Test drive e-NV200
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Test drive e-NV200
Antes de continuar, deixo-vos algumas fotos da máquina.
Era um furgão todo fechado.
Pormenor da óptica:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 005930.jpg[/img]
Já de barriga cheia, pronta para entregar:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090447.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090504.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090553.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090610.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090703.jpg[/img]
E um aspecto muito importante. Andei na máquina com uma pressão de ar nos pneus talvez não muito correcta. Reparem que andou a gastar um pouco já para a lateral do pneu.
Confesso que peguei na carrinha e nem reparei nisso. Poderia ter feito melhores consumos/autonomias se tivesse verificado a pressão dos pneus:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090748.jpg[/img]
Quando fui entregar a carrinha, coloquei-a por momentos ao lado de um Leaf Tekna só para a foto:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093256.jpg[/img]
Apesar de ser mais alta, se olharem com atenção apenas para os bancos de uma e de outra viatura, nota-se claramente que o condutor vai muito mais alto na e-NV200. Posição de camionista...
Era um furgão todo fechado.
Pormenor da óptica:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 005930.jpg[/img]
Já de barriga cheia, pronta para entregar:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090447.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090504.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090553.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090610.jpg[/img]
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090703.jpg[/img]
E um aspecto muito importante. Andei na máquina com uma pressão de ar nos pneus talvez não muito correcta. Reparem que andou a gastar um pouco já para a lateral do pneu.
Confesso que peguei na carrinha e nem reparei nisso. Poderia ter feito melhores consumos/autonomias se tivesse verificado a pressão dos pneus:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090748.jpg[/img]
Quando fui entregar a carrinha, coloquei-a por momentos ao lado de um Leaf Tekna só para a foto:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 093256.jpg[/img]
Apesar de ser mais alta, se olharem com atenção apenas para os bancos de uma e de outra viatura, nota-se claramente que o condutor vai muito mais alto na e-NV200. Posição de camionista...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 5839
- Registado: 06 jan 2011, 00:22
- Data de fabrico: 0-12-2014
- Capacidade bateria: 58ah
Re: Test drive e-NV200
Deve ser também uma ótima carrinha familiar.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Test drive e-NV200
Alguns aspectos do CB:
Registo da velocidade máxima e velocidade média
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092321.jpg[/img]
A e-NV200 está limitada aos 135Km/h. No entanto, segundo indicação do vendedor, as mesmas rotações do motor do Leaf são utilizadas nela. Por isso só pode ter uma redução maior na transmissão entre o motor e as rodas. Um silvar mais forte do que o do Leaf e uma capacidade de resposta à aceleração bem superior quando andamos acima dos 80Km/h parecem-me prova disso mesmo.
Os seus cálculos de electricidade regenerada e percentagem da mesma na totalidade da energia consumida
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092209.jpg[/img]
Estes 27% só são possíveis graças ao modo B. Ele é fortíssimo.
Qualquer levantar do pé direito, leva a regeneração aos 30Kw. Se formos depressa, sentimos um grande impacto de travagem ao desacelerar.
Consegui fazer 99% de condução (agressiva até por vezes) sem colocar o pé no travão. Brutal mesmo...
Eu já tinha ficado com água na boca quando experimentei o modo B no e-bólide. Mas tinha ficado com a sensação que não era assim tão forte.
Por isso e como o meu Leaf não tem modo B, quando fui entregar a carrinha, perdi a vergonha e tive a "lata" de solicitar uma pequena voltinha no Tekna que lá estava só para ver se ele tinha o mesmo comportamento no modo B, o que me foi amavelmente cedido.
Mas népias... O Leaf no modo B regenerava metade do que a e-NV200.
Talvez por ter uma redução superior na transmissão, talvez por ter climatização no pack e estar melhor preparada para estas "cargas rápidas", talvez por ser mais pesada (nem fui ver se é ou não), etc... Só tenho uma palavra que repito: BRUTAL. Convenceu-me e fiquei fã.
Uma estimativa da média de consumo como no Leaf
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092255.jpg[/img]
O nível de "combustível" no "depósito" (que já tinha mostrado)
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092312.jpg[/img]
A temperatura do pack
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092315.jpg[/img]
E a capacidade/degradação do pack (que a Nissan continua a mostrar e que os outros continuam a esconder)
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092318.jpg[/img]
Registo da velocidade máxima e velocidade média
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092321.jpg[/img]
A e-NV200 está limitada aos 135Km/h. No entanto, segundo indicação do vendedor, as mesmas rotações do motor do Leaf são utilizadas nela. Por isso só pode ter uma redução maior na transmissão entre o motor e as rodas. Um silvar mais forte do que o do Leaf e uma capacidade de resposta à aceleração bem superior quando andamos acima dos 80Km/h parecem-me prova disso mesmo.
Os seus cálculos de electricidade regenerada e percentagem da mesma na totalidade da energia consumida
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092209.jpg[/img]
Estes 27% só são possíveis graças ao modo B. Ele é fortíssimo.
