Voltando às reflexões sobre a Tesla e o Model 3
Service Center & Model S/X vs 3
Em teoria os modelos da Tesla precisam de muito pouca manutenção que necessite de assistência oficial da marca.
Se tudo corresse conforme a teoria até estaria disposto a, por exemplo, ir a Madrid para uma revisão de 2 em 2 anos.
O problema é que a teoria não bate certo com a prática.
Muitos dos proprietários Tesla (a maioria?) já necessitou de resolver problemas antes de chegada a data da primeira revisão recomendada.
Não falo só de avarias, refiro-me também a pequenos pormenores de fiabilidade que noutras marcas só surgem mais tarde na vida do veículo.
Estou a pensar em: ruídos parasitas, ruído de vento por frestas, chocalhar de peças, portas que não fecham bem, bugs de software, ruídos da transmissão, bancos com desgaste acentuado, luzes com vapor de água, bateria de 12V com problemas, etc.
A isto há que adicionar alguns defeitos que vêm de fábrica mas que têm de ser resolvidos pelo Service Center local como: defeitos de pintura, mau alinhamento de painéis, frisos desalinhados, opções compradas em falta, jantes erradas, etc.
Face a este panorama, e enquanto a Tesla não resolver de vez os problemas de qualidade, a existência de um Service Center a uma distância razoável é essencial.
Pondo os pontos nos i's, actualmente não considero que a Tesla tenha um Service Center em Portugal. Não sei bem como (nem quero saber) a Tesla deixou-se contaminar pelo mais português dos defeitos e simultâneamente virtude: o
desenrascanço!
Vejo muitos vídeos e sigo alguns proprietários Tesla de vários países no youtube, e sei o que são Service Centers.
O que temos cá não o é.
Os Tesla são carros pouco fiáveis (por enquanto) mas cujos proprietários estão muito satisfeitos. Em parte isso deve-se à boa atenção ao cliente da qual faz parte essencial o tratamento que têm nos Service Center quando têm algum problema.
Não sinto a mesma satisfação que vejo "lá fora" nos proprietários portugueses quando têm algum problema para resolver que implique ir à marca.
A isto há que adicionar uma nova variável, o Model 3.
Enquanto "carro do povo" não acredito que o Model 3 venha a ter o mesmo nível de atenção ao cliente que actualmente tem o Model S/X.
Espero estar errado, mas não creio que os proprietários de Model 3 venham, por exemplo, a dispor de uma viatura de cortesia enquanto o carro estiver na oficina como está a acontecer com o Bjørn Nyland que tem o seu Model X há um mês na oficina à espera de peças, mas anda com um Model S de cortesia.
Num episódio recente do
podcast "The Tesla Show" é relatada a experiência de entrega ao cliente de um Model 3.
http://theteslashow.com/episodes/90-mod ... experience
A entrega foi num
Delivery Center próximo da fábrica, como toda a pompa e circunstância, algo que nas condições actuais da Tesla em Portugal não seria remotamente possível.
Mas mais importante que o local e processo de entrega relatados é o facto do carro ter vindo com um defeito na pintura (menor que uma unha do dedo mindinho mas mesmo assim um defeito) e a consola central com riscos. Algo que terá de ser resolvido no Service Center.
Enquanto
early adopter estarei disposto a ir do Algarve a Lisboa para visitar o Service Center, mas tem de ser uma coisa com condições.