Compra de bateria e terminar aluguer

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BECOOL
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Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por BECOOL » 06 dez 2017, 23:55

Em Portugal e Espanha, a Renault (RCI) já permite a compra de bateria de modo a terminar o contracto de aluguer nos seus carros eléctricos usados. Já no ano passado a Nissan começou a fazer o mesmo nos seus modelos Flex.

Isto serve principalmente para escoar o stock de carros usados que se encontram nos stands, mas esta possibilidade também é oferecida a particulares. Sei de casos em que Zoes importados de França com aluguer, foram depois revendidos em Portugal sem ele por valores a rondar os 15.000 €. Em breve mais surgirão.

Em França um Zoe usado pode ser comprado por valores que começam nos 6.500 €. Não aconselho o modelo Q210, o R240 introduzido em 2015 é muito mais fiável e eficiente.

https://www.lacentrale.fr/listing?makes ... y=priceAsc



Dependendo dos anos, a bateria de um Zoe pode ser comprada por valores entre os 4.000 e 6.000 euros. Enquanto no Twizy o valor ronda os 2.000 €.


Visto que as baterias do Zoe e do Twizy provaram ser bastante duráveis (ao contrário do Fluence ZE) e que lidar com a RCI é uma dor de cabeça, acho que vale a pena comprar a bateria e terminar o contracto de aluguer com a RCI.


Mais informações:

http://foroev.com/index.php?topic=8526

http://pushevs.com/2017/11/24/renault-n ... ery-lease/

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Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por BECOOL » 07 dez 2017, 00:52

Sim, as baterias LG Chem do Zoe são bastante duráveis, quem diz o contrário ou é por desconhecimento ou é por falta de honestidade intelectual.


O Zoe teve sim problemas no firmware do BMS, e a incompetência dos concessionários Renault piorou o caso - que seria de fácil e rápida resolução por alguém minimamente competente. Se a Renault fosse a Tesla e tivesse actualizações do firmware via OTA, isto nem era tema de conversa. Depois houve um minoria de pessoas que aproveitou para fazer isto parecer um problema de bateria, pois têm pelo Zoe um ódio de estimação. Para alguns tudo serve para bater no Zoe, temos que dar desconto.


Quanto à garantia desconheço, deverá ficar equiparada a uma bateria que tenha sido em propriedade desde do início.

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Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por RNM » 07 dez 2017, 03:40

Segundo um engenheiro do grupo Renault-Nissan, a degradação das baterias do Zoe é equiparável à do Leaf 30 kWh.

Relativamente ao "ódio de estimação. Para alguns tudo serve para bater no Zoe, temos que dar desconto.", basta comparar os grupos de facebook dos proprietários de Zoe, sempre a reportar problemas, com um grupo de donos de Leaf e ouvir falar de um dos veículos mais fiáveis que a Nissan alguma vez produziu.

Estrada da Beira e a beira da estrada.

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Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por BECOOL » 07 dez 2017, 14:24

RNM isso nem está em causa, sou dos primeiros a dizer que no geral o Leaf é dos carros mais fiáveis que existem e que o problema da bateria foi resolvido - quase por completo - com a introdução da versão de 30 kWh. Sempre fui bastante racional em relação ao Leaf, nunca foi um ódio de estimação, apenas tinha o problema das células LMO, mas quando a Nissan finalmente as mudou para NCM, o problema ficou resolvido.

O Zoe também tinha um problema grave, neste caso de eficiência, que ficou resolvido com a introdução do R240 em 2015. Outro problema era o aluguer de baterias obrigatório.

Mas o que está em causa - para saber se vale a pena terminar o aluguer ou não - é a qualidade da bateria do Zoe. Se a degradação for semelhante à do Leaf 30 kWh isso é mau? Ao contrário da bateria de 24 kWh do mk1 com células LMO, a de 30 kWh já é NCM e fora casos raros tem provado ter boa qualidade. A escolha de células LMO foi péssima por parte da AESC, e a única razão foi por o manganês ser muito mais barato que o níquel.

