Compra de bateria e terminar aluguer

Fórum de discussão sobre todos os modelos elétricos plug-in da Renault.
Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 2956
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por Nonnus » 22 out 2020, 15:56

zeuz Escreveu:
22 out 2020, 15:31
...e não me parece que seja uma coisa dita quando se fala no aluguer, i.e., só depois da compra é que somos confrontados com esse custo.
Quando andei a ver a várias opções que o mercado tinha para oferecer, na Renault nunca me disseram nada acerca disso. Aliás, só tive conhecimento aqui no fórum acho que pelo BrunoFonseca. Se todos os clientes batessem o pé, a Renault tinha de acabar com esse abuso. Assim é fácil fazer dinheiro, o cliente é que suporta os custos todos de um equipamento nunca vai ser dele.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por alexmol » 22 out 2020, 17:35

zeuz Escreveu:
22 out 2020, 15:31
@alexmol, depreendo pelas tuas palavras que tinhas seguro de danos próprios no Fluence ZE , certo ?
Eu tinha sim, o carro ainda tinha garantia e estava praticamente novo, mas quando vendi o carro o comprador só queria fazer um seguro básico. Tive sorte porque o negócio ainda se concretizou, mas podia ser um deal-killer :?
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

PP2020
Mensagens: 4
Registado: 21 out 2020, 00:14
Data de fabrico: 01 nov 2015

Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por PP2020 » 14 nov 2020, 01:01

Boa noite,

Aproveito este tópico para vos dar a minha experiência sobre a possibilidade de compra da bateria e fazer algumas questões:
• Tenho um Renault Zoe R240, de Setembro 2015;
• Comprei-o em Setembro de 2020, com 92.000 km, baterias de aluguer;
• Enviei um mail à RCI a perguntar se vendiam a bateria, e por quanto;
• Foram bastante rápidos a responder: custa 2.990€ + IVA, ou seja 3.678€.
• Liguei o canze ao carro a semana passada e o SOH está nos 98%. Muito em linha com o que vejo por aí na internet.

Portanto comprar a bateria não me parece um mau negócio, especialmente porque até agora estou bastante satisfeito com o carro e estou quase certo de que quero ficar com ele durante muitos anos. Além disso não gosto do aluguer da bateria e irrita-me o limite de km.
Não fossem os problemas de fiabilidade dos Renault em geral e o mau serviço da Renault (falo por experiência própria com carros a gasolina, nada de grave, mas pelo que tenho lido por aí o Zoe não foge à regra), e o medo de que aconteça alguma coisa à bateria… estaria quase convencido.

Algumas perguntas:
• Há relatos de problemas e avarias graves da bateria? Se houver problemas, tipicamente há reparação com custos razoáveis? Eu não encontro grande informação sobre isso. Estou tentado a deduzir que é como quase tudo - ou já tinha avariado no início, ou só vai avariar daqui a uns bons anos… Mas ia-me custar comprar a bateria e começar a ter problemas daqui a uns tempos.
• Alguém sabe se o valor da bateria que a RCI apresenta é negociável, de alguma forma?
• A degradação da bateria é mais ou menos constante ao longo do tempo, ou vai piorando com a idade? parece-me mais ou menos constante, 2,5% ao ano.
• Há alguém por aí que já tenha comprado a bateria à RCI? Alguma outra coisa que deva ter em conta?

Obrigado!

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por alexmol » 14 nov 2020, 12:16

PP2020 Escreveu:
14 nov 2020, 01:01
• Há relatos de problemas e avarias graves da bateria? Se houver problemas, tipicamente há reparação com custos razoáveis? Eu não encontro grande informação sobre isso. Estou tentado a deduzir que é como quase tudo - ou já tinha avariado no início, ou só vai avariar daqui a uns bons anos… Mas ia-me custar comprar a bateria e começar a ter problemas daqui a uns tempos.
• Alguém sabe se o valor da bateria que a RCI apresenta é negociável, de alguma forma?
• A degradação da bateria é mais ou menos constante ao longo do tempo, ou vai piorando com a idade? parece-me mais ou menos constante, 2,5% ao ano.
Das baterias do ZOE não se costumam ouvir relatos de problemas graves com a bateria. Mas aposto que se houver problema grave o custo não será razoável.
A RCI costuma ser totalmente inflexível, tipo Autoridade Tributária, nunca consegui negociar nada enquanto tive aluguer de bateria.

A degradação é mais rápida no ínicio, baixando o SoH dos 110% para os 100% bastante rápido. Depois vai por aí abaixo mais lentamente. Se houver cuidado de não carregar e deixar ficar a 100% os 2,5% ao ano parecem-me expectáveis num ZOE.

Podes encontrar aqui alguns dados enviados por proprietários

https://canze.fisch.lu/battery-health-status/
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

PP2020
Mensagens: 4
Registado: 21 out 2020, 00:14
Data de fabrico: 01 nov 2015

Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por PP2020 » 14 nov 2020, 19:46

Obrigado pela ajuda,

Essa questão de não carregar até 100% faz mesmo sentido em carregamentos lentos a 2 ou 3 kW? Há estudos sobre isso? A degradação não dependerá também muito da temperatura que se atinge no carregamento?
Isso leva a outra pergunta: o Zoe regula a temperatura da bateria durante o carregamento?

Em teoria, noutro tipo de bateria qualquer, carregar até 100% é mau se for uma carga a 0,5C, ou mais, ou seja carregar em menos de 2h. Mas pelo que percebi ao carregar o carro, o carregamento até "desacelera" automaticamente quando está a chegar aos 100%.

