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Re: super carregadores tesla

Enviado: 11 dez 2017, 10:35
por Fil
Novo supercarregador em Espanha, Guarromán com 10 tomadas.

Re: super carregadores tesla

Enviado: 03 jan 2018, 12:34
por Lipas
Supercharger de Fátima Aberto ?????

https://supercharge.info/

Re: super carregadores tesla

Enviado: 03 jan 2018, 12:35
por rimsilva
Sim, já há relatos (videos) de carregamentos efectuados.

Re: super carregadores tesla

Enviado: 03 jan 2018, 12:54
por BrunoAlves
Também vi, mas confesso que achei estranho.

Fazem-se inaugurações pomposas de PCR e os primeiros carregamentos no primeiro SuC do país é feito "à socapa", por um grupo de ilustres conhecidos do meio mas perfeitos desconhecidos do resto do mundo... Estranho.

Há ainda muita coisa no cinzento acerca do funcionamento dos SuC. Fico contente com a entrada em funcionamento (devemos todos ficar, é um marco inegável!), mas não tenho qualquer dúvida que são um atropelo à legislação a que os restantes operadores estão sujeitos. Quem é o OPC e o CEME? A cobrança (quando lá chegar) vai ser feita através do sistema integrado da MobiE? A Mobiletric, a Prio, a KLC, etc, também podem vender estacionamento em vez de energia e borrifar-se para o restante sistema? Vamos aguardar.

Outra coisa que registo é o tempo necessário à certificação. Os postos de 22kW de Lisboa estiveram quase 3 meses para ser certificados e poderem ser ligados (e foram-no a 7,2kW), aqui tivemos 600kW instalados, ligados e certificados em menos de um mês. Parabéns à Tesla, para a rede pública e todas as entidades envolvidas fica um grande LOL :lol:

Re: super carregadores tesla

Enviado: 03 jan 2018, 12:59
por cacoila
BrunoAlves Escreveu:A cobrança (quando lá chegar) vai ser feita através do sistema integrado da MobiE? A Mobiletric, a Prio, a KLC, etc, também podem vender estacionamento em vez de energia e borrifar-se para o restante sistema? Vamos aguardar.
Pois parece que a cobrança é mesmo ao kWh e não por tempo, pelo que vem dado como confirmado pela Tesla à Exame Informática, estou para perceber como o "podem" fazer.

Quanto à certificação em tempo record, a diferença é que aqui é uma empresa privada a pagar o que for preciso para as coisas andarem, na Mobi-e são várias entidades, parte delas estatais, a "engonhar" e completamente a borrifarem-se para o facto de estar pronto ontem, hoje ou daqui por 6 meses, e todos eles tem "desculpa" de que depende de muitas outras entidades e pessoas e coisas e cenas e mais coisas...

Re: super carregadores tesla

Enviado: 03 jan 2018, 13:00
por Lipas
Supostamente ainda nao foi inaugurado. Foram apenas testes finais. Nao entendo porquê o grande LOL, mas tudo bem

Re: super carregadores tesla

Enviado: 03 jan 2018, 13:04
por BrunoAlves
Se calhar expliquei-me mal.
Tesla: um mês, instalado, certificado e ligado.
Rede publica: meses para instalações, meses para certificações, meses para arranques em funcionamento (os PCR de TV ainda têm os pinos a balizá-los apesar de totalmente ligados e a funcionar há várias semanas!!!). Logo, LOL :mrgreen:

Re: super carregadores tesla

Enviado: 03 jan 2018, 13:07
por Lipas
BrunoAlves Escreveu:Se calhar expliquei-me mal.
Tesla: um mês, instalado, certificado e ligado.
Rede publica: meses para instalações, meses para certificações, meses para arranques em funcionamento (os PCR de TV ainda têm os pinos a balizá-los apesar de totalmente ligados e a funcionar há várias semanas!!!). Logo, LOL :mrgreen:

Ah sim, isso mostra bem o País que temos em termos de burocracias, licenças e mais nao sei o quê.. O PCR de Braga foi dos ultimos a ser ligado... Estava montado ha um ano !

