Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Em breve vou relatar a experiência do test-drive
Entretanto agradeço os vossos comentários e comento:
O meu principal ponto de discórdia tem a ver com o Nissan Leaf e o considerar que temos um clima ameno para as baterias.
Se no inverno na Noruega o Nissan Leaf (vejam os vídeos do Bjørn) limita significativamente a velocidade de carga e as baterias atingem os 45 graus como será no verão aqui em baixo no Algarve?
Além da limitação na velocidade de carga quais as consequências para a longevidade da bateria? Eu tenho a experiência do Fluence ZE e garanto-vos que no verão as baterias não baixam dos 40ºC (a não ser que tenham garagem climatizada).
Quando chegar o calor vou querer ler relatos de viagens Lisboa-Algarve.
Entretanto agradeço os vossos comentários e comento:
O meu principal ponto de discórdia tem a ver com o Nissan Leaf e o considerar que temos um clima ameno para as baterias.
Se no inverno na Noruega o Nissan Leaf (vejam os vídeos do Bjørn) limita significativamente a velocidade de carga e as baterias atingem os 45 graus como será no verão aqui em baixo no Algarve?
Além da limitação na velocidade de carga quais as consequências para a longevidade da bateria? Eu tenho a experiência do Fluence ZE e garanto-vos que no verão as baterias não baixam dos 40ºC (a não ser que tenham garagem climatizada).
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Aqui no fórum o pessoal não se tem queixado das temperaturas no Leaf 40kWh e alguns já têm o carro desde Abril do ano passado. No entanto se calhar não puxam tanto pelo carro como o Bjorn e portanto não fazem centenas de km seguidos, com várias cargas rápidas.
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- mjr
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Já fiz Porto - Alvor em agosto no meu Leaf 40, durante o dia com 35C no alentejo. A primeira e principal CR teve uma ligeira limitação de potência, mas consegui carregar de 10% a 100% numa hora, durante o almoço. Depois só precisava de mais 10kW.h para chegar ao destino, que foram carregados em mais 30m de carga (infelizmente perdi 30m extra por o posto estar ocupado). Com a atualização anti rapid gate poderia ter poupado uns 15m de viagem (a primeira carga rápida foi limitada pela velocidade do almoço e não pela velocidade de carga). Foram 6 horas de condução e 2 horas parado, num total de 8 hora.
No Model 3 posso fazer essa viagem muito mais rápido. Estou a pensar andar a 120km/h na AE e carregar 30m em Fátima, aproveitando para almoçar. 5 horas de tempo de viagem total, talvez um pouco mais devido ao tempo de carga dos humanos.
No Model 3 posso fazer essa viagem muito mais rápido. Estou a pensar andar a 120km/h na AE e carregar 30m em Fátima, aproveitando para almoçar. 5 horas de tempo de viagem total, talvez um pouco mais devido ao tempo de carga dos humanos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
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- BrunoAlves
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Num Leaf dos novos, com juízo, fazem-se 2CR (ainda este verão vimos esse relato).
2CR? Pussies
Já em 2016 se fizeram 5 para cada lado e o carro não explodiu
viewtopic.php?f=56&t=5173&start=100#p77520
Claro, com calor abrasador a realidade poderá ser outra, mas condicionar a escolha de um VE por causa da "viagem anual" é exactamente o que passamos a vida a tentar desconstruir (eu pelo menos passo).
Não sei, Alex, qual é o teu perfil de viagens fora da utilização do Fluence (tens outro carro?) mas espero parece óbvio que vais atrasar a compra de um VE de autonomia média uns bons 3 anos (se considerarmos que o short range não chega antes de 2020).
2CR? Pussies
Já em 2016 se fizeram 5 para cada lado e o carro não explodiu
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Claro, com calor abrasador a realidade poderá ser outra, mas condicionar a escolha de um VE por causa da "viagem anual" é exactamente o que passamos a vida a tentar desconstruir (eu pelo menos passo).
Não sei, Alex, qual é o teu perfil de viagens fora da utilização do Fluence (tens outro carro?) mas espero parece óbvio que vais atrasar a compra de um VE de autonomia média uns bons 3 anos (se considerarmos que o short range não chega antes de 2020).
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Não posso concordar mais com esta verdade.BrunoAlves Escreveu: ↑23 fev 2019, 00:28Claro, com calor abrasador a realidade poderá ser outra, mas condicionar a escolha de um VE por causa da "viagem anual" é exactamente o que passamos a vida a tentar desconstruir (eu pelo menos passo).
Se tivermos em Espanha, França ou Alemanha, até poderia compreender o problema da distância, agora por cá!!!
Outra questão não menos importante: os orçamentos. Se eu tiver 60000euros acho o Leaf e outros um atraso de vida. mas se tiver metade, o Leaf e outros são os maiores.
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Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Os tesla foram feitos para andar depressa, muito depressa , de todos os ve`s que tive/tenho é o único em que ando sistematicamente a 130/140 (por vezes mais ) em AE, e consigo fazer a viagem sem preocupações de autonomia. Gasta mais, gasta; mas tem tanta bateria que não dá para preocupar. Há (quase sempre) um SuC na esquina para voltar a meter electrões...mjr Escreveu: ↑22 fev 2019, 23:47Já fiz Porto - Alvor em agosto no meu Leaf 40, durante o dia com 35C no alentejo. A primeira e principal CR teve uma ligeira limitação de potência, mas consegui carregar de 10% a 100% numa hora, durante o almoço. Depois só precisava de mais 10kW.h para chegar ao destino, que foram carregados em mais 30m de carga (infelizmente perdi 30m extra por o posto estar ocupado). Com a atualização anti rapid gate poderia ter poupado uns 15m de viagem (a primeira carga rápida foi limitada pela velocidade do almoço e não pela velocidade de carga). Foram 6 horas de condução e 2 horas parado, num total de 8 hora.
