Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Já algumas vez viu a potência de carga limitada por excesso de temperatura na bateria

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RJSC
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por RJSC » 16 abr 2016, 13:24

rdias Escreveu: Esta não é a minha mobilidade eléctrica, como não é a que milhões em todo mundo anseiam. E de facto deixei-me de identificar com isto.
Sabemos (pelo menos eu sei) bem disso.
Fazer o melhor para o mundo requer algum sacrifício pessoal...
Continuar com tudo como está pode ser mais cómodo à primeira vista, o pior é que se esquecem das consequências a médio e longo prazo para si, para os outros e para o futuro.
Os sacos de plástico por cá foram um bom exemplo disso:
Antes da atual taxa sobre sacos de plástico por vezes saia de lojas com uma pequena torre de coisas na mão e era quase olhado de lado nas caixas: "mas não quer saco?!" Toda a gente levava sacos sacos e sacos quando afinal, assim que passaram a ser pagos já quase todos acham que não fazem falta, mas como era ligeiramente mais cómodo levavam-se sacos sem pensar.
Se é mais incómodo neste momento andar de VE? É, para mim em duas dúzias de vezes no ano em que não faço tudo com uma carga e especialmente porque a rede de carregamento não é fiável. Requer algum planeamento, e um plano B e folga horária caso os postos falhem.
Mas o que no dia a dia cada vez me parece mais caricato é que os CI com as suas autonomias muito maiores entre abastecimentos tenham estações de abastecimento a meia dúzia de quilómetros umas das outras em praticamente todo o território nacional, até em aldeias do interior... Os VE com autonomias mais baixas têm vários desertos de pontos de abastecimento para atravessar. Se mesmo apenas as estações de combustível que hoje têm GPL tivessem um PCR já estávamos muito melhor e no verão então conseguíamos torrar as baterias. Mas não acredito que quem não esteja na ignorância sobre o efeito da temperatura na longevidade da bateria MK1 o fizesse.

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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por jasmim » 16 abr 2016, 13:30

RJSC Escreveu:
Sabemos (pelo menos eu sei) bem disso.
Fazer o melhor para o mundo requer algum sacrifício pessoal...
Continuar com tudo como está pode ser mais cómodo à primeira vista, o pior é que se esquecem das consequências a médio e longo prazo para si, para os outros e para o futuro.
Os sacos de plástico por cá foram um bom exemplo disso:
Antes da atual taxa sobre sacos de plástico por vezes saia de lojas com uma pequena torre de coisas na mão e era quase olhado de lado nas caixas: "mas não quer saco?!" Toda a gente levava sacos sacos e sacos quando afinal, assim que passaram a ser pagos já quase todos acham que não fazem falta, mas como era ligeiramente mais cómodo levavam-se sacos sem pensar.
Se é mais incómodo neste momento andar de VE? É, para mim em duas dúzias de vezes no ano em que não faço tudo com uma carga e especialmente porque a rede de carregamento não é fiável. Requer algum planeamento, e um plano B e folga horária caso os postos falhem.
Mas o que no dia a dia cada vez me parece mais caricato é que os CI com as suas autonomias muito maiores entre abastecimentos tenham estações de abastecimento a meia dúzia de quilómetros umas das outras em praticamente todo o território nacional, até em aldeias do interior... Os VE com autonomias mais baixas têm vários desertos de pontos de abastecimento para atravessar. Se mesmo apenas as estações de combustível que hoje têm GPL tivessem um PCR já estávamos muito melhor e no verão então conseguíamos torrar as baterias. Mas não acredito que quem não esteja na ignorância sobre o efeito da temperatura na longevidade da bateria MK1 o fizesse.
Excelente RJSC! :)
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 03 mai 2016, 12:06

Penso que ficou claro que o Leaf de 30kW.h permite fazer 700km sem nunca ficar impedido de carregar e sem limitação de potência de descarga:

http://www.nissanleafpt.com/viewtopic.p ... =20#p69888

Houve no entanto uma limitação na potência de carga, na última do dia, para os 30kW. 30kW é ainda considerado carga rápida.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 03 mai 2016, 14:51

Eu acho ridículo alguém considerar fazer uma viagem de mais de 500km seguidos em carros com baterias de 30kW.h. Simplesmente não é prático.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Orlando » 03 mai 2016, 16:35

mjr Escreveu:Eu acho ridículo alguém considerar fazer uma viagem de mais de 500km seguidos em carros com baterias de 30kW.h. Simplesmente não é prático.
Eu acho ridículo este título porque afinal o que parace não é. Farto de Adamator estou eu.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 03 mai 2016, 17:07

De facto aconteceu limitar a potência ao fim de mais de 600km, por isso faz sentido. Aliás, nunca se colocou em questão que podia acontecer, apenas que seria em condições muito difíceis de replicar. Aqui no retângulo foi preciso ir de Lisboa ao Porto e voltar, parando apenas para carregar, para conseguir que houvesse alguma limitação de potência de carga (de 50kW para 30kW) na última do dia. Se parasse no Porto alguma horas, como seria de esperar numa viagem normal, certamente que já não haveria essa limitação.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Orlando » 03 mai 2016, 18:08

Então empiricamente não acontece.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 03 mai 2016, 18:14

Empiricamente é difícil de acontecer. No Verão deve ser mais provável de acontecer em condições menos extremas de utilização.
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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por serveginho » 03 mai 2016, 21:11

boas pessoal

em termos de carregamento é melhor um carregamento lento a 10Amperes ou 16Amperes ou 32Amperes
ou devemos esgotar um pouco a bateria abaixo de determinado valor e corregar
ou podemos sem danificar por a carregar mesmo que tenho 85% ou mesmo 90%
e em relação aos carregamentos rapidos 20/30minutos causam danos apartir de varios carregamentos saeguidos?
peço desc ulpa pelo questionario mas gostava de saber a opinião do pessoal daqui
obrigado

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Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 03 mai 2016, 22:35

rdias Escreveu:Ir ao porto e vir são condições extremas ?
Médias de 100 kmh , nunca tendo passado de 120 ?
No porto foram almoçar e perderam sempre tempo em gravacoes, pelo até houve tempos de " descanso ".

Mas começo a achar que o grande erro da Nissan foi colocar um manómetro de temperatura. Assim o pessoal não notava. Nem pensava nestas coisas.
Eu entendi que no Porto só ficaram uma hora ou pouco mais (foram almoçar 20 minutos depois de iniciar a carga), que foi basicamente o tempo de carregar até 100%. Mas posso estar enganado. E também seria mais rápido parar só uma vez para carregar em vez de parar duas vezes, bastava andar a 100-110km/h Porto-Pombal e 90-100km/h Pombal-Lisboa, num total de menos de 4 horas de viagem que também seria mais favorável à temperatura do pack.

Claro que sem a indicação de temperatura ninguém notava, ainda diziam mal do PCR de Aveiras por carregar mais lento que os outros :lol:
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