Assim já não tem piada nenhuma!mjr Escreveu: ↑06 ago 2019, 12:51Uma breve descrição da viagem Porto-Alvor:
- Saida pelas 10:00 com bateria a 100%, previsão de chegada com 5% ao SuC de Alcacer.
- AP a 125km/h até AS Santarém para satisfazer necessidades fisiológicas.
- AP a 130km/h até ao SuC de Alcacer do Sal.
- Chegada com 10% de bateria após 360km
- Almoço. Após 20m do início da carga já estava a dizer que podia seguir viagem, nem tinha chegado a comida.
- Carregou a 118-119kW até 60% de SOC. Saímos com 94% de bateria após 45m.
- Viagem para o Alvor com AP a (alegadamente) 145km/h.
- chegada com 35% de bateria pelas 15:15.
5 horas e 15 minutos de viagem incluindo paragem para almoçar e outra para as necessidades. Aprovadissimo.
Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
-
- Mensagens: 8
- Registado: 04 jun 2018, 03:04
- Data de fabrico: 01 jun 2013
- Capacidade bateria: Senhora da Hora
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Nos dias de hoje o Model 3 LR parece ser a escolha acertada.
Obrigado pela partilha de informação.
O motor do Model 3 também faz aquele sibilar da comutação eletronica, tal como os Leafs ou é absolutamente silenciosos, não contando com o barulho da ventoinha?
Obrigado pela partilha de informação.
O motor do Model 3 também faz aquele sibilar da comutação eletronica, tal como os Leafs ou é absolutamente silenciosos, não contando com o barulho da ventoinha?
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Também faz esse assobio muito agudo mas com menos intensidade que o Leaf. Já em aceleração a fundo faz um som mais “encorpado”, com mais graves. Eu gosto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Eu pensava que o assobio agudo vinha do inversor. Afinal quantos assobios há?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
A origem é o inversor, mas o ruído depende onde é feito o acoplamento com o ar. Provavelmente sai algum ruído pelo inversor e outro pelo motor.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Ok, entendi, obrigado. Já agora esse assobio é controlado pelo fabricante, certo? Eles é que colocam com aquele volume para dar uma melhor percepção da aceleração à pessoas, será?
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Não, tem a ver com o sistema que converte a energia em corrente contínua da bateria em corrente alternada no motor elétrico. É baseado em comutações rápidas de transistores que provocam alguma vibração nos enrolamentos do motor e no próprio inversor e essa vibração em contacto com o ar provoca o som que ouvimos.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Tenho passado por um model S em Lousada que faz imenso simbiar, será que já há kits tunings para os VE?
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Certo, mas tendo em conta que o barulho num Leaf e num Tesla é diferente, porque existe essa diferença? Será por causa da qualidade dos materiais usados?mjr Escreveu: ↑15 set 2019, 16:28Não, tem a ver com o sistema que converte a energia em corrente contínua da bateria em corrente alternada no motor elétrico. É baseado em comutações rápidas de transistores que provocam alguma vibração nos enrolamentos do motor e no próprio inversor e essa vibração em contacto com o ar provoca o som que ouvimos.
A minha curiosidade é se tecnicamente seria possível eliminar esse assobio ou reduzir substancialmente? É que se for possível então o fabricante sempre tem algum controlo e pode permitir um assobio mais alto ou mais baixo.
Pessoalmente eu até gosto do assobio do motor, acho que dá uma percepção de aceleração mais realista e entusiasmante que num carro a combustão. Só me aconteceu uma vez ou outra em que o assobio era bastante agudo e tornou-se um pouco incomodativo, mas acho que nem foi a acelerar.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9885
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Tesla Model 3 LR Dual Motor- mjr
Não sei ao certo o porque da diferença, mas penso que terá a ver com um melhor isolamento no Tesla.
Acho que seria possível eliminar o ruído aumentando a frequência de comutação dos transistores acima dos 20kHz, mas com perdas de eficiência.
Acho que seria possível eliminar o ruído aumentando a frequência de comutação dos transistores acima dos 20kHz, mas com perdas de eficiência.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt