super carregadores tesla

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Erbium » 18 jan 2019, 12:23

caz Escreveu:
17 jan 2019, 23:36
Eu não disse que estava de acordo com a lei actual ou não. Apenas disse que faz sentido existir uma lei e depois começa logo com uma excepção refugiada nas entrelinhas do texto da lei.

Se é para ter excepções que tornem a rede aberta para todos. Se é para ter uma única rede então que não permitam excepções
A rede Tesla é privada, tal e qual como em tua casa por ex. onde carrega quem tu queres e entendes. Em termos privados a única coisa que a lei diz é que não podes vender energia elétrica, a Tesla em casos destes cobra estacionamento... simples!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 18 jan 2019, 13:55

Se isso não é "vergar" a legislação, não sei então o que é...
:roll:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: super carregadores tesla

Mensagem por caz » 18 jan 2019, 14:59

Na legislação não precisam de estar ligados à Mobi.E os carregadores que utilizadores têm em casa ou as empresas têm para as suas frotas. "Apenas" são abrangidos os locais públicos e os locais privados de acesso público (parques de estacionamento, hoteis, centros comerciais,...)

A rede da Tesla está em espaços privados de acesso público.

Da mesma forma as Gasolineiras, quando o terreno das estações de serviço são delas poderiam instalar carregadores e ter a sua própria rede.

O meu ponto não é ser a rede da Tesla ou de qualquer outra. O modelo Português é ter uma única rede nacional. Independentemente de estar de acordo ou não com este modelo é o que temos. Não faz sentido é ter uma regra para todos e depois termos um player relevante neste mercado que não cumpre o modelo.

A minha opinião é que deveriam obrigar a Tesla (que até agora que eu conheça é a única rede a "contornar a lei") a ligar-se à Mobi.E, ou mudar a legislação e fazermos um modelo aberto.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Fil » 18 jan 2019, 15:24

Caz, se ler para trás este tópico vai verificar várias redes a fazer o mesmo e ainda mais. Já foi amplamente discutido e dissiminado, a diferença é que enquanto outros fizeram, aplaudiam e estava tudo bem e nem se comenta, a Tesla faz, abre-se logo o noticiário. Tentar transformar algo muito bom para a ME em mau não faz sentido. Todos deviam estar a puxar para terem mais redes como a Tesla, e tentarem perceber como conseguiu fazer para ter tudo legal. Quem nos dera a todos nós que todas as marcas o fizessem. Ou não querem ionity, easycharge, fastned e afins por cá? Querem mobi.e é?

Mas alguém acredita que a Tesla tem a rede ilegal? Não preocupa os outros que até energia vendem? Sejamos coerentes e a favor da ME ;)

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: super carregadores tesla

Mensagem por jfr2006 » 18 jan 2019, 15:48

Mas alguém acredita que o modelo criado em Portugal foi feito para beneficiar o utilizador final? É assim tão pouco evidente que o modelo em Portugal foi criado para proteger os mesmos do costume e encher ainda mais os bolsos desses mesmos? :evil: :twisted:

Nada me surpreende se um dia destes não arranjarem uma maneira de taxar a electricidade de casa dos donos de VE com um preço diferente e superior aos outros :evil: :twisted:

Alguém já tentou reclamar com algum dos CEME sobre facturação errada? Conseguem mesmo encontrar um contacto que funcione 24 horas especifico para isto e que funcione? Eu enviei um e-mail a reclamar com a prio por cobrarem mais tempo do que aquele dado pelo posto e ate hoje nem uma única resposta... Telefone também não vale a pena, pois ninguém atende... Acho que um dia destes dou um pulo a Aveiro e vou reclamar directamente com eles :twisted: :evil:

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: super carregadores tesla

Mensagem por rimsilva » 18 jan 2019, 16:23

caz Escreveu:
18 jan 2019, 14:59

A minha opinião é que deveriam obrigar a Tesla (que até agora que eu conheça é a única rede a "contornar a lei") a ligar-se à Mobi.E, ou mudar a legislação e fazermos um modelo aberto.
Desde que não cobre o carregamento não está a infringir a lei.

Mas percebo o ponto de vista, não podemos ser falsos moralistas e defender que a lei existe e é para cumprir (Tesla ou outra marca qualquer) nuns casos, mas depois quando não nos interessa, já se aceita que a lei seja contornada.

Há muitos aspectos (não só ao nível do acesso à rede) na legislação da ME que a maioria dos utilizadores acham errado, mas para isso é que há a possibilidade de se formarem associações (ou procurando outras vias) para que as leis sejam melhoradas.

Acho que este assunto (das leis da ME) poderia ser tema para um tópico autónomo, porque o propósito deste tópico não é para esse fim.

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Erbium » 18 jan 2019, 17:32

Temos stands da própria Nissan a cobrar carregamentos em PCR sem "intervenção" da mobi.e, que é claramente ilegal, mas o vosso problema é se os carregadores da Tesla estão em sítios privados ou de acesso público (lá está a "cancela")... :roll:
Já foi anunciado que ionity vai instalar postos em Portugal nos postos da Cepsa, vão estar integrados na rede mobi.e?

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 18 jan 2019, 17:55

Espero que não e que a MobiE seja extinta rapidamente :roll:
Mas se não for, então então sim devem estar integrados. Por mais ridículo que isso possa ser, deve ser igual para todos.

Quanto mais não seja porque a Ionity é um consórcio de algumas marcas e, por capricho, podem recusar carregamento a carros fora dos carros dessas marcas. Corremos o risco ficar com meia dúzia de redes (ou uma ou duas, é igual para o caso) que excluem activamente outros utilizadores porque os respectivos proprietários podem ver a ocupação subir e isso ia prejudicá-los. Tem de haver legislação que permita que todos os operadores possam ganhar dinheiro seguramente, mas que não se criem redes elitistas que discriminem outros.
Se estão acessíveis ao público devem ser para todo o público. Claro, que ganhem dinheiro e ganha mais dinheiro quem tiver mais postos na rua e com melhores condições, diria eu...
Se a legislação está errada então que se invista em mudá-la. Mas vergá-la (a que existe) para justificar o que nos parece melhor é um princípio perigoso.
E, repito, fico muito contente por haverem SuC, até por motivos egoístas porque há muito menos ocupação da rede pública.

O facto de esse concessionário Nissan cobrar ilegalmente pelas cargas não deve ser usado como alavanca para nada. Dois errados não fazem um bem.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: super carregadores tesla

Mensagem por pemifer » 18 jan 2019, 18:09

Não percebo tanta preocupação com a lei...
Partindo do principio, que eu acho errado, que a Tesla não cumpre a lei, porque haveria?
A Uber começou a operar em todo o mundo ignorando montes de leis e pouca gente se importou...
Outra coisa, lá porque um espaço privado não tem vedações não deixa de ser privado.
Estávamos mal se todos os espaços privados tivessem de ser vedados.
20180331_160622_1.jpg

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 18 jan 2019, 18:28

pemifer Escreveu:
18 jan 2019, 18:09
Não percebo tanta preocupação com a lei...
Pois, é isso que eu acho perigoso...

Os uber é um bom comparativo, com a diferença que ninguém quer mandar os SuC abaixo. Começaram à margem da lei e foram legalmente enquadrados entretanto. É isso que eu espero que aconteça, sem tirar nem pôr.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Responder

Voltar para “Tesla”