No entanto a degradação da bateria num Zoe R240 ou R90 será sempre inferior, não só por causa do TMS, mas também porque as cargas estão limitadas a 22 kW.

Mas sim, sabes que sempre que há um problema com o Zoe é logo generalizado. Por exemplo houve um caso onde falharam os travões e pronto... No entanto se quisermos generalizar também já houve casos semelhantes com o Leaf.

https://speakev.com/threads/brake-failure.55561/

Também no fórum norte-americano do Leaf são várias as pessoas que ficaram tão desiludidas com a degradação da bateria que nunca mais vão comprar Nissan. No entanto, só o Zoe é que sofre de generalizações. Embora admita que em parte a responsável é a Renault, por ser tão inábil a resolver os problemas quando eles existem. Os Tesla por exemplo têm muito mais problemas, mas a Tesla resolve-os com sabedoria e rapidez - às vezes nem é preciso ir à oficina, basta uma actualização OTA.


Adiante, se alguém souber quanto é que a RCI está a cobrar pela cessação do contrato de aluguer em Portugal era bom partilhar.

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Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por RNM » 07 dez 2017, 17:11

BECOOL Escreveu:No entanto a degradação da bateria num Zoe R240 ou R90 será sempre inferior, não só por causa do TMS, mas também porque as cargas estão limitadas a 22 kW.
Segundo o tal engenheiro, o Leaf leva uma ligeira vantagem em termos de degradação, apesar de não refrigeração e de ter carga e descarga a potências mais elevadas.
Não é conversa académica, é conversa de quem tem acesso aos dados de ambos carros.
Por isso, o acima assinalado não só está errado como parece ser o preciso oposto.
BECOOL Escreveu: Mas sim, sabes que sempre que há um problema com o Zoe é logo generalizado. Por exemplo houve um caso onde falharam os travões e pronto... No entanto se quisermos generalizar também já houve casos semelhantes com o Leaf.
TODOS os carros dão chatices e problemas e não irei debater aqui a gravidade deles.
Quando se comparam automóveis no capitulo da fiabilidade, fala-se em avarias por milhar de unidades vendidas.
Relativamente ao Zoe, o problema "generalizado" do Zoe é falta de qualidade no geral.
Mais uma vez, basta ir ao grupo de FB e contei 3 posts de problemas vários em apenas 12. E continuando a ler o feed, aparecem mais e mais problemas.
Isso NÃO acontece em nenhum grupo de Leaf do mundo. E sem não existissem as barras de degradação só se leriam maravilhas sobre o carro.
BECOOL Escreveu:Os Tesla por exemplo têm muito mais problemas, mas a Tesla resolve-os com sabedoria e rapidez - às vezes nem é preciso ir à oficina, basta uma actualização OTA.
Mais uma vez, estrada da beira e beira da estrada.
A nissan testa e retesta tudo ANTES de entregar aos clientes, logo não precisa de actualizações para que o carros funcionem convenientemente.
Já a Tesla, aparafusa umas pilhas e umas rodas a um tablet e mete no mercado para os clientes serem mulas de teste.
Por isso, actualizações OTA são uma absoluta necessidade quando se trabalha assim, não são uma "feature gira".

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Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por RJSC » 07 dez 2017, 17:19

RNM Escreveu: A nissan testa e retesta tudo ANTES de entregar aos clientes, logo não precisa de actualizações para que o carros funcionem convenientemente.
Já a Tesla, aparafusa umas pilhas e umas rodas a um tablet e mete no mercado para os clientes serem mulas de teste.
Pois eu com uma bateria Nissan de primeira geração a degradar-se como sabemos sinto-me mula de teste na mesma. :roll:
Última edição por RJSC em 07 dez 2017, 17:20, editado 1 vez no total.

