Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Vi agora a medição do outro medidor de energia. Então é assim:
Ecowatt:
Medidor de energia do quadro:
ANTES
DEPOIS
Temos então:
Ecowatt: 84.44 kW.h
Medidor de energia: 13963.94 - 13878.6 = 85.34 kW.h
Uma diferença de 0,9kW.h ou cerca de 1%. As perdas nos cabos e no próprio EcoWatt não podem explicar esta diferença pelo que terá a ver com a precisão da medição. Confio um pouco mais no medidor de energia, mas é apenas um feeling. Seja como for, sim, com rendimentos um pouco abaixo de90% chegamos aos 75kW.h úteis na bateria, o que faz sentido. Acredito que a potências mais elevadas o rendimento aumente para acima de 90% mas não tenho como testar a não ser que altere a potência contratada.
Ecowatt:
Medidor de energia do quadro:
ANTES
DEPOIS
Temos então:
Ecowatt: 84.44 kW.h
Medidor de energia: 13963.94 - 13878.6 = 85.34 kW.h
Uma diferença de 0,9kW.h ou cerca de 1%. As perdas nos cabos e no próprio EcoWatt não podem explicar esta diferença pelo que terá a ver com a precisão da medição. Confio um pouco mais no medidor de energia, mas é apenas um feeling. Seja como for, sim, com rendimentos um pouco abaixo de90% chegamos aos 75kW.h úteis na bateria, o que faz sentido. Acredito que a potências mais elevadas o rendimento aumente para acima de 90% mas não tenho como testar a não ser que altere a potência contratada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2479
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Sim a precisão está ótima!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Uma breve descrição da viagem Porto-Alvor:
- Saida pelas 10:00 com bateria a 100%, previsão de chegada com 5% ao SuC de Alcacer.
- AP a 125km/h até AS Santarém para satisfazer necessidades fisiológicas.
- AP a 130km/h até ao SuC de Alcacer do Sal.
- Chegada com 10% de bateria após 360km
- Almoço. Após 20m do início da carga já estava a dizer que podia seguir viagem, nem tinha chegado a comida.
- Carregou a 118-119kW até 60% de SOC. Saímos com 94% de bateria após 45m.
- Viagem para o Alvor com AP a (alegadamente) 145km/h.
- chegada com 35% de bateria pelas 15:15.
5 horas e 15 minutos de viagem incluindo paragem para almoçar e outra para as necessidades. Aprovadissimo.
- Saida pelas 10:00 com bateria a 100%, previsão de chegada com 5% ao SuC de Alcacer.
- AP a 125km/h até AS Santarém para satisfazer necessidades fisiológicas.
- AP a 130km/h até ao SuC de Alcacer do Sal.
- Chegada com 10% de bateria após 360km
- Almoço. Após 20m do início da carga já estava a dizer que podia seguir viagem, nem tinha chegado a comida.
- Carregou a 118-119kW até 60% de SOC. Saímos com 94% de bateria após 45m.
- Viagem para o Alvor com AP a (alegadamente) 145km/h.
- chegada com 35% de bateria pelas 15:15.
5 horas e 15 minutos de viagem incluindo paragem para almoçar e outra para as necessidades. Aprovadissimo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Automóveis são assim!
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Curva de carga:
10-60% - 118-119 kW
65% - 100kW
70% - 85kW
75% - 67kW
80% - 53kW
85% - 42kW
90% - 33kW
94% - 19kW
Brutal.
10-60% - 118-119 kW
65% - 100kW
70% - 85kW
75% - 67kW
80% - 53kW
85% - 42kW
90% - 33kW
94% - 19kW
Brutal.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- frankesousa
- Mensagens: 1299
- Registado: 17 abr 2018, 00:11
- Data de fabrico: 18 fev 2016
- Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Ia começar com "parabéns pela viajem", mas não mereces Parabéns é ao carro, os ocupantes nem aguentaram tanto tempo seguido, tiveram de parar em Santarémmjr Escreveu: ↑06 ago 2019, 12:51Uma breve descrição da viagem Porto-Alvor:
- Saida pelas 10:00 com bateria a 100%, previsão de chegada com 5% ao SuC de Alcacer.