Qualquer levantar do pé direito, leva a regeneração aos 30Kw. Se formos depressa, sentimos um grande impacto de travagem ao desacelerar.
Consegui fazer 99% de condução (agressiva até por vezes) sem colocar o pé no travão. Brutal mesmo...
Eu já tinha ficado com água na boca quando experimentei o modo B no e-bólide. Mas tinha ficado com a sensação que não era assim tão forte.
Por isso e como o meu Leaf não tem modo B, quando fui entregar a carrinha, perdi a vergonha e tive a "lata" de solicitar uma pequena voltinha no Tekna que lá estava só para ver se ele tinha o mesmo comportamento no modo B, o que me foi amavelmente cedido.
Mas népias... O Leaf no modo B regenerava metade do que a e-NV200.
Talvez por ter uma redução superior na transmissão, talvez por ter climatização no pack e estar melhor preparada para estas "cargas rápidas", talvez por ser mais pesada (nem fui ver se é ou não), etc... Só tenho uma palavra que repito: BRUTAL. Convenceu-me e fiquei fã.
Uma estimativa da média de consumo como no Leaf
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092255.jpg[/img]
O nível de "combustível" no "depósito" (que já tinha mostrado)
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092312.jpg[/img]
A temperatura do pack
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092315.jpg[/img]
E a capacidade/degradação do pack (que a Nissan continua a mostrar e que os outros continuam a esconder)
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 092318.jpg[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Test drive e-NV200
O porta luvas é pequenino
[img]http://www.novaenergia.net/forum/downlo ... p?id=15727[/img]
Foto do Volt
O GPS é como o do Leaf (apenas mais actualizado)
[img]http://www.novaenergia.net/forum/downlo ... p?id=15731[/img]
Foto do Volt
A câmera de marcha-atrás
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 174332.jpg[/img]
É aqui que reside a minha única crítica: A câmera atrás está muito mais virada para o chão do que a do meu Leaf.
Não permite ter a noção do ambiente que está atrás de nós como no meu Leaf.
Para um furgão todo fechado como este, era imprescindível uma visão mais alargada do que se passa à volta do veículo naquela zona traseira.
Não sei se foi falha ou se foi por alguma imposição legal...
Outro aspecto que me deixou de água na boca foi a climatização. Além da questão da bomba de calor e ao contrário do meu mk1, aqui é permitido ligar a ventilação e dirigir o fluxo de ar para qualquer lado sem obrigar a aquecimento ou arrefecimento ligado. Podemos portanto colocar só a ventoinha a funcionar.
Se não ligarmos a bomba de calor nem o A/C, nem sequer temos a opção de mexer na parametrização da temperatura. Ela só nos é facultada quando ligamos aquecimento ou arrefecimento.
Era assim que deveria ser de início nos nossos mk1.
[img]http://www.novaenergia.net/forum/downlo ... p?id=15727[/img]
Foto do Volt
O GPS é como o do Leaf (apenas mais actualizado)
[img]http://www.novaenergia.net/forum/downlo ... p?id=15731[/img]
Foto do Volt
A câmera de marcha-atrás
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 174332.jpg[/img]
É aqui que reside a minha única crítica: A câmera atrás está muito mais virada para o chão do que a do meu Leaf.
Não permite ter a noção do ambiente que está atrás de nós como no meu Leaf.
Para um furgão todo fechado como este, era imprescindível uma visão mais alargada do que se passa à volta do veículo naquela zona traseira.
Não sei se foi falha ou se foi por alguma imposição legal...
Outro aspecto que me deixou de água na boca foi a climatização. Além da questão da bomba de calor e ao contrário do meu mk1, aqui é permitido ligar a ventilação e dirigir o fluxo de ar para qualquer lado sem obrigar a aquecimento ou arrefecimento ligado. Podemos portanto colocar só a ventoinha a funcionar.
Se não ligarmos a bomba de calor nem o A/C, nem sequer temos a opção de mexer na parametrização da temperatura. Ela só nos é facultada quando ligamos aquecimento ou arrefecimento.
Era assim que deveria ser de início nos nossos mk1.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- Apr
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2480
- Registado: 22 fev 2014, 02:29
- Data de fabrico: 28 jun 2013
- Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras
Re: Test drive e-NV200
O modo b do leaf também leva a regeneração aos 30kW, mas consigo perceber a tua descrição da maior agressividade na carrinha, sabes se acende os stops nesse modo?
Assim a primeira vista o painel parece atrofiado, demasiada informação escondida atrás de menus. Pelo menos a temp da bateria devia estar sempre disponivel. E a capacidade da bateria é discutivel, quando se perderem barras ao menos já não tem que se estar a olhar para a degradação todos os dias
Assim a primeira vista o painel parece atrofiado, demasiada informação escondida atrás de menus. Pelo menos a temp da bateria devia estar sempre disponivel. E a capacidade da bateria é discutivel, quando se perderem barras ao menos já não tem que se estar a olhar para a degradação todos os dias
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Test drive e-NV200
Fui experimentar o tekna de propósito para ver a diferença. O Leaf regenerava metade da e-NV200.Apr Escreveu:O modo b do leaf também leva a regeneração aos 30kW, mas consigo perceber a tua descrição da maior agressividade na carrinha, sabes se acende os stops nesse modo?