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Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por Erbium » 07 dez 2017, 17:20

BECOOL Escreveu:Se a degradação for semelhante à do Leaf 30 kWh isso é mau?
Eu, leigo que sou, diria que sim! O ZOE tem refrigeração das baterias o Leaf não (tanto se fala da Nissan abdicar disto e agora?), se assim degradam ao mesmo ritmo as baterias do ZOE serão piores, porque em melhores condições degrada igual, se igualarmos as condições terão uma degradação superior!
BECOOL Escreveu:Por exemplo houve um caso onde falharam os travões e pronto...
Um... em Portugal? Aquando do caso em PT o utilizador em causa referiu que encontrou casos semelhantes no "estrangeiro"...
Se a resolução foi pior por culpa da Renault é um bocado indiferente para o utilizador, ZOE é Renault, não há volta dar... o utilizador/cliente não pode comprar o carro e arranjar em casa (ficar independente da Renault)! Ou seja, o produto em si "perde" sempre em comparação com outros!
A Renault vende de ZOE's e só podem ser intervencionados em 2 ou 3 concessionários em PT, a Nissan "aceita" Leaf's em qualquer concessionário! Ódios à parte, na prática, o cliente fica mais "protegido" na Nissan ou não?
E os problemas do ZOE não se ficam na bateria... infelizmente tem vários problemas "crónicos/frequentes", o que é uma pena para a ME porque sempre disse que era carro para ser um sucesso se fosse minimamente fiável, um citadino com boa autonomia (versão 40kWh) tinha tudo para vender e "convencer" as pessoas, mas a fiabilidade está a deixar várias pessoas de pé atrás!

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Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por BECOOL » 07 dez 2017, 19:10

Erbium se leres esse tópico no fórum inglês vais ver que a falha nos travões no Leaf não foi um caso único. No entanto não é por isso que o Leaf deixa de ser dos carros mais fiáveis e depois da introdução da bateria de 30 kWh comecei a recomendá-lo a muita gente. Só que quando o Zoe tem um problema ele é generalizado e lembrado constantemente durante anos, quando o Leaf tem um problema ele é rapidamente esquecido.

Se quisermos até encontramos casos com a bateria do Leaf de 30 kWh apresentar elevados níveis de degradação, no entanto generalizar não é intelectualmente honesto. É inegável que é bastante melhor que a de 24 kWh do mk1.

Mas sim, tens razão quando dizes que para o cliente não interessa se o problema é defeito do carro ou incompetência da Renault, ele quer é ver o seu problema resolvido.

No entanto o que interessa neste tópico é saber quanto a RCI pede em Portugal pela bateria usada - que eu acho bastante boa, outros nem tanto. Depois é fazer as contas, para ver se vale a pena continuar a pagar o aluguer ou não. Não esquecer que a bateria em aluguer também tem encargos como um seguro à parte obrigatório e lidar com a RCI tira anos de vida.

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Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por BECOOL » 07 dez 2017, 19:30

Bem para não andarmos aqui a discutir opiniões, vamos a factos, aqui fica um video de uma palestra de um engenheiro da Renault com dados da bateria de 17.000 Zoe.

https://youtu.be/N6sRWGjFx5w?t=550


Após 1.500 dias (mais de 4 anos) o SOH inicial de 110 % mantém-se acima de 100 %, ou seja, menos de 10 % de degradação real após mais de 4 anos. O mais certo é nem se notar na autonomia.


O Zoe pode ter muitos problemas, mas a bateria - que é o que interessa neste tópico - não é um deles. Por isso na minha opinião, o aluguer não compensa.

Orlando
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Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por Orlando » 08 dez 2017, 09:41

Infelizmente todos sabemos que isso não corresponde em nada à realidade, são dezenas de relatos com SOH de 85% com 1 ou 2 anos.
O engenheiro que vá para a Nissan, que para a semana estás cá a dizer que afinal as barras desaparecem por magia.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

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