Degradação da bateria de 30kW

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Degradação da bateria de 30kW

Mensagempor jarama » 14 nov 2017, 11:32

Boas,

Tropecei neste tópico e depois de o ler fiquei "algo" preocupado:

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=44&t=20924&start=460


É um exemplo interessante porque tem dados desde o final de 2015 e com 2 anos o panorama é negro para muitos utilizadores.
Depois de ler o tópico (bastante extenso) e olhando para os 93% de SOH do meu com 1 ano e 40 mil Km, começo a por em causa se estas baterias são assim tão boas como dizem.
Fazendo algumas contas, assumindo que a degradação se mantém ao mesmo ritmo, dificilmente vai chegar ao final da garantia sem ser trocada.
Pena...

José Ramalho
jarama
 
Mensagens: 33
Registado: 04 nov 2016, 13:04
Data de fabrico: 01 set 2016
Capacidade bateria: 30kw

Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagempor LuisG » 14 nov 2017, 13:04

California ?
AQS termossifão 300Ltrs + AC 1000W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 570
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Localização: Alenquer
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr

Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagempor OCasal » 14 nov 2017, 16:27

Viva as 24 lagarto!
OCasal
Moderador Global
 
Mensagens: 1043
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagempor fernandinand » 14 nov 2017, 16:57

Realmente é preocupante porque alguns dos estados têm clima semelhante ao nosso...
Só te resta uma opção...andar com as precauções mínimas que já referiste no teu diário e esperar que as tuas contas da garantia batam certas :)
fernandinand
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 157
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Localização: Condeixa-a-Nova
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 58,34 Ah

Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagempor Erbium » 14 nov 2017, 17:12

É curioso o pessoal ficar "alarmado" quando se vêm casos de baterias que degradam a um ritmo "elevado" que leva a crer que serão substituidas em garantia mas até hoje o que não faltam são casos de turbos, injectores, FAP, etc... a entregar a alma ao criador pouco depois da garantia terminar e, consequentemente, ser custo para o utilizador e no entanto nunca ninguém se coibiu de comprar estes ICE's!
A única diferença e "justificada" preocupação é que não se arranja baterias ao preço/facilidade de motores usados porque se formos trocar no representante/fabricante o preço de baterias e de um motor é muito semelhante...
Imagem - Nissan Leaf MK2 24kWh
Erbium
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 588
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul
Data de fabrico: 0-11-2014
Capacidade bateria: 58Ah - 12 barras

Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagempor Gameiro101 » 14 nov 2017, 18:50

jarama Escreveu:Boas,

Tropecei neste tópico e depois de o ler fiquei "algo" preocupado:

http://www.mynissanleaf.com/viewtopic.php?f=44&t=20924&start=460


É um exemplo interessante porque tem dados desde o final de 2015 e com 2 anos o panorama é negro para muitos utilizadores.
Depois de ler o tópico (bastante extenso) e olhando para os 93% de SOH do meu com 1 ano e 40 mil Km, começo a por em causa se estas baterias são assim tão boas como dizem.
Fazendo algumas contas, assumindo que a degradação se mantém ao mesmo ritmo, dificilmente vai chegar ao final da garantia sem ser trocada.
Pena...


José Ramalho


Eu acho é que devias ficar contente se a bateria for trocada dentro da garantia, preferes que o carro aos 150.000km baixe dos 75% para troca de bateria, ou que chegue aos mesmos 75% "só" aos 200.000km e la se foi a garantia? Assim "prolongas" a vida do carro, e com um bocado de sorte as baterias ainda vão sendo melhoradas.

O Leaf aqui do trabalho com 1 ano e 8 meses, esta nos 47.000km e o SOH anda nos 88%, vamos ver como chega ao fim da garantia das baterias.
Gameiro101
 
Mensagens: 65
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagempor mjr » 14 nov 2017, 21:42

Se os 7% de degradação do OP forem reais com 1 ano e 40k km, e a degradação continuar linear, só perto dos 200k km é que perderia a nona barra (desaparece aos 66% de SOH), logo seria fora da garantia.

Mas não sabemos se a degradação é real nem como evolui ao longo do tempo. Nos mk1 é muito rápido no primeiro ano, depois abranda e finalmente acelera quando são necessários mais ciclos para fazer a mesma distância.
Nissan LEAF Preto 80kW, entregue em 7 de Julho de 2011. 142700 km em 2017-11-06.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
 
Mensagens: 7333
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Localização: Porto
Data de fabrico: 07 jul 2011
Capacidade bateria: 41,0 Ah 8 barras

Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagempor AndreMC » 16 nov 2017, 16:58

Também não tive muita sorte.

O meu Leaf de 30kW está como se pode ver na imagem. Tem 10 meses e 20k quilómetros na minha mão. É de 01-2016. Perdeu +/- 10% de SOH nestes 10 meses, comigo.

Curiosamente ainda não caiu a 12ª barra. Deve estar para breve.

Image
Image
AndreMC
 
Mensagens: 10
Registado: 17 mar 2017, 15:08
Data de fabrico: 29 jan 2016

Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagempor LuisG » 16 nov 2017, 17:09

AndreMC Escreveu:Também não tive muita sorte.

O meu Leaf de 30kW está como se pode ver na imagem. Tem 10 meses e 20k quilómetros na minha mão. É de 01-2016. Perdeu +/- 10% de SOH nestes 10 meses, comigo.
Curiosamente ainda não caiu a 12ª barra. Deve estar para breve.


Tens os AHr e o HX a zero, estranho essa leitura!
Editado pela última vez por LuisG em 16 nov 2017, 17:29, num total de 1 vez.
AQS termossifão 300Ltrs + AC 1000W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf
Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
 
Mensagens: 570
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Localização: Alenquer
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr

Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagempor BrunoAlves » 16 nov 2017, 17:22

Deve ter sido tirada com o carro "desligado" ;)

Em relação aos valores, de facto é estranho e muito acentuado. Notas alguma perda de autonomia real? É que pode ser o carro a subestimar a capacidade, e a degradação real não ser assim tão acentuada.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
 
Mensagens: 1970
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Localização: Mealhada
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah

Próximo

Voltar para Experiência de condução com o Nissan LEAF

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante