Hoje resolvi fazer um teste, saí de casa, e fui até Sintra, que como se sabe é uma zona que tem muitas subidas(ou descidas! ).
À partida tinha 157 Km de autonomia em ECO e S/AC.
Já tinha gasto a 1ª barra da energia.
Voltei pelo mesmo trajecto, portanto a diferença entre subidas e descidas é nula, tendo percorrido no total 16Km.
No final a autonomia era 147 Km e tinha consumido 2 barras de energia.
Comprova-se assim que, como era de esperar, a energia dispendida a subir é significativamente superior à que é regenerada na descida.
CONSUMO DE ENERGIA NAS SUBIDAS
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: CONSUMO DE ENERGIA NAS SUBIDAS
Se o rendimento do motor / electrónica / baterias fosse 100% então o consumo no final do trajecto seria o mesmo que no caso de o circuito ser todo plano. Como não é 100%, talvez seja recuperada 50% da energia extra gasta a subir na descida (tendo em conta todas as ineficiências para subir e para descer).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 1599
- Registado: 08 jan 2011, 11:46
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: +/- 64,69Ah 12Barras
- Localização: Porto Alto, Portugal
Re: CONSUMO DE ENERGIA NAS SUBIDAS
Deu para perceber em que direção o vento soprava, isto é, será que num sentido apanhou vento a favor mas no regresso vento frontal ??
Presumo que este fenómeno poderá desequilibrar essa balança entre consumo na subida vs consumo na descida...
sm
Presumo que este fenómeno poderá desequilibrar essa balança entre consumo na subida vs consumo na descida...
sm
11 Barras.
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
+ de 222.800 KMs
+/- 84,55 SOH
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 212
- Registado: 03 mar 2011, 16:14
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
Re: CONSUMO DE ENERGIA NAS SUBIDAS
Não deu para perceber, porque além de haver pouco vento, a estrada é circundada por denso arvoredo, pelo que parece que neste caso o vento não é um factor significativo.
Outra questão é a diferença de autonomia à partida e à chegada. No primeiro percurso chegou baixar para 120Km, era praticamente todo a subir. No regresso foi o inverso pelo que recuperou 27Km.
Claro que hoje, a autonomia, passou rapidamente, em cerca de 2Km, dos 147Km para 132Km pois o percurso era novamente a subir.
Outra questão é a diferença de autonomia à partida e à chegada. No primeiro percurso chegou baixar para 120Km, era praticamente todo a subir. No regresso foi o inverso pelo que recuperou 27Km.
Claro que hoje, a autonomia, passou rapidamente, em cerca de 2Km, dos 147Km para 132Km pois o percurso era novamente a subir.