Re: super carregadores tesla

Enviado: 03 jan 2018, 13:39
por sosimple
BrunoAlves Escreveu:Há ainda muita coisa no cinzento acerca do funcionamento dos SuC. Fico contente com a entrada em funcionamento (devemos todos ficar, é um marco inegável!), mas não tenho qualquer dúvida que são um atropelo à legislação a que os restantes operadores estão sujeitos. Quem é o OPC e o CEME? A cobrança (quando lá chegar) vai ser feita através do sistema integrado da MobiE? A Mobiletric, a Prio, a KLC, etc, também podem vender estacionamento em vez de energia e borrifar-se para o restante sistema? Vamos aguardar.
Depende de como for o acesso ao local onde o SUC está instalado. Já sabemos que é um local privado, resta saber se é um local privado que permita o acesso do público em geral. Ver artigo 6º do DL 90/2014

Se permitir o acesso do público em geral, aplica-se o artigo 26º:
Pontos de carregamento em local privado de acesso público
1 — Os pontos de carregamento situados em locais privados destinados ao acesso público de utilizadores de veículos elétricos são instalados, disponibilizados, explorados e mantidos por operador licenciado nos termos do artigo 15.º, estando obrigatoriamente ligados à rede de mobilidade elétrica através da entidade gestora da rede de mobilidade elétrica.
2 — A instalação de pontos de carregamento no caso previsto no número anterior fica sujeita ao disposto nos n.os 1 e 2 do artigo 31.º


Se, por outro lado, o acesso for exclusivo a veículos Tesla aplica-se o artigo 27º:
Pontos de carregamento de acesso privativo
1 — A instalação, disponibilização, exploração e manutenção de pontos de carregamento de acesso privativo, para uso exclusivo ou partilhado, pode ficar a cargo de operadores devidamente licenciados ou dos próprios detentores, a qualquer título, do local de instalação do ponto de carregamento.
2 — A instalação de pontos de carregamento prevista no número anterior fica sujeita ao disposto no n.º 2 do artigo 31.º
3 — No caso em que a instalação, disponibilização, operação e manutenção dos pontos de carregamento seja a cargo dos próprios detentores, estes poderão também optar por solicitar a integração destes pontos de carregamento na rede da mobilidade elétrica, de forma a usufruir da possibilidade de fornecimento de eletricidade para mobilidade elétrica ou de outros serviços associados à mobilidade elétrica e garantir os devidos acertos de energia com a instalação local.
4 — Os detentores do local podem carregar os veículos elétricos sem recurso a pontos de carregamento, utilizando apenas a instalação elétrica doméstica, devendo observar as regras e condições técnicas e de segurança estabelecidas nas disposições legais e regulamentares aplicáveis.

Re: super carregadores tesla

Enviado: 03 jan 2018, 14:47
por sosimple
Estou curioso para ver como "vão descalçar a bota"...

Artigo 46.º
Infrações graves
Constitui contraordenação punível com coima entre € 300 e € 3000 ou entre € 4000 e € 40 000, consoante seja aplicada, respetivamente, a pessoa singular ou a pessoa coletiva:
a) O exercício não licenciado das atividades de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica e de operação de pontos de carregamento;
b) A disponibilização de pontos de carregamento por entidades que não estejam devidamente licenciadas para o efeito ou que não tenham assegurado a operação dos respetivos pontos de carregamento por entidade licenciada para o efeito;
c) A ausência de integração na rede de mobilidade elétrica, pelo respetivo operador de pontos de carregamento, de pontos de carregamento localizados em pontos com acesso a uma via pública ou equiparada;
d) A instalação de pontos de carregamento em locais ou pontos com acesso a vias públicas ou equiparadas sem a licença prevista no n.º 2 do artigo 25.º