super carregadores tesla

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: super carregadores tesla

Mensagem por pemifer » 18 jan 2019, 18:39

BrunoAlves Escreveu:
18 jan 2019, 18:28
pemifer Escreveu:
18 jan 2019, 18:09
Não percebo tanta preocupação com a lei...
Pois, é isso que eu acho perigoso...

Os uber é um bom comparativo, com a diferença que ninguém quer mandar os SuC abaixo. Começaram à margem da lei e foram legalmente enquadrados entretanto. É isso que eu espero que aconteça, sem tirar nem pôr.
Pois mas a Tesla está legalmente enquadrada, assim como a Caetano Power do Porto.
Última edição por pemifer em 19 jan 2019, 00:56, editado 1 vez no total.

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: super carregadores tesla

Mensagem por caz » 18 jan 2019, 21:32

Podes explicar como?

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: super carregadores tesla

Mensagem por migle » 18 jan 2019, 22:50

Bom, eu acho bem que a lei se aplique também à Tesla, Ionity, etc, porque essa lei serve também de garantia para os utilizadores. Só faltava... Quando um dia a lei portuguesa punir, como deve, um CEME/OPC que não cumpra requisitos mínimos de qualidade (multa por cada hora que um posto esteja indisponível), queremos que seja seja para todos. Imaginemos por absurdo, que a Tesla deixa de cuidar dos SuC e a rede começa a falhar... Também iriam querer que a lei os defendesse.

Quanto à obrigatoriedade de estar ligado à Mobi.e, o artigo 26 diz é isto:
1 — Os pontos de carregamento situados em locais privados destinados ao acesso público de utilizadores de veículos elétricos [...] estando obrigatoriamente ligados à rede de mobilidade elétrica através da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica.
Não diz o que muitos citam "local privado de acesso público". Não fala em local mas sim no destino do posto. Para mim, o SuC não se enquadra, porque não se destina ao acesso público: eu não posso carregar ali. É bastante como um clube. ..

Tal como bastaria a cancela ou um letreiro para dizer que o local não é de acesso público, aqui temos bem mais que uma cancela: o posto comunica com o carro e verifica o VIN... Bem mais que uma cancela!

De resto, para mim, Tesla, Ionity, fastned, deviam sim ser enquadradas como CEME/OPC e as garantias legais que venham a haver aplicar-se também.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

LFN
Mensagens: 395
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: super carregadores tesla

Mensagem por LFN » 19 jan 2019, 01:53

Erbium Escreveu:
18 jan 2019, 17:32
Temos stands da própria Nissan a cobrar carregamentos em PCR sem "intervenção" da mobi.e, que é claramente ilegal, mas o vosso problema é se os carregadores da Tesla estão em sítios privados ou de acesso público (lá está a "cancela")... :roll:
Já foi anunciado que ionity vai instalar postos em Portugal nos postos da Cepsa, vão estar integrados na rede mobi.e?
Espro bem que não, ou não teremos ionity em Portugal...o que queremos é postos de carregamento instalados livremente e pagar a tarifa pedida pelo posto com uma app e cartão de crédito. Cartões, comercilaizadores de energia, operadores de posto, e sei lá mais o quê, só servem para atrapalhar e confundir. O modelo deve ser tão bom que não nasceu um único PCR com inestimento privado até agora.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6359
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 19 jan 2019, 02:07

LFN Escreveu:
19 jan 2019, 01:53
O modelo deve ser tão bom que não nasceu um único PCR com inestimento privado até agora.
Bom ponto. Não é totalmente verdade (foram ligados pelo menos 3 PCR no Porto depois da fase comercial), mas é um bom ponto e uma excelente chapada de luva branca a mim que sempre achei que depois dos pagamentos isto ia explodir.
Afinal ter um operador de posto que tem de ganhar dinheiro porque investe num equipamento não é suficiente. É preciso que um comercializador que só tem de existir ganhe dinheiro bem garantido, e uma entidade de distribuição que também não tem peso nenhum no processo não fique de fora do recheio.
E ainda não pagamos pela excelência do serviço da MobiE (ironia), mas lá chegaremos. Palmas.

Este modelo de facto é fantástico e um poço de virtudes. Inovador no mundo. Not :(

Edit: vi agora mesmo notícias de aumento significativo do preço dos SuC. Estou curioso como é que esses pagamentos (inevitáveis) vão encaixar na nossa legislação.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

caz
Mensagens: 413
Registado: 28 ago 2018, 13:30
Data de fabrico: 15 ago 2018
Capacidade bateria: 40 Kwh
Localização: Lisboa

Re: super carregadores tesla

Mensagem por caz » 19 jan 2019, 12:45

Quem fez o investimento inicial dos carregadores rápidos da rede pública? Foi o estado ou os OPC?

Os Suc sabemos que foi a tesla, mas os outros quem é que fez o investimento?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Fil » 19 jan 2019, 13:11

Os "primeiros" 50 são do estado, agora já existem alguns dos OPC e câmaras municipais.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: super carregadores tesla

Mensagem por mjr » 19 jan 2019, 15:50

O estado concessionou os equipamentos. A instalação dos PCR do projeto piloto foi responsabilidade dos OPC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

lmlr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2483
Registado: 11 out 2012, 12:31
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah
Localização: Coimbra

Re: super carregadores tesla

Mensagem por lmlr » 19 jan 2019, 17:15

Só me custa a perceber como há PCR pagos com fundos públicos que estejam inoperacionais/desligados, como de Lagos e de Torres Vedras. De resto Kudos Tesla, tenho pena de não ter um.
A Nissan tem PCR nos concessionários, onde nem os proprietários de veículos Nissan podem carregar, e são postos em propriedade privada, de acesso público.
Quando tinha Renault, num dos concessionários de Coimbra, foi-me recusado carga, e é um posto em propriedade privada, de acesso publico.
Posso continuar a enumerar mais exemplos.
A mim custa-me mais perceber que postos pagos pelo dinheiro de todos, que estão na via pública e não estão integrados na rede mobi.e, mas nem quero saber, dou graças a Deus que existem, e na perspectiva de utilizador de VE, só isso me interessa.

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: super carregadores tesla

Mensagem por RS232CSerialUser » 20 jan 2019, 19:01

Quem ache que a Tesla ia instalar superchargers correndo o risco de estar ilegal deve achar - por conclusão mais ou menos óbvia - que a Tesla não tem acessoria jurídica capaz de interpretar a lei portuguesa ou qualquer outra destes países que fazem a Europa... Obviamente que tem, não iam gastar tempo, dinheiro, recursos, material para nada...
Perguntem de forma directa aos donos dos locais em Portugal onde estão instalados os actuais superchargers:
Fátima (Floresta), Montemor-o-Novo (l'And Vineyards), Guarda (Hotel Lusitânia), Ribeira de Pena (Pena Park Hotel), Alcácer do Sal (Boa-Viagem)...
A perguntam que eu fiz foi:
- O espaço é seu, privado, e só aqui entra quem você deixar, correcto?, ou seja acesso privado, certo?
Adivinhem as respostas.
Não será por acaso que cada dono dos ditos espaços também tem acessoria jurídica, mesmo antes de terem alguma coisa a ver ou a assinar com a Tesla! Que terão sabido interpretar a lei portuguesa para não terem assinado contratos ilegais ou metiam-se num molho de brócolos... Se já há locais que já têm cancela - se é isso do detalhe da cancela que descansa as almas - não me admirava que para paz de todos nascessem mais cancelas. A mim parece-me simples.

Responder

Voltar para “Tesla”