Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Já algumas vez viu a potência de carga limitada por excesso de temperatura na bateria

Sim
7
23%
Não
24
77%
 
Total de votos: 31

Avatar do Utilizador
pnunes
Proprietário Leaf
Mensagens: 902
Registado: 01 dez 2011, 11:34
Data de fabrico: 30 mar 2015
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12 Barras

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pnunes » 14 abr 2016, 00:19

VE Nissan Leaf
Microprodução Fotovoltaico 9,1kwp
AutoConsumo Fotovoltaico 11kwp
Micro Hidrica (max)1,5kw
AQC+AQS Biomassa Sólida
40 Tubos de Vácuo
Flukso FLM03E online
Emoncms online
PVOutput online

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 15 abr 2016, 07:32

O problema parece ser no carregador e não no carro. 48C e 9 barras de tenperatura não são suficientes para parar uma carga rapida. Aliás, se fores a ver o início da viagem ele tem a totalidade da regeneração possível pois tem as bolas todas disponíveis no mostrador.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 15 abr 2016, 10:27

OK rdias vais ter de arranjar outro vídeo, este claramente é um problema do carregador:

Imagem

Acho que faltou um bocado de sentido crítico da tua parte ao ver o vídeo... Suponho que saibas ler Inglês: "Check if the intake and exhaust port of the charger is not clogged. Reset the error". E felizmente que há esta imagem senão ias sempre dizer que o problema era do carro.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 15 abr 2016, 13:57

Obviamente que em nenhum desses vídeos o problema é a temperatura da bateria. Erros em PCRs são mato, nesses há apenas a coincidência de a temperatura da bateria ser elevada. Nem sequer é esse o comportamento esperado, mas apenas uma limitação da potência de carga.

O que me chateia é andares a colocar esses vídeos sem sequer fazer uma análise crítica aos mesmos. Desculpa, mas isso não dá nenhuma credibilidade ao que escreves.

A Nissan não fez um trabalho nem bom nem mau na refrigeração do pack, porque ela simplesmente não existe. E a consequência disso é uma degradação acelerada em especial para quem vive em climas quentes e faz cargas rápidas diárias. Limitação no uso do carro é um mito que andas a tentar fazer passar e que tem muito pouca relação com a realidade (poderá haver casos pontuais em climas quentes). Há carros com arrefecimento ativo da bateria e com limitação na utilização, nomeadamente os Teslas, pois não conseguem fornecer a potência máxima em contínuo.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

marcopns
Proprietário Leaf
Mensagens: 449
Registado: 06 mar 2012, 20:04
Data de fabrico: 29 set 2014
Capacidade bateria: 55ah
Localização: Vagos

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por marcopns » 15 abr 2016, 14:49

rdias Escreveu:São mitos.... Tal como o dos Teslas , que tu andas a tentar criar.

Mas então procura vídeos de nissans leafs a carregar em pcr com 9 barras de temperatura ou mais ?
Fazemos o exercício ao contrário ;)
O que se procura concluir é o seguinte, nem a limitação dos Tesla nem a limitação do Leaf afectam a utilização normal do veículo, nem mesmo numa utilização mais intensiva como táxi. É isso que está difícil de perceber pela falta de prática.
Nissan Leaf 9/2014 - 105 000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 15 abr 2016, 15:12

O ónus da prova está sempre de quem diz aquilo que vai contra o que é aceite e normal. É uma desonestidade intelectual pedir uma reversão.

O rdias está quase na pele daqueles que só mudam quando os VEs fizerem 1000km com uma carga e carregar em 5 minutos. Está à procura de uma coisa que se já aconteceu alguma vez, foi em condições muito particulares e não tem qualquer relevância, tal como não tem a limitação de potência dos Teslas. Eu não ando a criar nenhum mito sobre os Teslas, o que disse é verdade e até já o demonstrei. E não tenho nenhum problema com os Teslas, até já reservei um!! Ao contrário do rdias, que escreve muito mas comprar... tá quieto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 15 abr 2016, 17:45

Mais um bocado e pedes-me para provar que não existe um unicórnio cor de rosa, e como não consigo provar é porque ele existe. O manual da Nissan diz que a potência de carga/descarga é limitada na zona vermelha. Os dois casos que apresentaste não estavam na zona vermelha e pararam por problemas com o carregador, sabes disso e insistes nisso. A discussão começa a rolar o nível de troll e isso não vou tolerar.

Manual:
If the battery temperature reaches the red
zone, in order to protect the battery, quick charg-
ing is not allowed and the power limitation mode
will be triggered.
Para mim a questão não é que não seja possível chegar à zona vermelha. É que é difícil de lá chegar, mesmo em condições extremas de uso.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

ogadiv
Proprietário Leaf
Mensagens: 747
Registado: 27 mar 2014, 23:20
Data de fabrico: 01 jul 2013
Capacidade bateria: 61,91 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por ogadiv » 15 abr 2016, 18:26

Mas afinal quem afirma que não se pode carregar ou não acima de uma determinada temperatura? E os outros é que têm de o comprovar ... e vocês ainda lhe dão "trela" :lol:

serveginho
Mensagens: 319
Registado: 17 mar 2016, 20:11
Data de fabrico: 15 abr 2016
Capacidade bateria: 65,5 Ah 12
Localização: Ourique

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por serveginho » 15 abr 2016, 22:42

rdias Escreveu:Ele mostrou o erro que apareceu no carregador .... Temperatura do pack. E naquele dia era só a segunda carga rápida. E ele esteve muito tempo ainda à espera que baixa-se um pouco a temperatura.
boas pessoal
eu tenho um carregar esve que vem com o leaf que carrega a 10A e um para carregamentos rapidos
onde posso adqurir um cabo ou carregador ou adptação para carregar a 6,6klw
obrigado

FullElectric
Mensagens: 1169
Registado: 29 jan 2014, 19:39
Data de fabrico: 01 abr 2011
Capacidade bateria: 49,5 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por FullElectric » 16 abr 2016, 01:50

Não chegou ao vermelho apesar de na partida já estar com 6 barras. Para ter 6 no início já tinha que ter feito cargas e andado bastante com o carro naquele dia, pois a temperatura ambiente só estava a 15C.
E para aumentar 4 barras necessitou de fazer mais 326Km a 120km/h em AE e 4 cargas rápidas seguidas em níveis baixos de SoC (máxima potência de carga).
Considero um bom teste.

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”