No Model 3 posso fazer essa viagem muito mais rápido. Estou a pensar andar a 120km/h na AE e carregar 30m em Fátima, aproveitando para almoçar. 5 horas de tempo de viagem total, talvez um pouco mais devido ao tempo de carga dos humanos.
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Ia comentar isso tive / andei com um Fluence ZE e a preocupação de andar entre os 90 e os 100 km/h era constante; saltei para o S 85D e mesmo quando prometo a mim mesmo antes de entrar no carro que me vou portar bem e andar nos 120, parece que o pé, o carro, a estrada, sei lá eu o quê, puxam e lá se vai a 130 ou 140 km/h sem preocupação! o que faz abrandar mesmo são os radares fixos de 120 e de 80, na primeira multa doeu, nunca mais me esqueci de controlar os radares; no resto, quando o Model 3 chegar, fico curioso sobre o update do registo das velocidades no Model 3 não estou a dizer que não seja possível andar a 120, mas parece que os carros puxam por nósFlyer Escreveu: ↑23 fev 2019, 23:45Os tesla foram feitos para andar depressa, muito depressa , de todos os ve`s que tive/tenho é o único em que ando sistematicamente a 130/140 (por vezes mais ) em AE, e consigo fazer a viagem sem preocupações de autonomia. Gasta mais, gasta; mas tem tanta bateria que não dá para preocupar. Há (quase sempre) um SuC na esquina para voltar a meter electrões...
por outro lado, informação muito recente de um amigo que tem em Portugal o LR Dual Drive (foi uma das primeiras entregas) diz que o carro é estupidamente mais eficiente que o S, depois coloco aqui valores
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Alexandre, parece que só faltam 6 meses...
Lá para Setembro, Outubro...
O Tweet de @elonmusk: https://twitter.com/elonmusk/status/110 ... 33760?s=09
Lá para Setembro, Outubro...
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- alexmol
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Há tanta coisa para comentar e adicionar deste diário, tem sido uma loucuraBrunoAlves Escreveu: ↑23 fev 2019, 00:28Claro, com calor abrasador a realidade poderá ser outra, mas condicionar a escolha de um VE por causa da "viagem anual" é exactamente o que passamos a vida a tentar desconstruir (eu pelo menos passo).
Não sei, Alex, qual é o teu perfil de viagens fora da utilização do Fluence (tens outro carro?) mas espero parece óbvio que vais atrasar a compra de um VE de autonomia média uns bons 3 anos (se considerarmos que o short range não chega antes de 2020).
Mas enquanto não tenho pronta outra entrada vou responder a esta questão do "condicionar" a compra de VE devido à viagem anual.
A minha questão é especificamente com o Leaf de 40kWh (e aparentemente o de 60kWh). Para além da questão da carga lenta há outra questão muito importante para mim, a degradação da bateria.
Talvez eu esteja "queimado" pela experiência com a bateria de 1ªgeração do Fluence ZE, que durante a sua vida dos 105 aos 65% de SoH em 70000km apenas fez uma carga rápida na fábrica, mas que à custa dos verões aqui no sul só durou 3 anos nas minhas mãos.
Talvez eu tenha um preconceito, mas não vou arriscar em avançar para um VE que não tenha controlo activo da temperatura da bateria.
Isso, só por si, no meu caso pessoal, é motivo para "riscar" o Leaf da lista de possíveis aquisições.
Mas tentando falar de uma maneira mais geral, e este tópico já foi debatido até à exaustão noutros tópicos, estou do lado daqueles que acham que a Nissan não deveria ter lançado um produto "inferior" à geração que veio substituir.
Para desconstruir-mos a questão da "viagem anual" necessitamos de várias coisas:
1. Postos de carregamento rápido em quantidade suficiente
2. Postos de carregamento rápido bem localizados
3. Postos de carregamento rápido fiáveis
4. Postos de carregamento rápido fáceis de utilizar (sem cartões, apps e complicações, para pagar gasolina precisam disso?)
5. Carros que carreguem rápido
(Não vou entrar na questão do preço dos carregamentos porque a "viagem anual" não dá cabo do orçamento)
Reparem que eu não coloquei a autonomia dos eléctricos na lista anterior. Se houvesse um Tesla Model Cheap com 30kWh de bateria servia perfeitamente para mim desde que carregasse rápido e pudesse usar os superchargers.
- Nonnus
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Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Vou comentar esta parte do teu texto porque discordo que o Algarve seja uma zona extremamente quente. O Algarve tem boas temperatura médias anuais e boas praias, mas esta longe de ter verões com temperaturas mais altas (tens de ir a Beja em Agosto ) do que por exemplo zonas que vão desde Santarém a Beja. Se reparares esta zonas são as que tem as temperaturas mais altas no verão. Isto para dizer que se o teu carro teve uma degradação acelerada da bateria certamente não foi por viveres no Algarve, provavelmente noutra zona do país ia ter a mesma degradação. Eu não estou a escrever com base naquilo que se vê no boletim meteorológico, vivi durante 3 anos (1999 - 2002) no Algarve e posso-te dizer que no Verão abalava do Algarve as 19H e chegava a minha terra as 21h30, a temperatura era mais alta as 21h30 na minha terra no que no Algarve ás 19H.
Se o que dizes da degradação do teu Fluence ter sido devido a temperatura da zona onde vives, então os carros que circulavam entre Santarém e Beja teriam uma degradação ainda mais acentuada.
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