super carregadores tesla

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Nonnus
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Re: super carregadores tesla

Mensagem por Nonnus » 17 nov 2021, 12:59

rimsilva Escreveu:
17 nov 2021, 10:53
Acho extraordinário que ao fim de alguns anos, tantos tópicos e discussões por aqui, que ainda se atribua a responsabilidade desta situação à "mobi.e".
A Mobi.E como entidade responsável pela ME por esta altura já devia ter chegado junto do ministro e ter dito: - olhe, afinal temos de acabar com esta porcaria de modelo. Pusemos o pé na argola e isto tem mais desvantagens do que vantagens para a expansão da ME em Portugal. Aquilo que nós pensamos que era uma mais valia, estamos a ver que afinal não o é. Se o Sr. ministro reparar somos os únicos no mundo com este modelo idiota. Ainda vamos a tempo de fazer alguma coisa de bom.

Em certa medida, sim, também é da responsabilidade da Mobi.E.

Em relação a lei, como disseste, discutimos aqui várias vezes que era uma questão de tempo até aqueles que se veem prejudicados fazerem-se ouvir. Todos tem de estar no mercado da mesma forma. O que se esta a discutir e que já foi discutido vezes sem conta é que a lei esta mal e, tem de ser mudada para que todos estejam de igual forma no mercado da ME.

Perante a lei existente a Tesla e o Continente estão mal, mas perante o resto do mundo não. É a lei que tem de ser mudada e não o modelo de negócio da Tesla ou do Continente. Ao longo dos anos muitos países retiraram a pena de morte do seu sistema judicial, o que prova que existem leis mal feitas e, esta é uma delas.
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Re: super carregadores tesla

Mensagem por rimsilva » 17 nov 2021, 16:54

Nonnus Escreveu:
17 nov 2021, 12:59
rimsilva Escreveu:
17 nov 2021, 10:53
Acho extraordinário que ao fim de alguns anos, tantos tópicos e discussões por aqui, que ainda se atribua a responsabilidade desta situação à "mobi.e".
A Mobi.E como entidade responsável pela ME por esta altura já devia ter chegado junto do ministro e ter dito: - olhe, afinal temos de acabar com esta porcaria de modelo. Pusemos o pé na argola e isto tem mais desvantagens do que vantagens para a expansão da ME em Portugal. Aquilo que nós pensamos que era uma mais valia, estamos a ver que afinal não o é. Se o Sr. ministro reparar somos os únicos no mundo com este modelo idiota. Ainda vamos a tempo de fazer alguma coisa de bom.

Em certa medida, sim, também é da responsabilidade da Mobi.E.

Em relação a lei, como disseste, discutimos aqui várias vezes que era uma questão de tempo até aqueles que se veem prejudicados fazerem-se ouvir. Todos tem de estar no mercado da mesma forma. O que se esta a discutir e que já foi discutido vezes sem conta é que a lei esta mal e, tem de ser mudada para que todos estejam de igual forma no mercado da ME.

Perante a lei existente a Tesla e o Continente estão mal, mas perante o resto do mundo não. É a lei que tem de ser mudada e não o modelo de negócio da Tesla ou do Continente. Ao longo dos anos muitos países retiraram a pena de morte do seu sistema judicial, o que prova que existem leis mal feitas e, esta é uma delas.
Aquilo a que me estava a refrir não era ao nivel das questões "morais" ou de "em certa medida", foi em relação a afirmações sobre a responsabilidade da mobi.e na legislação em vigor e da sua suposta postura de "combate" contra a Tesla ou o Continente, como se a estivesse a sofrer algum tipo de concorrência (mesmo não sendo OPC) ou não existisse uma lei que supostamente está a ser violada.

Em relação a essas responsabilidades "morais" até concordo no plano teorico, mas na prática a mobi.e é uma entidade gestora da rede não tem qualquer competência ao nivel do "Modelo", a sua função é (ou melhor deveria ser) monitorar a rede e garantir o seu bom funcionamento seguindo os responsabilidades que a lei lhe atribuiu, só isso.
Com tanta "mania" de pioneirismo, quem tomou a decisão de copiar para a ME a legislação que estava em vigor para o mercado da energia, de certeza que sabia que eram os unicos no mundo, adianta pouco acharmos que é idiota, porque há muita gente com responsabilidade ligada à ME a achar exactamente o oposto.