Assim a primeira vista o painel parece atrofiado, demasiada informação escondida atrás de menus. Pelo menos a temp da bateria devia estar sempre disponivel. E a capacidade da bateria é discutivel, quando se perderem barras ao menos já não tem que se estar a olhar para a degradação todos os dias
A questão dos stops é pertinente. Eu e um pendura que me acompanhou no primeiro dia lembramo-nos disso mas as luzes são lá atrás e não se vêem.
De noite e enquanto andei atento a isso, procurei zonas onde se visse o reflexo das luzes de travagem para fazer o teste. De todas as tentativas, via o reflexo quando carregava no travão e nunca vi quando regenerava fortemente. Em conversa com o pendura concluímos que se assim for, é perigoso.
O painel não é atrofiado. Vê-se bem. O fotógrafo é que é aselha.
O problema são os botões de comando. Esses é que estão num local atrofiado. Nada agradável por acaso mas é coisa que na prática pouco se usa principalmente num carro de trabalho.
É óbvio que a temp.ª do pack deveria estar sempre à vista (vício de dono de Leaf ). No entanto, mais à frente iremos perceber que com a climatização do pack isso passa a ser redundante...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Test drive e-NV200
Ao contrário do Leaf, a e-NV200 é uma adaptação de um carro de combustão, não tendo sido concebida para ser um veículo eléctrico de raíz.
Sobra portanto muito espaço à frente e pode ver-se tudo facilmente. O espaço disponível também pode futuramente vir a facilitar qualquer intervenção:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090802.jpg[/img]
Mal abri o capot à beira do RJSC, ele disse logo: "É pá, isto dá para fazer uma segunda mala - Dá para colocar aqui os cabos de carregamento e uma mala de ferramenta..."
Assim vê-se melhor:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 091021.jpg[/img]
Ou assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090957.jpg[/img]
Sobra portanto muito espaço à frente e pode ver-se tudo facilmente. O espaço disponível também pode futuramente vir a facilitar qualquer intervenção:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090802.jpg[/img]
Mal abri o capot à beira do RJSC, ele disse logo: "É pá, isto dá para fazer uma segunda mala - Dá para colocar aqui os cabos de carregamento e uma mala de ferramenta..."
Assim vê-se melhor:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 091021.jpg[/img]
Ou assim:
[img]https://dl.dropboxusercontent.com/u/405 ... 090957.jpg[/img]
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9890
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Test drive e-NV200
Os mapas estão atualizados? Qualquer dia lá terei de gastar € a atualizar os mapas do meu (há imensas estradas que não aparecem), mas gostava de saber se vale a pena.
É estranho o modo B ser mais eficaz na eNV-200 que no Leaf. O maior peso da carrinha deveria até provocar menor travagem regenerativa devido à maior enércia. O Leaf Tekna estava com a bateria abaixo de 80% de SOC?
É estranho o modo B ser mais eficaz na eNV-200 que no Leaf. O maior peso da carrinha deveria até provocar menor travagem regenerativa devido à maior enércia. O Leaf Tekna estava com a bateria abaixo de 80% de SOC?
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 677
- Registado: 14 fev 2014, 21:32
- Data de fabrico: 20 jun 2013
- Capacidade bateria: 51.88Ah 11 barras
Re: Test drive e-NV200
Quantos foram os km´s médios por carga? Facilmente se faz 120km?
Pelo que percebi apenas faz a refrigeração do pack quando esta a carregar, correcto?
Pelo que percebi apenas faz a refrigeração do pack quando esta a carregar, correcto?
Nissan LEAF Branco-Pérola - 156K e 51,88Ah em 18 Janeiro de 2020. Data de fabrico 20 Jun. 2013. Data de entrega 24 Fev. de 2014
- VETL
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 4068
- Registado: 03 jul 2013, 13:50
- Data de fabrico: 27 jan 2017
- Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
- Localização: Aveiro
Re: Test drive e-NV200
Reparei que a versão dos mapas é diferente. Não fui procurar diferenças de facto...mjr Escreveu:Os mapas estão atualizados? Qualquer dia lá terei de gastar € a atualizar os mapas do meu (há imensas estradas que não aparecem), mas gostava de saber se vale a pena.
É estranho o modo B ser mais eficaz na eNV-200 que no Leaf. O maior peso da carrinha deveria até provocar menor travagem regenerativa devido à maior enércia. O Leaf Tekna estava com a bateria abaixo de 80% de SOC?
O tekna estava com 50% SOC no CB. A 80%SOC já a e-NV200 regenera a 30Kw só de largar o acelerador.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt