ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
JAbrizida
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ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Mensagem por JAbrizida » 17 jun 2011, 19:27

A entrada para a minha garagem faz-se por uma rampa de grande declive, cerca de 12%.
Resolvi estacionar LEAF a meio e quando pretendi arrancar tive uma surpresa!
Depois de seleccionar a posição D, marcha para a frente, libertei o travão de mão e quando comecei a acelerar o carro começou a descair! Foi necessário vir de marcha-atrás até um local menos inclinado para conseguir fazer a subida.
Não estava habituado a esta situação, pois possuo um Lancia Thesis, com mudanças automáticas, que quando está na posição D, só anda para a frente, isto é não faz marcha-atrás.
Alguém já teve esta experiência ou são os primeiros passos do novato?

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Filipe
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Re: ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Mensagem por Filipe » 17 jun 2011, 19:35

Experimente de pois de pôr em D, carregar no acelerador sem tirar o travão da posição Park, se estiver com o simbolo verde de condução,
ele deve destravar automáticamente e começar a andar.
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JAbrizida
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Re: ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Mensagem por JAbrizida » 17 jun 2011, 19:40

Acabei de ler agora isso no Livro de Instruções. No entanto penso que deve ser uma coisa a rever pelos engenheiros da NISSAN. Normalmente os carros com mudanças automáticas travam nas subidas impedindo que o carro descai. É mais seguro.
De qualquer modo agradeço a sugestão.

Um abraço

RJSC
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Re: ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Mensagem por RJSC » 17 jun 2011, 19:52

Hmm... Para os Portugueses habituados a fazer ponto de embraiagem não é nada de estranhar, instintivamente vão segurar o travão e começar a acelerar antes de largar o pedal do travão. E provavelmente vão ficar furiosos como eu com o facto de numa superfície plana o carro começar andar sozinho para a frente mesmo sem tocar no acelerador...
Mariquices a imitar Veículos de Combustão com caixa automática em que como não existe embraiagem ele anda sempre.
Num VE isso não faz qualquer sentido existir. Esse sim foi o grande erro.

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ruimegas
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Re: ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Mensagem por ruimegas » 17 jun 2011, 20:36

De facto aquilo que os "américas" chamam de "creep" que é o facto de o carro numa estrada plana quando se larga o travão começar logo a andar ligeiramente para a frente é um pouco estranho mas eu já "entranhei" esse facto e já não me incomoda.

Só uma pequena correcção ao que foi aqui dito. Para que seja possível arrancar com o carro sem destravar o travão de mão só é necessário estar com o cinto de segurança colocada e ter o carro em D, ECO ou R e começar a acelerar que o travão de mão solta-se sozinho

A mim até me dá jeito que o carro ande para trás, devagar, numa subida pois facilita-me a saída da garagem que tem uma curva apertada de 180º.
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Re: ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Mensagem por CarlosOliveira » 19 jun 2011, 23:57

Pois eu ainda não tive essa experiência, embora já tenha arrancado com o LEAF em subida. Por outro lado também tenho um monovolume com mudanças automáticas e na sua condução habituei-me a travar com o pé esquerdo, como se faz nos karts... muito embora a carrinha fique travada por cerca de 3 segundos quando tiramos o pé travão. Se estivermos numa subida e não travarmos, ela descai. Quanto ao LEAF, o que eu acho que se passa é que uma determinada força limite que o mantém num ponto de equilibrio. Para forças inferiores a essa força (estrada plana ou ligeiras inclinações) o LEAF desloca-se para a frente pois o inversor tem uma força minima limite sempre activa, para forças superiores a essa força pré-definida, o LEAF desloca-se para trás.
É por isto que não se deve estar com o carro travado nos semáforos mas sim em modo Park ou Neutral, pois o LEAF está a ser travado nessa força mínima. Se repararem no modo de visualização dos consumos da bateria, quando estar a travar (carro parado) no modo Drive ou Eco, a energia instantanea consumida está no máximo, o que indica consumo de energia.

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Re: ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Mensagem por RJSC » 20 jun 2011, 00:30

A ser assim é uma asneira de engenharia monumental! :shock:
Não acredito que o inversor não desligue completamente quando as rodas estão paradas e as pastilhas de travão encostadas.

CarlosOliveira
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Re: ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Mensagem por CarlosOliveira » 21 jun 2011, 00:19

Se o inversor do LEAF assentar nos mesmos principios dos inversores comuns do sector industrial, o que se verifica é que, para frequências inferiores a 5Hz existe um ruido considerável no inversor. Uma estratégia que se utiliza muito é forçar a existência de uma frequência mínima acima dessa valor. Ora, quando isto acontece num inversor industrial, significa que o motor que é alimentado por esse inversor roda a uma determinada rotação mínima. Desde que o binário seja superior à carga então temos movimento. Não sei se é isto que acontece no LEAF, é só uma comparação com os inversores comuns da indústria.

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Re: ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Mensagem por RJSC » 21 jun 2011, 03:21

Certamente os inversores industriais permitem parar o motor (não enviando qualquer tensão para o mesmo). E o inversor do LEAF deve fazer o mesmo quando as pastilhas dos travões bloqueiam os discos. Seria um erro tremendo estar a desperdiçar energia a fazer força contra as rodas bloqueadas pelos travões, e num carro com tanto ênfase na eficiência, duvido que se cometam desperdícios desses.

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Re: ARRANQUE EM SUBIDAS DE GRANDE DECLIVE

Mensagem por batalha » 21 jun 2011, 09:42

Ao ler este tópico fiquei com mais uma duvida. Qual a velocidade mínima do Leaf?
Quando circulamos numa fila lenta por vezes a velocidade da mesma é inferior á do nosso carro, que obriga a constantes pontos de embriagam e o para arranca do costume, aqui os veículos mais lentos têm vantagem :lol: como é com o Leaf?

Em relação ao assunto do tópico, acho que algumas das características do Leaf, serão forçadas para manter semelhanças com os CI que estamos habituados? Mas essa parte de não se conseguir arrancar nas subidas :shock: ou gastar enquanto parado :shock: não lembra ao diabo :mrgreen:

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