Todos sabemos aquilo que se passa pelo mundo fora em termos de ME, ainda antes deste modelo ter sido posto em prática e do continente ter "acordado" para a ME.

Pessoalmente também acho que a lei deve ser mudada (como disse antes, infelizmente nem todos pensam assim), mas isso não ligitima o que quer que seja.

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Re: super carregadores tesla

Mensagem por Nonnus » 17 nov 2021, 18:08

rimsilva Escreveu:
17 nov 2021, 16:54
Com tanta "mania" de pioneirismo, quem tomou a decisão de copiar para a ME a legislação que estava em vigor para o mercado da energia, de certeza que sabia que eram os unicos no mundo, adianta pouco acharmos que é idiota, porque há muita gente com responsabilidade ligada à ME a achar exactamente o oposto.
Neste momento não sei se ainda acham que o modelo único do mundo, inovador, cobiçado por todos (mas não implementado por ninguém :mrgreen: ), ainda é justificado. Por esta altura é mais a dificuldade de dar o braço a torcer, e ter a coragem de dizer que estavam errados, que devíamos de seguir o exemplo dos outros, ter a coragem de criar uma legislação especifica para a venda de energia na ME. Fazer tudo isto é que era de valor, todos ficavam a ganhar.
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Re: super carregadores tesla

Mensagem por FullElectric » 17 nov 2021, 22:51

A mobi.e não tem culpa do modelo??? achas mesmo?
Espetáculo, até disso de livrou. Essa entidade pelos vistos não tem responsabilidade de nada :lol:
Última edição por FullElectric em 18 nov 2021, 01:15, editado 1 vez no total.

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Re: super carregadores tesla

Mensagem por JLMF » 18 nov 2021, 00:25

rimsilva Escreveu:
17 nov 2021, 10:53
Acho extraordinário que ao fim de alguns anos, tantos tópicos e discussões por aqui, que ainda se atribua a responsabilidade desta situação à "mobi.e".
A "mobi.e" é o quê? Quem define os quadros da mobi.e? Qual a função? Pois, uma empresa pública, que exite em consequência do "modelo".
Sem "modelo" não fariam falta para nada. E defendem o modelo? Claro, é o melhor do mundo segundo afirmam, lembram aquele iraquiano ministro da defesa escondido no seu bunker a ser bombardeado e a afirmar que estava a ganhar a guerra. É funcionalismo público, não do bom, do muito mau consciente que tem de inventar e propagandear para criar necessidade justificativa de existência, disso depende a sua sobrevivência á conta de nada e do que decidirem cobrar a todos nós. Gestores destes no privado? Não existiriam, no Estado? Sim, com receita financeira garantida e penalizante para todos, sem objetivos e sem foco no objetivo.
rimsilva Escreveu:
17 nov 2021, 10:53
Curioso também é perceber que muita gente acha normal que as leis não sejam respeitadas e até se mostram indignados quando elas são aplicadas, há sempre justificação, o que importa é contornar as leis, não é corrigir as leis "erradas".
Quem contornou as leis? Houve acusação, julgamento e condenação? Desconheço.
As leis são para cumprir, fiscalizadas e,,, modificadas, sobretudo se contraproducentes como no caso da mobilidade eléctrica em Portugal.
rimsilva Escreveu:
17 nov 2021, 10:53
A Tesla já se deu mal no passado com a vendas de um modelo para permitir a obtenção de beneficios aos compradores, parece que não aprendeu com isso e agora decidiu "copiar" o Continente, várias vezes referi que seria uma questão de tempo, até que a dimensão pudesse chamar a atenção da AT, por exemplo, mas acabou por ser antes com a aparente denuncia da concorrência.
Tudo a bem da mobilidade eléctrica. Nunca irei compreender a hostilidade que alguns utilizadores de veículos eléctricos nutrem contra a rede da Tesla e do Continente.
Se denuncia houve não foi da concorrência, não existe, foi do monopólio e do lobby.
rimsilva Escreveu:
17 nov 2021, 10:53
Não acredito que a Tesla vá fechar a sua rede, se calhar até se vai encontrar mais um "arranginho" na lei para que tudo continue como está, sem resolver os problemas na raíz.
Essa seria a pior saída, o "arranginho" em que eu não acredito, o que seria um catalisador eficaz seria que a Tesla e o Continente tivessem de fechar os seu postos, sem medidas cautelares, por conta deste modelo e da mobi.e entidade gestora, o que aceleraria as tomadas de posição de Bruxelas e uma consciencialização de alguns setores politicos em Portugal que ainda estão agora a perceber o descalabro e o prejuízo que este modelo provoca e provocará cada vez mais á mobilidade elétrica em Portugal.
rimsilva Escreveu:
17 nov 2021, 10:53
Mas no caso de tudo correr pelo pior, sem se tentar mudar nada, acho uma pena e seria uma desilução quer em relação à Tesla, quer à comunidade de "Tesla Portugal".
Eu penso por outro lado que seria uma perda para toda a mobilidade elétrica em Portugal.

