Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por alexmol » 13 fev 2019, 16:22

Seis meses volvidos e muita coisa aconteceu, esta entrada no diário vai ser longa. 8-)

Mobi.E
Finalmente, depois de tantas promessas, os carregamentos na rede Mobi.E passaram a ser pagos, mas calma, só nos PCR.
De facto os PCN continuam a ser grátis, e continuam escavacados.
Entre Faro e Vila Real de Santo António há precisamente zero PCR e zero PCN (operacionais ou não)!
Na própria cidade de Faro só funciona um PCN, que eu saiba.
Imagem

No Algarve existem 4 PCR, todos num raio de 20km quando a região tem 160km de largura.
Imagem
Cada um destes PCR apenas tem uma tomada de carga rápida, ou seja, se estiver ocupado temos de esperar ou ir procurar outro local. Face à distribuição geográfica existente faria mais sentido juntar as 4 tomadas de carga rápida num só local. Dessa forma o risco de chegar a um posto e estar ocupado ou avariado e não ter outra forma de carregar era muito menor.

E os preços de carregamento?
Imagem
Sendo o país dos esquemas, taxas e taxinhas era de esperar que o preço nos PCR não fosse barato, e de facto não é. Usando um dos simuladores que partilharam aqui no fórum fiquei a achar que os preços rondam os 0,40 a 0,50€ por kWh. Ainda não se sabem preços para os superchargers em Portugal, mas assumindo que serão iguais aos mais caros da Europa ficará em 0,30€ por kWh.
Tendo em conta que as localizações de superchargers têm sempre pelo menos 4 tomadas, que é mais barato que os PCR Mobi.E, que não é preciso cartões ou apps em toda a Europa, e que actualmente são bem mais rápidos que os restantes postos continuo convencido que a rede de carregamento da Tesla é a melhor.

Ainda sobre a Mobi.E e as deslocações do dia-a-dia vs viagens longas:
está quase a fazer 4 anos que tenho Fluence ZE e até hoje nunca precisei de carregar na Mobi.E, por isso se o Fluence ZE com 100km de autonomia serve qualquer outro VE serve para o dia-a-dia. Quanto às viagens longas, do meu ponto de vista, a ainda incipiente rede da Tesla é muito melhor que a Mobi.E.

Isto tudo para explicar porque continuo a achar que a rede de superchargers é uma vantagem competitiva da Tesla e, para mim, aumenta o valor das viaturas Tesla.

Oficina em Portugal
Imagem
Uma boa surpresa foi a abertura (finalmente) de um Service Center da Tesla em Portugal. Apesar disso continuo a achar que a assistência é um dos pontos fracos da marca, com tempos de espera elevados à espera de peças e reparações de "toques" demasiado caras.

Model 3
Outra boa surpresa foi a revelação que existem barras de tejadilho para o Model 3.
Imagem
Infelizmente parece que estão esgotadas, mas o facto de existirem oficialmente abre a porta a outros fabricantes de acessórios.
Um "defeito" que continua a ter o Model 3 são os preços das cores da pintura.
Imagem
+1600€ por uma cor que não preto :o
+2200€ por um carro branco? :o :o
Estou a pensar sinceramente em poupar 600€ e escolher o cinzento escuro, preto está fora de questão dada a minha preguiça em lavar carros e o sitio poeirento onde vivo.

Em Agosto de 2018 esperava que o Model 3 base chegasse em Agosto de 2019, ainda pode ser que chegue, mas começo a achar que será mas é prenda de Natal.
Se porventura chegar a sair uma versão mid-range sem interior premium sou capaz de considerar, mas não creio que isso venha a acontecer.

Este sábado irei fazer um test-drive ao Model 3 :D , e provavelmente tomarei a decisão definitiva sobre o meu próximo VE. Tenho um monte de perguntas e algumas questões que quero verificar "ao vivo e a cores".

Concorrência
Na entrada anterior referi o Hyundai Kauai como um possível concorrente. Depois de procurar bastante informação sobre o carro cheguei à conclusão que é um pouco pequeno e fiquei muito mais impressionado com o Kia Niro EV.
O problema com o Kia Niro EV é que oficialmente não está a venda em Portugal, ou se está a Kia não quer vender. Não aparece no site da Kia e não encontro preços oficiais. Uma notícia jornaleira dava conta de um preço de 50000€, o que o coloca em território Tesla mas sem superchargers, por isso está fora da corrida.
O próprio Hyundai Kauai custa cerca de 43000€, que já é próximo do preço do Model 3 base.

O prometido Nissan Leaf de 60kWh desiludiu todos ao não incorporar arrefecimento activo da bateria, mesmo que seja "barato" está completamente fora de questão para mim que vivo em clima quente.

Voltarei a este diário depois do test-drive ao Model 3. 8-)
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Gameiro101 » 14 fev 2019, 12:22

Bom post, pelo que tenho ligo é um erro ires fazer o test drive, depois de experimentares o "efeito Tesla", não consegues dormir a pensar nele :lol:

Em relação a assistência, o S do meu irmão precisou de levar uma optica nova, foi eu que tratei, vou explicar o processo:

Liguei, expliquei qual o problema no dia 30 de Janeiro, fui informado que iriam mandar um mail com as datas disponíveis, passado 4/5 horas recebo mail com 3 datas dia 11, 13 ou 14, marquei para dia 13, o nível de atendimento foi do melhor que já vi em varias concessões de marcas diferentes, foram verificadas outras coisas alem do que tinha pedido inicialmente, estava previsto demorar 1H30 a 2h, demorou menos de 2:30, provavelmente devido ao que solicitei a chegada.

