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Como sabem o Model 3 não tem aquecedor de bateria, por isso utiliza calor do motor (neste caso o traseiro pois só há esse) para aquecer a bateria.
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Enviado: 20 nov 2019, 00:06
por alexmol
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Enviado: 20 nov 2019, 23:29
por alexmol
First World Problem #4
O Model 3, se o deixarmos sossegado, entra em sleep ao fim de alguns minutos (parece-me cerca de 10 mas nunca cronometrei).
O carro acorda novamente se detectar alguma abertura de porta, se for trancado ou destrancado pelo bluetooth ou se for acedido pela App.
Se o carro estiver a carregar e a carga parar seja pelo EVSE sinalizar que não está disponível (ausência da PWM) ou seja pelo EVSE ficar sem energia o carro vai manter-se acordado uns minutos e depois entra em sleep.
A partir do momento que o carro entra em sleep se o EVSE voltar à vida o carro vai continuar a dormir e a carga só é retomada se o carro for acordado pelos métodos descritos acima.
No meu caso em particular isto leva a uma situação desconfortável.
Quando deixo o carro a carregar durante o dia o meu sistema por vezes manda o EVSE parar a carga por mais do que os tais 10 minutos (pouco sol, muito consumo, etc) o que impede o retomar da carga quando voltam as condições.
Alguém sabe de alguma forma de contornar esta situação sem estar a utilizar a API para acordar o carro ?
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Enviado: 20 nov 2019, 23:38
por VETL
Sim. Eu conheço 2 formas.
Uma é a solução que o Apr colocou aqui há uns dias atrás (TESLA JSON API), que consiste em o EVSE ou outro sistema de gestão enviar uma mensagem ao carro para o acordar.
A outra é mais fácil e também a descobri há dias: Se deixares a frunk destrancada, o carro nunca adormece.
Vê por aqui: viewtopic.php?f=67&t=7896&p=128498#p128498
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Enviado: 21 nov 2019, 00:31
por Apr
A API é simples, podes usar o node-red para acordar o carro de forma programática. Já experimentaste alguma vez?
A API é simples, podes usar o node-red para acordar o carro de forma programática. Já experimentaste alguma vez?
Se conseguisse usar a API a partir de uma ESP32 talvez considerasse essa hipótese, mas para o node-red preciso de pelo menos um RPI ou de um mini-PC, e quando me meter numa aventura dessas vai ser para gestão integrada total da casa+carros+geração solar+baterias, está em fila de espera mas há outros projectos mais importantes primeiro.
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Enviado: 21 nov 2019, 13:41
por RaaR
O carro também não adormece se deixares o Sentry Mode ligado. Parece-me mais fácil do que deixar a frunk aberta, nem que seja porque assim não é preciso fechá-la quando quiseres conduzir.
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Enviado: 21 nov 2019, 20:03
por mjr
Gasta mais bateria deixar o sentry mode ligado. Se for numa garagem privada é preferível deixar a frunk aberta.
Durante muito tempo era o "truque" para o carro atualizar mais rápido por ficar sempre ligado, mas desde a V10 que isso já não acontece pois o mecanismo agora parece ser outro.
Re: Diário de Bordo Model 3 - AlexMol
Enviado: 21 nov 2019, 20:35
por RaaR
Sim, gasta mais. Mas é mais fácil e funciona numa garagem coletiva.
Alternativamente, é também fácil deixar um script simples a correr num Raspberry Pi (ou noutro computador que esteja sempre ligado) para manter o carro acordado. Recomendo é que o script teste a ligação do carro à rede interna de casa para determinar se deve repetir o comando de wake de forma periódica. Não vale a pena fazê-lo quando o carro está estacionado noutro sítio.
Deixo aqui o que eu fiz para mim (por motivos diferentes, numa altura em que dava jeito manter o carro sempre acordado). Pode dar jeito a alguém. É só substituir os *** pelos códigos relevantes e o IP pelo que for atribuído ao carro na rede doméstica.