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Re: super carregadores tesla

Mensagem por rimsilva » 18 nov 2021, 11:53

JLMF Escreveu:
18 nov 2021, 00:25
rimsilva Escreveu:
17 nov 2021, 10:53
Acho extraordinário que ao fim de alguns anos, tantos tópicos e discussões por aqui, que ainda se atribua a responsabilidade desta situação à "mobi.e".
A "mobi.e" é o quê? Quem define os quadros da mobi.e? Qual a função? Pois, uma empresa pública, que exite em consequência do "modelo".
Sem "modelo" não fariam falta para nada. E defendem o modelo? Claro, é o melhor do mundo segundo afirmam, lembram aquele iraquiano ministro da defesa escondido no seu bunker a ser bombardeado e a afirmar que estava a ganhar a guerra. É funcionalismo público, não do bom, do muito mau consciente que tem de inventar e propagandear para criar necessidade justificativa de existência, disso depende a sua sobrevivência á conta de nada e do que decidirem cobrar a todos nós. Gestores destes no privado? Não existiriam, no Estado? Sim, com receita financeira garantida e penalizante para todos, sem objetivos e sem foco no objetivo.
Não me vou alongar nos comentários porque está-se a tornar uma perda de tempo.

Quem define as politicas são os governos e os respectivos ministérios, os funcionários publico, executam, não definem nada.

A mobi.e é a entidade gestora da ME, as suas funções estão definidas na lei, basta consultar a mesma, se defende o modelo? certamente, faz parte dele, mas pior do que isso, é não haver consenso na comunidade de utilizadores de VEs, porque há muitos apoiantes do modelo, fora do governo e da "Mobi.e".

Volto a repetir: acho que a ME só tem a perder com esta ideia de CEMEs e OPC, copiados da venda de energia residêncial, no entanto, uma rede única e uma entidade gestora (sobretudo numa fase de arranque da ME) também é positivo e bom para a ME (se bem aplicado como é lógico), uma coisa não invalida a outra.

Perdemos a oportunidade de criar algo verdadeiramente único (acesso universal à rede) e dar liberdade de exercicio da actividade de carregamento de VEs aos OPC, nunca é tarde para se corrigir esse erro (eu minha opinião), mas até lá existe uma lei da ME que terá de ser igual para todos, não há aqui qualquer questão de hostilidades em relação a qualquer rede de carregamento, pelo menos da minha parte!

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Re: super carregadores tesla

Mensagem por LFN » 27 nov 2021, 14:25

Por falar em vontade política, ela parece ter estado presente na fase de decisão da Tesla de vir para Portugal.

viewtopic.php?f=29&p=146105#p146105

Seria estranho se agora há dúvidas, a legislação não ser alterada para honrar compromissos anteriores.

Bebee
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Re: super carregadores tesla

Mensagem por Bebee » 28 nov 2021, 12:59

Como se este governo não fosse propício a trapalhadas, desditos e reviravoltas… 🤦‍♂️ conforme os interesses de uns e de outros…
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Re: super carregadores tesla

Mensagem por JLMF » 18 dez 2021, 20:13

Novas tarifas kWh, "justificadas pelos aumentos de custo da energia".
Outros países seguirão conforme os respetivos mercados em termos de preço de energia e alteração de outras condicionantes.

Espanha kWh 0.29€ para 0.36€
França kWh 0.37€ para 0,40 €
Alemanha kWh 0.40€ para 0.45€

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Re: super carregadores tesla

Mensagem por alexmol » 18 dez 2021, 20:22

Então e as de Portugal ? :D

Houve aumentos cá também:
Todos os Superchargers a 0.41€/kWh excepto Loulé a 0.39€/kWh
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
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2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
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