Acho muito duas semana para mudar uma optica, sendo que noutras marcas em 2/3 dias tem peças disponíveis ou mesmo de um dia para o outro, acho muito tempo, mas penso que esteja a melhorar, com a massificação do Model 3, terão mais capacidade/necessidade de ter mais stock de peças na europa.

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por OCasal » 14 fev 2019, 12:34

Sem dúvida que foi desilusão o Leaf 60kwh vir sem arrefecimento ativo da bateria, mas temos de aceitar que na grande maioria das situações no nosso clima, não é essencial para a sua operação.

lifo
Mensagens: 134
Registado: 27 jul 2016, 15:24
Data de fabrico: 01 nov 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por lifo » 14 fev 2019, 12:59

acho que é preciso ver ate que ponto essa limitação do leaf pode ser um problema para nós ou nao. Penso que seja pior para quem faça viagens muito longas e frequentes. nao é o meu caso, portanto não seria tema.
outro aspeto pode ter a ver com o comprometer a duração da bateria, esse ja nao depende tanto das viagens, mas como no geral temos clima ameno, talvez tambem nao seja problema

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por LFN » 15 fev 2019, 01:02

Um aspeto que em breve poderá dar "vida" às alternativas.

A rede ionity está em franca expansão e promete completar as 400 estações até 2020, em figurino plagiado da Tesla, e com velocidades de carregamento de 150 kW (para começar).

Dado o acordo com a Cepsa a área de serviço da A22 próxima de Tavira poderá ser uma das contempladas...bem como a de Almodôvar.

Claro que se isso acontecer tambem carrega o model 3.... :D

Espero que a Ionity não esbarre no nosso inovador modelo da mobi-e....

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por cfvp » 15 fev 2019, 01:26

alexmol Escreveu:
13 fev 2019, 16:22
O problema com o Kia Niro EV é que oficialmente não está a venda em Portugal, ou se está a Kia não quer vender. Não aparece no site da Kia e não encontro preços oficiais. Uma notícia jornaleira dava conta de um preço de 50000€, o que o coloca em território Tesla mas sem superchargers, por isso está fora da corrida.
Vi ontem que estão a vender o Kia E-Niro semi-novo aqui no fórum por €40k. Fica perto dos €43k do Kauai por isso também não te deve interessar. De qualquer forma fica a nota. O tópico em questão é: viewtopic.php?f=52&t=7633
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Spin
Mensagens: 380
Registado: 27 mar 2018, 16:25

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Spin » 15 fev 2019, 11:41

alexmol Escreveu:
13 fev 2019, 16:22
...
Este sábado irei fazer um test-drive ao Model 3 :D , e provavelmente tomarei a decisão definitiva sobre o meu próximo VE. Tenho um monte de perguntas e algumas questões que quero verificar "ao vivo e a cores".
...
Alexmol, por prudência no test drive prescinde das cores, para não seres surpreendido com uma “taxa liberatória” de xxx muskeuros. :lol:

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por migle » 20 fev 2019, 23:39

alexmol Escreveu:
13 fev 2019, 16:22
Isto tudo para explicar porque continuo a achar que a rede de superchargers é uma vantagem competitiva da Tesla e, para mim, aumenta o valor das viaturas Tesla.
Se é no valor em usado que estás a pensar, não é a única razão. É óbvio que um Tesla é um carro especial, mais apetecível, e que vai sempre desvalorizar menos que os outros carros.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por Gameiro101 » 21 fev 2019, 15:11

LFN Escreveu:
15 fev 2019, 01:02
Um aspeto que em breve poderá dar "vida" às alternativas.

A rede ionity está em franca expansão e promete completar as 400 estações até 2020, em figurino plagiado da Tesla, e com velocidades de carregamento de 150 kW (para começar).

Dado o acordo com a Cepsa a área de serviço da A22 próxima de Tavira poderá ser uma das contempladas...bem como a de Almodôvar.

Claro que se isso acontecer tambem carrega o model 3.... :D

Espero que a Ionity não esbarre no nosso inovador modelo da mobi-e....
Não te esqueças que o Model 3 vem com ficha CCS e vai sair um adaptador para o S e X para CCS, ou seja a rede Ionity, vai servir tambem como complemento da rede Supercharger, para os donos dos Tesla.

vgomes
Proprietário Leaf
Mensagens: 659
Registado: 07 jan 2011, 23:33

Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol

Mensagem por vgomes » 21 fev 2019, 16:08

Gameiro101 Escreveu:
21 fev 2019, 15:11


Não te esqueças que o Model 3 vem com ficha CCS e vai sair um adaptador para o S e X para CCS, ou seja a rede Ionity, vai servir tambem como complemento da rede Supercharger, para os donos dos Tesla.
O mesmo não se pode dizer dos Leaf 3.0 que vão continuar a vir com Chademo eportanto ficam de fora desta rede.

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”