma criação do homem...
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RNM » 02 mai 2018, 22:06

RS232CSerialUser Escreveu:Um robot vê o que tiver sido concebido para ver, ver num sentido mais lato que o nosso ver, um robot pode ter sensores que lhe permitem ver a realidade para que foi concebido e nesse sentido adaptar-se, a noção antiga de robot é primitiva;
Vi o vídeo até ao minuto 58, tenho o resto para ver, e para mim é interessante
- o número de vezes que Munro refere "I don't know"
- o número de vezes que se ouve dizerem "I am guessing" (não estou a dizer que é o Munro que diz, ocorre no diálogo)
Lá no youtube deixei isto:
The phrases I keep hearing again and again are "I don't know" and "I'm guessing". For people who don't know and and who are guessing, you sure throw a lot of negativity on the car! And yet, on WHAT YOU ACTUALLY KNOW you can't stop saying it's AMAZINGLY WELL DONE. So, may be, just may be, the other parts aren't as bad as you don't know or your guesses. You cherish credibility - one has to believe something you say! - and credibility is paramount personally and professionally. And indeed credibility is built on WHAT YOU KNOW and not talking about what you don't know. So, on credibility, where are we? Or is it that this is a bad guess?
O robot pode ter isso tudo, até ao nível dos robot da Boston Robotics ou Sophia.
Mas na industria auto não são, isso custa MUITO dinheiro e tempo de programação. No futuro, talvez.
Hoje, vendo o video da fábrica, os robot são o que o Munro pensa que são.

A "negativity" vem dos resultados, my friend. A chapa "fala" por si, a pintura, vidros estalados, borrachas manhosas, má montagem, etc.
E ele explica o porquê de tanto "I don't know" and "I'm guessing", o relatório ainda não estava terminado. E, em boa verdade, certezas só a Tesla tem. E não deve ter muitas certezas de nada, visto que o EM não permite controlo de qualidade conveniente...

E, pelos vistos, o EM concorda contratando mais humanos para a linha!

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RS232CSerialUser » 05 mai 2018, 11:01

Em 1985 a Fiat montava o motor FIRE Fully Integrated Robotized Engine com robots que mediam / "viam" o interior do cilindro para escolher o melhor piston, nunca tive um carro que consumisse tão pouco, 4.2 l/100km a 120 km/h reais medidos por mim. 1985. O resto do 45S era uma porcaria, o motor era um fenómeno.
Nao consigo perceber nem acredito que hoje 33 anos depois os robots sejam piores que os de há 33 anos atrás
https://www.facebook.com/ontheroadwitht ... 442539953/

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por migle » 05 mai 2018, 21:21

Talvez os robots ainda não os conseguissem montar todos bem iguais... Eu andei muitos anos com um Y-10 1.0 Fire, o mesmo motor, 45cv. Menor área frontal. Foi o meu primeiro carro. Na realidade, não era meu, roubei. A memória que tenho é de fazer 6l/100km em estrada, 7 em cidade e 8 em auto-estrada... Mas durou 15 anos, nunca teve problemas até ser roubado em Lisboa e espetaram-se com ele. Vários VW dos meus amigos não duraram tanto. Mas 4,2l/100km com aquele carro seria sobre-humano.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por RS232CSerialUser » 06 mai 2018, 08:05

No meu fazia regularmente os 4.2 l/100 km a 120 km/h regulares. Por sinal quisemos comprar o Y10 e o vendedor disse-nos para não comprarmos. E eu: mas quero comprar! E ele: não lho vendo!
Havia uma lista de espera monstruosa. Ia-se para a lista de espera e ficava-se meses à espera sem qq garantia. Tentei comprar o 45S (desisti do Y10) telefonando para todos os stands de norte a sul, na altura em que eles dividiam o país de tal modo que um stand de Aveiro não vendia a alguém que vivesse em Lisboa, e vice-versa.
Cheguei a telefonar para o Porto e para Bragança. Tinha que fingir sotaque local ou despachavam-me logo. Sabiam q havia malta à procura, perguntavam onde morava, dava a morada de familiares. Considerei comprar via Açores! Havia mais carros enviados para os Açores e menos quem os comprasse. Acabei por conseguir em tempo recorde para a época comprando através de um amjgo de um amigo que me foi buscar o carro a Vila Franca de Xira e mo foi levar em mão a Lisboa. A cor não interessava, era o que houvesse
-- ok fim de parêntesis numa coisa que não interessa para nada neste DB do alexmol sobre o 3 --

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 07 mai 2018, 17:32

Resultados do 1º trimestre 2018 - parte 1

Ainda antes da conferência telefónica de dados financeiros (fica para a parte 2) a Tesla publicou dados relativos ao 1º trimestre de 2018 no dia 2 de Maio.

http://files.shareholder.com/downloads/ ... 018-1Q.pdf

Face à minha recente preocupação com o destino dos robots e respectivos milhões, após as declarações de Elon Musk numa entrevista à CBS, a carta aos accionistas veio deitar alguma água na fervura.

A Gigafactory deixou de ser o fúnil de produção do Model 3, estando a produzir cerca de 3000 packs de baterias por semana. Apesar desde número ter sido atingido utilizando as linhas de montagem semi-automáticas a Tesla não vai desistir de instalar as linhas de montagem automáticas desenhadas pela Tesla Grohman na Alemanha.

A Tesla continua a apostar na máquina que constrói as máquinas pois é dito que o recuo no nível de automação em Freemont, com a introdução de alguns processos semi-manuais, é temporário e vão continuar a perseguir níveis extremos de automação.

Fico mais descansado quanto ao destino dos robots e aos milhões que foram investidos em automação. :ugeek:

Nesta carta a Tesla faz também duas afirmações que, a confirmarem-se no mundo real, são positivas:
1. A qualidade dos Model 3 que estão a sair agora da linha é a melhor que a Tesla já produziu até ao momento
2. A Tesla será rentável a partir do 3º ou 4º trimeste

Posto isto a minha principal preocupação (egoísta) continua a ser o serviço pós venda. Além de ainda não termos Service Center os relatos que chegam da Europa dão conta de Service Centers sobrelotados e demoras imensas com as reparações body-shop.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”