super carregadores tesla

Fórum de discussão sobre todos os modelos da Tesla.
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: super carregadores tesla

Mensagem por BrunoAlves » 20 jan 2019, 19:09

Acreditas mesmo no que escreveste? Pronto, porreiro ;)

Ainda ontem apareceu no FB o SuC de Montemor (acho que foi esse) totalmente ICEd. O proprietário portanto permitiu a todos eles estadionarem lá já que só lá para quem ele permite.
Eu já estive no SuC de Fátima. Só não parei lá porque não quis.

Em relação ao legal, eu não disse que era ilegal, obviamente que não. É só mais um exemplo de uma lei vergada ao jeito que dá.

A lei, que é má sem qualquer dúvida, diz que os postos de carregamento, que servem para colocar energia elétrica em veículos eléctricos, devem estar ligado centralmente e o pagamento passa pela inutilidade que é a MobiE.
Diz-se que em países que lei não permite à Tesla cobrar os carregamentos, cobram estacionamento.
Ora portanto isso não é contornar a lei. Nada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

RS232CSerialUser
Mensagens: 724
Registado: 25 dez 2015, 13:48
Data de fabrico: 17 dez 2015

Re: super carregadores tesla

Mensagem por RS232CSerialUser » 20 jan 2019, 19:19

Por acaso, ou não, já que foi o primeiro, a primeira pessoa a quem fiz a pergunta foi ao dono do Floresta, em Fátima. Mas é questão de dar uma passada por lá agora e reparar no que lá está...

Se acredito no que escrevo? É claro que não... Para quê? Para perder tempo, obviamente

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: super carregadores tesla

Mensagem por rimsilva » 21 jan 2019, 13:20

Fanatismos à parte, que fique claro que quando refiro que a lei tem de ser respeitada é por todos, não interessa que seja a Tesla, a Nissan ou outra marca qualquer, julgo que a maior parte das pessoas que têm duvidas sobre os Suc da Tesla são da mesma opinião, por isso não percebo porque insistem em vir com exemplos de outras marcas se estamos no tópico "super carregadores Tesla".

Como já alguém referiu, o propósito da lei será mesmo defender o utilizador final, proporcionar uma maior competitividade entre operadores e dar espaço a que players mais pequenos possam entrar no mercado, este é o modelo que está na lei.
Infelizmente da teoria à pratica vais uma grande distância e o que eu vejo é que se está a perder uma grande oportunidade para termos uma excelente rede de carregamento, mas isso já é um assunto a outro nível de discussão.

Julgo que a Tesla ainda não está a cobrar qualquer valor em Portugal (quer seja carregamento, quer seja estacionamento), logo assim sendo a Tesla está perfeitamente dentro da lei.

A partir do momento que comece a cobrar e os SuC não estejam ligados à rede mobi.e, acho que a coisa muda de figura.

Dizer que a Tesla tem um departamento jurídico vale o que vale, não é garantia de nada. Apenas dá a certeza que o tema foi estudado e que vão fundamentar a sua posição de forma a legitimar a sua prática.
Só que ninguém está acima da lei e no caso da interpretação da AT ser diferente, o que pode acontecer é que será um tribunal a decidir se a prática é ilegal ou não, não os advogados da Tesla.
Em meu entender o propósito de um OPC é fornecer um serviço de carregamento, não estando habilitado para cobrar estacionamento (para isso não precisa de carregadores).

Para exemplificar o que estou a dizer, basta pensar no esquema que a Tesla quis implementar ao vender o TMS em packs e assim permitir a dedução do IVA na compra, tanto quanto eu sei, isso acabou porque essa forma de contornar a lei não foi bem sucedida.

P.S. Volto a referir que esta discussão não deveria estar neste tópico e até poderia ser mais abrangente e abrir a discussão para todas as marcas.

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Gameiro101 » 21 jan 2019, 19:52

rimsilva Escreveu:
21 jan 2019, 13:20
Fanatismos à parte, que fique claro que quando refiro que a lei tem de ser respeitada é por todos, não interessa que seja a Tesla, a Nissan ou outra marca qualquer, julgo que a maior parte das pessoas que têm duvidas sobre os Suc da Tesla são da mesma opinião, por isso não percebo porque insistem em vir com exemplos de outras marcas se estamos no tópico "super carregadores Tesla".

Como já alguém referiu, o propósito da lei será mesmo defender o utilizador final, proporcionar uma maior competitividade entre operadores e dar espaço a que players mais pequenos possam entrar no mercado, este é o modelo que está na lei.
Infelizmente da teoria à pratica vais uma grande distância e o que eu vejo é que se está a perder uma grande oportunidade para termos uma excelente rede de carregamento, mas isso já é um assunto a outro nível de discussão.