- AP a 125km/h até AS Santarém para satisfazer necessidades fisiológicas.
- AP a 130km/h até ao SuC de Alcacer do Sal.
- Chegada com 10% de bateria após 360km
- Almoço. Após 20m do início da carga já estava a dizer que podia seguir viagem, nem tinha chegado a comida.
- Carregou a 118-119kW até 60% de SOC. Saímos com 94% de bateria após 45m.
- Viagem para o Alvor com AP a (alegadamente) 145km/h.
- chegada com 35% de bateria pelas 15:15.
5 horas e 15 minutos de viagem incluindo paragem para almoçar e outra para as necessidades. Aprovadissimo.
Não há duvida que este novo Model 3 é O CARRO que substitui mesmo a 99,9% um CI, conseguindo mesmo por vezes ser melhor que este, mesmo em viagens longas. Muito bem mesmo.
(Eu nunca cheguei ao Algarve em tão pouco tempo, já com vários CI )
Outra coisa! Chegas-te com 10%, ora, admitindo que tinhas os 75kWh (pessimista para o caso) para usar, 90% disso são 67.5kWh, 360km dá uma média de 18,7kWh/100km
Eu também consigo essa média no meu Leaf 30, mas é a pouco mais que 100km/h. Se tentar ir sempre a 120 já passa dos 20kWh/100km! (eu sei, não tenho um Ioniq, mas isto só prova que o Leaf, vá, tem muitossss pontos a melhorar )
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Sem dúvida, a eficiência acima de 100km/h é muito boa. E este é o LR AWD. O SR RWD é uns 10% mais eficiente por ser mais leve e usar apenas o motor de ímanes permanentes mais eficiente que o de indução usado no eixo dianteiro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 334
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Especialmente tendo em conta que a bateria do 3 é 25% menor.
O S100D carrega a 115-120kW até 50% de SOC e depois começa a baixar, embora mais lentamente que o 3. Ou seja, o 3 é melhor até aos 75% de SOC e depois o S100D ultrapassa o 3 em potência de carga.
Como o 3 é muito mais eficiente que o S, a autonomia carregada por minuto de carga é 20-30% superior, ou seja na prática o S nunca tem vantagem, seja qual for o SOC.
O S está a precisar de uma revisão da bateria para se manter competitivo com o 3 em viagens grandes, especialmente nos novos SuC v3 de 250kW.
O S100D carrega a 115-120kW até 50% de SOC e depois começa a baixar, embora mais lentamente que o 3. Ou seja, o 3 é melhor até aos 75% de SOC e depois o S100D ultrapassa o 3 em potência de carga.
Como o 3 é muito mais eficiente que o S, a autonomia carregada por minuto de carga é 20-30% superior, ou seja na prática o S nunca tem vantagem, seja qual for o SOC.
O S está a precisar de uma revisão da bateria para se manter competitivo com o 3 em viagens grandes, especialmente nos novos SuC v3 de 250kW.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Mensagens: 334
- Registado: 13 fev 2017, 20:37
- Data de fabrico: 01 fev 2016
- Capacidade bateria: 30 KW
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Se não me engano carrega a 115-120 até aos 60%, mas o que realmente interessa não é a quantidade de kw que entram mas sim quantos km "carrega" e mesmo com os novos motores ainda está longe do Model 3, mesmo com baterias novas, não acredito que consiga ter uma velocidade de carregamento superior ao Model 3, e o tamanho/peso vão fazer com que seja sempre mais gastador, o Model irá sempre ser mais eficiente o que é uma vantagem em viagens longas.mjr Escreveu: ↑06 ago 2019, 20:23Especialmente tendo em conta que a bateria do 3 é 25% menor.
O S100D carrega a 115-120kW até 50% de SOC e depois começa a baixar, embora mais lentamente que o 3. Ou seja, o 3 é melhor até aos 75% de SOC e depois o S100D ultrapassa o 3 em potência de carga.
Como o 3 é muito mais eficiente que o S, a autonomia carregada por minuto de carga é 20-30% superior, ou seja na prática o S nunca tem vantagem, seja qual for o SOC.
O S está a precisar de uma revisão da bateria para se manter competitivo com o 3 em viagens grandes, especialmente nos novos SuC v3 de 250kW.