Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por cfvp » 07 ago 2019, 20:03

mjr Escreveu:
06 ago 2019, 12:51
Uma breve descrição da viagem Porto-Alvor:

- Saida pelas 10:00 com bateria a 100%, previsão de chegada com 5% ao SuC de Alcacer.
- AP a 125km/h até AS Santarém para satisfazer necessidades fisiológicas.
- AP a 130km/h até ao SuC de Alcacer do Sal.
- Chegada com 10% de bateria após 360km
- Almoço. Após 20m do início da carga já estava a dizer que podia seguir viagem, nem tinha chegado a comida.
- Carregou a 118-119kW até 60% de SOC. Saímos com 94% de bateria após 45m.
- Viagem para o Alvor com AP a (alegadamente) 145km/h.
- chegada com 35% de bateria pelas 15:15.

5 horas e 15 minutos de viagem incluindo paragem para almoçar e outra para as necessidades. Aprovadissimo.
Assim já não tem piada nenhuma! :mrgreen:
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Amlqf
Mensagens: 8
Registado: 04 jun 2018, 03:04
Data de fabrico: 01 jun 2013
Capacidade bateria: Senhora da Hora

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por Amlqf » 15 set 2019, 01:40

Nos dias de hoje o Model 3 LR parece ser a escolha acertada.

Obrigado pela partilha de informação.

O motor do Model 3 também faz aquele sibilar da comutação eletronica, tal como os Leafs ou é absolutamente silenciosos, não contando com o barulho da ventoinha?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 15 set 2019, 08:09

Também faz esse assobio muito agudo mas com menos intensidade que o Leaf. Já em aceleração a fundo faz um som mais “encorpado”, com mais graves. Eu gosto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por cfvp » 15 set 2019, 10:10

Eu pensava que o assobio agudo vinha do inversor. Afinal quantos assobios há?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 15 set 2019, 14:34

A origem é o inversor, mas o ruído depende onde é feito o acoplamento com o ar. Provavelmente sai algum ruído pelo inversor e outro pelo motor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por cfvp » 15 set 2019, 15:39

Ok, entendi, obrigado. Já agora esse assobio é controlado pelo fabricante, certo? Eles é que colocam com aquele volume para dar uma melhor percepção da aceleração à pessoas, será?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 15 set 2019, 16:28

Não, tem a ver com o sistema que converte a energia em corrente contínua da bateria em corrente alternada no motor elétrico. É baseado em comutações rápidas de transistores que provocam alguma vibração nos enrolamentos do motor e no próprio inversor e essa vibração em contacto com o ar provoca o som que ouvimos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por OCasal » 15 set 2019, 18:02

Tenho passado por um model S em Lousada que faz imenso simbiar, será que já há kits tunings para os VE?

cfvp
Mensagens: 1627
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por cfvp » 15 set 2019, 19:58

mjr Escreveu:
15 set 2019, 16:28
Não, tem a ver com o sistema que converte a energia em corrente contínua da bateria em corrente alternada no motor elétrico. É baseado em comutações rápidas de transistores que provocam alguma vibração nos enrolamentos do motor e no próprio inversor e essa vibração em contacto com o ar provoca o som que ouvimos.
Certo, mas tendo em conta que o barulho num Leaf e num Tesla é diferente, porque existe essa diferença? Será por causa da qualidade dos materiais usados?
A minha curiosidade é se tecnicamente seria possível eliminar esse assobio ou reduzir substancialmente? É que se for possível então o fabricante sempre tem algum controlo e pode permitir um assobio mais alto ou mais baixo.

Pessoalmente eu até gosto do assobio do motor, acho que dá uma percepção de aceleração mais realista e entusiasmante que num carro a combustão. Só me aconteceu uma vez ou outra em que o assobio era bastante agudo e tornou-se um pouco incomodativo, mas acho que nem foi a acelerar.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr

Mensagem por mjr » 15 set 2019, 21:02

Não sei ao certo o porque da diferença, mas penso que terá a ver com um melhor isolamento no Tesla.

Acho que seria possível eliminar o ruído aumentando a frequência de comutação dos transistores acima dos 20kHz, mas com perdas de eficiência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Tesla Model 3”