Julgo que a Tesla ainda não está a cobrar qualquer valor em Portugal (quer seja carregamento, quer seja estacionamento), logo assim sendo a Tesla está perfeitamente dentro da lei.

A partir do momento que comece a cobrar e os SuC não estejam ligados à rede mobi.e, acho que a coisa muda de figura.

Dizer que a Tesla tem um departamento jurídico vale o que vale, não é garantia de nada. Apenas dá a certeza que o tema foi estudado e que vão fundamentar a sua posição de forma a legitimar a sua prática.
Só que ninguém está acima da lei e no caso da interpretação da AT ser diferente, o que pode acontecer é que será um tribunal a decidir se a prática é ilegal ou não, não os advogados da Tesla.
Em meu entender o propósito de um OPC é fornecer um serviço de carregamento, não estando habilitado para cobrar estacionamento (para isso não precisa de carregadores).

Para exemplificar o que estou a dizer, basta pensar no esquema que a Tesla quis implementar ao vender o TMS em packs e assim permitir a dedução do IVA na compra, tanto quanto eu sei, isso acabou porque essa forma de contornar a lei não foi bem sucedida.

P.S. Volto a referir que esta discussão não deveria estar neste tópico e até poderia ser mais abrangente e abrir a discussão para todas as marcas.
Pelo que sei já cobrou idle fees.

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: super carregadores tesla

Mensagem por rimsilva » 22 jan 2019, 11:52

Gameiro101 Escreveu:
21 jan 2019, 19:52

Pelo que sei já cobrou idle fees.
Assim sendo, se os carregadores foram usados para colocar electrões no carro, a meu ver foi uma infracção à lei, no entanto, estamos a falar de algo tão residual que não acredito que a AT se irá interessar pelo caso, há coisas muito mais importantes ao nível das fugas ao fisco e de branqueamento de capitais, que provocam prejuízos ao Estado, que nem vale a pena olhar para estar "migalhas" (não sendo um operador julgo que nem cai na alçada da Mobi.e e na sua responsabilidade de controlo da rede) só uma denúncia de alguém é que poderia obrigar a olhar para o assunto.

Até lá muita coisa pode mudar, inclusive a revisão desta lei obtusa!

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Gameiro101 » 22 jan 2019, 12:34

rimsilva Escreveu:
22 jan 2019, 11:52
Gameiro101 Escreveu:
21 jan 2019, 19:52

Pelo que sei já cobrou idle fees.
Assim sendo, se os carregadores foram usados para colocar electrões no carro, a meu ver foi uma infracção à lei, no entanto, estamos a falar de algo tão residual que não acredito que a AT se irá interessar pelo caso, há coisas muito mais importantes ao nível das fugas ao fisco e de branqueamento de capitais, que provocam prejuízos ao Estado, que nem vale a pena olhar para estar "migalhas" (não sendo um operador julgo que nem cai na alçada da Mobi.e e na sua responsabilidade de controlo da rede) só uma denúncia de alguém é que poderia obrigar a olhar para o assunto.

Até lá muita coisa pode mudar, inclusive a revisão desta lei obtusa!
Pelo que me lembro a factura tinha o numero 2 ou 3, não foi infração a lei, pois não foi cobrada energia, apenas "estacionamento abusivo", de resto os supercharger estão a funcionar da mesma maneira que um qualquer estabelecimento que queira disponibilizar uma tomada para os clientes carregarem os carros.

Qual é a diferença, atualmente entre os Supercharger das Tesla, ou uma empresa ter um PCR, no parque da empresa e apenas deixar carregar as pessoas de acordo com as restrições que a empresa definir? até agora não estou a ver a ilegalidade dos Supercharger.

Quando começarem a ser pagos, vamos ver como vai ser feito e ai podemos analisar se é ilegal ou não.

Eu tenho visto muita gente a criticar o facto da Rede Supercharger, ser limitada aos Tesla/estar fora da Mobie, mas a conversa a mim sempre me cheirou a dor de cotovelo, inveja por não terem acesso a rede, mas quem comprou um Tesla sabe que tem acesso e quem não comprou Tesla, sabe que não vai ter acesso a rede, tão simples como isso.

Sim a rede Mobi-e é uma M*rda, sim o inicio dos pagamentos pouco ou nada ajudou a melhorar, mas isso não implica que se tenha de "destruir" a unica rede que funciona no pais, enquanto estivermos com o sistema complicado que tenho atualmente, sinceramente não vejo grande melhorias, o sistema terá de ser completamente alterado, a não ser que a sede ao tacho não permite que se deixe o mercado trabalhar.

