Importar M3 - dúvidas e dicas
Enviado: 24 jun 2025, 03:22
Estou por estes dias a pensar em substituir o fumarento do dia-a-dia por um Tesla M3 SR+ usado.
Tendo olhado para o mercado nacional e para o mercado europeu, estou tentado em importar um dos Países Baixos: a oferta é maior e os preços um pouco inferiores.
Estou a pensar comprar um de 2020 com bateria de LFP, porque dizem que são mais resistentes à degradação da bateria no nosso clima.
Nunca importei um carro, pelo que estou um pouco reticente em fazê-lo pessoalmente, mas por agora a ideia é mesmo essa: viajar de avião até aos Países Baixos e voltar por estrada ao volante da nova aquisição.
Para tal, agradeço desde já qualquer ajuda que possam dar a esclarecer as dúvidas que vão surgindo.
Começo por questionar-me o que acarreta em termos de impostos, importar um carro dos Países Baixos. Vejo nos anúncios referência a IVA/Margem sem saber bem o que isso significa em termos de impostos que terei que pagar em Portugal. Há alguma diferença entre as duas modalidades? Sei que os eléctricos estão isentos do pagamento de ISV. Quanto ao IVA, neste caso, tratando-se de um automóvel usado com mais de 6.000 km e mais de 6 meses penso que está isento do pagamento, desde que tenha pago IVA nos Países Baixos. Mas é aqui que a tal Margem me causa dúvidas. Esta modalidade de IVA implica o pagamento de mais algum valor de IVA em Portugal?
Depois seguem-se as dúvidas relativas à compra em si. Como se desenrola geralmente o processo de compra? Costumam conseguir negociar o valor?
E o pagamento? É feito na altura do levantamento do carro ou antecipadamente? Como é feita a transferência de proprietário? O concessionário costuma tratar de tudo?
Como fazem com a barreira linguística em termos da "papelada"?
Que documentos são imprescindíveis de obter?
E para a viagem de regresso, como fazem relativamente ao seguro? O concessionário costuma ajudar ou temos que ser nós a fazê-lo?
Mais dúvidas surgirão, sem dúvida. Mas por agora fico-me por aqui que a noite já vai longa
Tendo olhado para o mercado nacional e para o mercado europeu, estou tentado em importar um dos Países Baixos: a oferta é maior e os preços um pouco inferiores.
Estou a pensar comprar um de 2020 com bateria de LFP, porque dizem que são mais resistentes à degradação da bateria no nosso clima.
Nunca importei um carro, pelo que estou um pouco reticente em fazê-lo pessoalmente, mas por agora a ideia é mesmo essa: viajar de avião até aos Países Baixos e voltar por estrada ao volante da nova aquisição.
Para tal, agradeço desde já qualquer ajuda que possam dar a esclarecer as dúvidas que vão surgindo.
Começo por questionar-me o que acarreta em termos de impostos, importar um carro dos Países Baixos. Vejo nos anúncios referência a IVA/Margem sem saber bem o que isso significa em termos de impostos que terei que pagar em Portugal. Há alguma diferença entre as duas modalidades? Sei que os eléctricos estão isentos do pagamento de ISV. Quanto ao IVA, neste caso, tratando-se de um automóvel usado com mais de 6.000 km e mais de 6 meses penso que está isento do pagamento, desde que tenha pago IVA nos Países Baixos. Mas é aqui que a tal Margem me causa dúvidas. Esta modalidade de IVA implica o pagamento de mais algum valor de IVA em Portugal?
Depois seguem-se as dúvidas relativas à compra em si. Como se desenrola geralmente o processo de compra? Costumam conseguir negociar o valor?
E o pagamento? É feito na altura do levantamento do carro ou antecipadamente? Como é feita a transferência de proprietário? O concessionário costuma tratar de tudo?
Como fazem com a barreira linguística em termos da "papelada"?
Que documentos são imprescindíveis de obter?
E para a viagem de regresso, como fazem relativamente ao seguro? O concessionário costuma ajudar ou temos que ser nós a fazê-lo?
Mais dúvidas surgirão, sem dúvida. Mas por agora fico-me por aqui que a noite já vai longa