É que a bateria deste carro não é propriamente grande. Se ainda me limito a andar entre os 20 e os 80%, como aconselham por aí, basicamente nem 80 km de autonomia tenho. Infelizmente por agora não consigo carregar em casa, portanto isto significa andar à procura de carregador de 3 em 3 dias. Se usar sem pensar nisso só preciso de carregar 1 vez ao fim de semana, até aos 100%.
E nesse caso, se calhar mais vale continuar o aluguer de bateria e ter menos esta preocupação da bateria.

O canze dá para ver como foram os carregamentos do carro desde o início?
Como disse o carro tem praticamente 100 mil km em 5 anos. Duvido que tenham feito tantos km a usar a bateria só nesses intervalos ótimos. Seria interessante ter o histórico para ver a verdadeira influência.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por rnlcarlov » 14 nov 2020, 21:22

O que é de evitar é deixar o carro parado dias a 100%. Se é para carregar e usar faça como lhe dá mais jeito. Se está nessa situação de não conseguir em casa, mais razões para não se preocupar com isso e fazer a sua vida para já com o mínimo de sacrifícios. Depois de o poder carregar em casa pode fazer as programações que entender.

Avatar do Utilizador
alexmol
Proprietário Tesla
Mensagens: 2572
Registado: 29 jan 2015, 22:10
Data de fabrico: 07 set 2019
Capacidade bateria: SR+ ~49kWh
Localização: Tavira
Contacto:

Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por alexmol » 16 nov 2020, 16:58

PP2020 Escreveu:
14 nov 2020, 19:46
Essa questão de não carregar até 100% faz mesmo sentido em carregamentos lentos a 2 ou 3 kW? Há estudos sobre isso? A degradação não dependerá também muito da temperatura que se atinge no carregamento?
Isso leva a outra pergunta: o Zoe regula a temperatura da bateria durante o carregamento?
Não importa se é carregamento lento ou rápido, deixar a bateria a 100% sem a usar acelera a degradação. Carregar até 100% e logo a seguir gastar pelo menos 5% não tem problema.
No caso do ZOE não será a temperatura que degrada a bateria, porque o ZOE usa o ar condicionado para arrefecer a bateria caso esta atinja determinada temperatura durante o carregamento.
PP2020 Escreveu:
14 nov 2020, 19:46
Em teoria, noutro tipo de bateria qualquer, carregar até 100% é mau se for uma carga a 0,5C, ou mais, ou seja carregar em menos de 2h. Mas pelo que percebi ao carregar o carro, o carregamento até "desacelera" automaticamente quando está a chegar aos 100%.
Desacelera para não exceder a tensão máxima das células, isso tanto acontece em carga rápida como lenta. Como já se disse o problema é deixar ficar a 100%.
PP2020 Escreveu:
14 nov 2020, 19:46
É que a bateria deste carro não é propriamente grande. Se ainda me limito a andar entre os 20 e os 80%, como aconselham por aí, basicamente nem 80 km de autonomia tenho. Infelizmente por agora não consigo carregar em casa, portanto isto significa andar à procura de carregador de 3 em 3 dias. Se usar sem pensar nisso só preciso de carregar 1 vez ao fim de semana, até aos 100%.
E nesse caso, se calhar mais vale continuar o aluguer de bateria e ter menos esta preocupação da bateria.
Se a carga ao fim-de-semana terminar na madrugada de segunda-feira até 1 hora antes de sair não vejo problema em carregar até 100%.
PP2020 Escreveu:
14 nov 2020, 19:46
O canze dá para ver como foram os carregamentos do carro desde o início?
Como disse o carro tem praticamente 100 mil km em 5 anos. Duvido que tenham feito tantos km a usar a bateria só nesses intervalos ótimos. Seria interessante ter o histórico para ver a verdadeira influência.
O CanZe só mostra o que o carro guarda. No caso da Renault o histórico de carregamentos é guardado nos servidores da Renault, não no carro.
Alexandre Moleiro

2019 Tesla Model 3 SR+
🧙🏻‍♂️Gandalf the White
Imagem
Imagem


2018 Kia Soul EV 30kWh
🌈ZX Spectrum
Imagem
Imagem

Avatar do Utilizador
BrunoFonseca
Mensagens: 1180
Registado: 16 jul 2018, 12:32
Data de fabrico: 29 mai 2018

Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por BrunoFonseca » 07 dez 2020, 11:12

PP2020 Escreveu:
14 nov 2020, 01:01

• Há relatos de problemas e avarias graves da bateria? Se houver problemas, tipicamente há reparação com custos razoáveis?
A bateria do meu Zoe já teve de ser substituida devido a avaria.
Quanto a custos, não sei responder pois a bateria é de aluguer.

Pergunta: esses 3 mil e tal euros que lhe pedem para adquirir a bateria davam para quantos meses de aluguer?
A bateria que refere é de 22kWh. Ja ponderou a substituição para uma de 41kWh?

Estrunfinaazulinha
Mensagens: 1
Registado: 07 jun 2022, 19:02
Data de fabrico: 01 jan 2011

Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por Estrunfinaazulinha » 08 jun 2022, 07:57

Olá. Ando a informar-me sobre veículos elétrico. Alguem me sabe dizer qual o fator de desvalorização das baterias zoe?

JAC
Mensagens: 1
Registado: 10 mai 2023, 18:52
Data de fabrico: 01 jun 2014
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Compra de bateria e terminar aluguer

Mensagem por JAC » 12 mai 2023, 17:19

...ajudem no tópico. Também estou a pensar em comprar a bateria do meu ZOE. Mas o meu é de 2013. Desde que o tenho não reparei num decréscimo da autonomia. O que mais me interessa saber é se é elevado o risco de a bateria se danificar de facto. Por isso gostaria de saber a opinião de quem percebe ou tem experiência na longevidade das baterias?

Responder

Voltar para “Renault”