Nota: não tenho nenhum Tesla, nem sequer carro electrico, a minha experiencia com electricos é com um Leaf da empresa em que trabalho, que já levei de Leiria ao Algarve e um Tesla de um familiar, que tambem tive oportunidade de fazer a mesma viagem, e sim os SC são uma vantagem enorme.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1255
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: super carregadores tesla

Mensagem por mafgod » 22 jan 2019, 14:18

Gameiro101 Escreveu:
22 jan 2019, 12:34
Qual é a diferença, atualmente entre os Supercharger das Tesla, ou uma empresa ter um PCR, no parque da empresa e apenas deixar carregar as pessoas de acordo com as restrições que a empresa definir?
Sei de um parque empresarial, que segundo eles, foram eles que compraram o PCR, e que para o usar, tem de se adquirir, pagar, um cartão (valor caução que será devolvido após entrega do cartão quando já não precisar o PCR).
E só o pode usar os colaboradores das várias empresas que se encontram nesse parque empresarial.
Somente a energia (kWh) é cobrada.

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: super carregadores tesla

Mensagem por frankesousa » 22 jan 2019, 17:33

Texto do website da Tesla:
Abaixo encontra detalhes adicionais do programa que se aplicam a veículos Tesla incluídos no programa Supercharger.
É aplicável uma taxa ao carregamento com Supercharger de todos os novos veículos da Tesla.
Sempre que possível, os proprietários serão cobrados por kW (quilowatt-hora), sendo este o método mais justo e simples. Nas outras áreas, faturamos o serviço por minuto.
No caso de faturação por minuto, existem dois níveis que têm em conta as mudanças nas velocidades de carregamento, denominados “nível 1” e “nível 2”.
O nível 1 aplica-se quando os carros estão a carregar a 60 kW ou menos, e o nível 2 aplica-se quando os carros estão a carregar acima dos 60 kW. O nível 1 custa metade do nível 2.
O nível 1 também se aplica sempre que o seu veículo estiver a partilhar a energia do Supercharger com outro veículo.
Os preços de utilização de um Supercharger podem variar dependendo da localização e sofrer alterações periódicas. Todos os preços incluem impostos e taxas.
As informações sobre médias de preço são fornecidas abaixo e o preço específico para cada localização com Supercharger é apresentado na aplicação de navegação, no ecrã táctil do veículo.
Determinados veículos Model S e X encomendados antes de 2 de novembro de 2018 recebem um crédito anual de 400 kWh (~1600 km) de carregamentos com Supercharger. Quando a totalidade do crédito for utilizada, serão aplicáveis taxas padrão ao carregamento com Supercharger.
https://www.tesla.com/pt_PT/support/supercharging

Portanto está definido o método de pagamento ao minuto para Portugal (penso eu que será), e estão em espaços privados, e pela minha interpretação completamente legais (e espero que sim, porque seria muito mau para a ME não estarem!)

Da lista de países (onde não consta ainda Portugal) o único pago ao minuto é Alemanha com os seguintes preços:
€ 0.40 por minuto acima de 60 kW
€ 0.20 por minuto num valor igual ou inferior a 60 kW
Para mim o único comentário (opinião) adicional é:
Venham os model 3 "mais baratos" porque eu adorava ter um :D
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: super carregadores tesla

Mensagem por Fil » 22 jan 2019, 18:12

Pelo que entendo, basta a Tesla tornar-se OPC e já pode vender ao kWh. Nesse caso seriam 28 cêntimos por kWh, partindo da lógica aplicada aos outros países (Espanha está a 0.29 kWh e tinha 1 cêntimos acima de nós).

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1299
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: super carregadores tesla

Mensagem por frankesousa » 22 jan 2019, 18:36

Fil Escreveu:
22 jan 2019, 18:12
Pelo que entendo, basta a Tesla tornar-se OPC e já pode vender ao kWh. Nesse caso seriam 28 cêntimos por kWh, partindo da lógica aplicada aos outros países (Espanha está a 0.29 kWh e tinha 1 cêntimos acima de nós).
Infelizmente não será assim "fácil".

Para se tornar OPC tinha de fazer o seguinte:
  • Certificar os postos de acordo com o regulamento (ficha chademo e CCS penso eu) - Não me parece
  • Ligar os carregadores à MobiE - não me parece
  • Aceitar carregar qualquer carro com o cartão de qualquer CEME - Não me parece
  • Entre outros entraves que podíamos aqui listar
SuC são e serão sempre exclusivos Tesla, faz parte do ecossistema, e separados de redes de carregamentos "locais".
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Responder

Voltar para “Tesla”