super carregadores tesla

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Orlando » 14 set 2018, 18:27

mjr Escreveu:
14 set 2018, 15:13
A Tesla não cobra porque ainda não há Model 3 a circular, visto que estes não têm SC gratuitos.

Há vários casos de empresas que fornecem serviços de eletricidade, como parques de estacionamento de caravanas, carregamento de telemóveis, eletricidade em feiras, etc. A parte comum é que em nenhum destes exemplos cobram a eletricidade medida, mas sim outras variáveis. Há também o caso de um concessionário Nissan cobrar um valor fixo de acesso ao carregador rápido há vários anos.

Se é legal ou não, enfim. Eu diria que é legítimo, infelizmente a legalidade não é sempre sinónimo de ser justo ou correto.
Perto do Aeroporto diz tb haver um pcr....e cobram.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: super carregadores tesla

Mensagem por migle » 15 set 2018, 00:32

Também existem leis mal feitas e que, por isso, se tornam impossíveis de impor, e se tornam letra morta. Não sei se é o caso ou não. A lei diz que um carregador num local de acesso público tem de estar obrigatoriamente ligado à rede Mobi.e, mas diz o que é que acontece se for violada? Tipo: o incumprimento do disposto nos números anteriores é punível com coima... penalização acessória de remoção do posto... Alguma coisa?
Porque a lei existe, devemos cumpri-la, mas temos sempre também a hipótese de não a cumprir.

Sorry: off topic, não suc, mas este assunto tem gerado tanta discussão. Não será tanto o caso dos Tesla. Eu não sei se um estacionamento privado de um hotel é um local de acesso privado. No entanto, talvez o que torne os SuC menos públicos é que são exclusivos para Tesla, não é qualquer pessoa que lhes pode aceder.

Entretanto, já aparecemos no mapa da rede Ionity (da última vez que tinha visto, a península estava a cinzento).
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 15 set 2018, 00:47

migle Escreveu:
15 set 2018, 00:32
Eu não sei se um estacionamento privado de um hotel é um local de acesso privado. No entanto, talvez o que torne os SuC menos públicos é que são exclusivos para Tesla, não é qualquer pessoa que lhes pode aceder.
Já foste ao SuC de Fátima? Aquele parque é tudo menos "de acesso privado". Imagino que em alturas de peregrinação tenham lá parado dezenas de carros a ocupar indevidamente o local durante horas.
É uma forma de contornar a lei. Como essa, outras, é só um exemplo.

A Ionity (a acontecer, espero bem que sim e rápido) será mais uma rede Tesla ou até a da EDP anunciada ontem para frotas. Fora da MobiE, em locais mais ou menos privados (ou públicos se a legislação ridícula mudar) e a operar em verdadeiro mercado aberto.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: super carregadores tesla

Mensagem por migle » 15 set 2018, 00:55

Mas a questão é mesmo: se um carregador se destina apenas a frotas, então é de acesso público? Não é...

Quanto à Ionity, não sei se será muito pública, ou pelo menos popular. Na Noruega e Finlândia, os primeiros postos estão a cobrar 8€ por carregamento, independentemente de tempo ou energia. Enfim, para atestar uma bateria de 100 é barato, mas não soa promocional para quem tem uma bateria de 30.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 15 set 2018, 01:03

migle Escreveu:
15 set 2018, 00:55
Mas a questão é mesmo: se um carregador se destina apenas a frotas, então é de acesso público? Não é...
Não é, mas estes também não vão estar em auto estradas e locais óptimos de passagem. Mais importante, serão usados para aquilo que o operador/investidor quiser, o que me parece bom para o mercado livre. Se chegarem à conclusão que não há clientes de frota para rentabilizar o investimento, estou certo que vão acabar por abrir ao "publico" :)

Em relação aos 8€ por carga, eu pontualmente pago. É muito sem dúvida, mas se isso me permitir fazer uma viagem pago. O resto do tempo faço com 1,2€/100km em casa.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: super carregadores tesla

Mensagem por migle » 15 set 2018, 01:14

Mas é promocional, sem limite de tempo. Deixa-nos completamente em branco em relação ao que pensam fazer no futuro.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: super carregadores tesla

Mensagem por FullElectric » 15 set 2018, 16:33

Redes Privadas... Venham elas, rapidamente, já não era sem tempo.
Tesla, EDP, Chico da mangueira, o que for, quanto mais melhor.
Já todos vimos que com Mobi.E e com a teia que criaram à volta dela não vamos longe

Estas redes privadas estão fora da lei? Ao abrigo da legislação monopolista criada pela Mobi.E para proteger a Mobi.E estão, "...locais de acesso público...".
Os SUC estão em locais de acesso público logo deveriam estar na rede Mobe.E e serem dotados também de conector CCS Combo. Mas bem haja a Tesla pela ousadia, que venham muitas Teslas. Agora a EDP? força nisso EDP
Já quando foi colocado à apreciação o projecto lei que regula a Mobilidade Elétrica chamei atenção para o buraco onde nos estavam a meter.
Legislação bem ao jeito do que já estamos habituados em Portugal, de alguns para proteger os próprios
Última edição por FullElectric em 15 set 2018, 16:52, editado 1 vez no total.

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: super carregadores tesla

Mensagem por FullElectric » 15 set 2018, 16:50

BrunoAlves Escreveu:
15 set 2018, 01:03
migle Escreveu:
15 set 2018, 00:55
Mas a questão é mesmo: se um carregador se destina apenas a frotas, então é de acesso público? Não é...
Não é, mas estes também não vão estar em auto estradas e locais óptimos de passagem. Mais importante, serão usados para aquilo que o operador/investidor quiser, o que me parece bom para o mercado livre. Se chegarem à conclusão que não há clientes de frota para rentabilizar o investimento, estou certo que vão acabar por abrir ao "publico" :)
Não é isso que define se tem que ser Mobi.e ou não. Se assim fosse era fácil, qq operador poderia facilmente dar acesso apenas a determinados clientes ou determinados cartões, marcas de carro, ou clube de futebol e estava feito.
O que define é o local onde está instalado. Um centro comercial, um parque de um restaurante, um parque de um hotel, etc, (salvo tenham cancelas ou outra forma física de vedar acesso ao local e possam filtrar o acesso só a quem está autorizado), são locais de acesso público

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 15 set 2018, 18:03

Mais uma vez, o SuC de Fátima...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoFonseca » 15 set 2018, 18:42

Falando dos SuC propriamente ditos, segundo o site da Tesla estes serão os próximos locais em Portugal a disporem de Suc:
Braga
Viseu
Castelo Branco
Marinha Grande
Lagos
Faro

Olhando para o mapa da Península Ibérica parece-me que a estratégia passa somente por ligar a Espanha ao nosso litoral (A22, A6, A23, A25 e A24). Tudo perto de AE que cruzam W/O e quase nada N/S que é o que se utiliza mais em Portugal. Os grandes centros urbanos de Lisboa e Porto estão esquecidos na rede da Tesla.
Já sei que vão dizer: "ah e tal Bruno porque os Suc não têm o intuito de servir as cidades mas sim as viagens de longo curso". Deixo-vos já a resposta: Olhem para o mapa da Espanha e verifiquem se as cidades de Madrid, Barcelona, Valência, Saragoça, Múrcia, Málaga e Sevilha (projectado) não têm já os seus SuC.

Responder

Voltar para “Tesla”