Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Já algumas vez viu a potência de carga limitada por excesso de temperatura na bateria

Sim
7
23%
Não
24
77%
 
Total de votos: 31

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por BrunoAlves » 21 ago 2016, 20:21

Não encontrei sequer o comentário no meio de todos os outros.

Limitação de autonomia talvez. Agora de potência devido à temperatura e cargas rápidas? Não.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por BrunoAlves » 21 ago 2016, 22:32

Hã? :?

Quais 12 barras?
A tartaruga aparece quando a bateria está nas lonas. Não tem nada a ver com a temperatura.
Podem acontecer ao mesmo tempo, mas só por coincidência.

De qualquer forma, é falso, digo eu sem ter visto.
Lisboa - Alcácer são 4 CR (Palmela meia teca, Aljustrel, Loulé - Aljustrel). Com o tempo de espera para todos os VE carregarem nunca o Leaf chegava à 12a barra.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6376
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por BrunoAlves » 22 ago 2016, 00:20

Afinal já encontrei o comentário e já pedi mais detalhes
Screenshot_2016-08-22-00-14-25.png
A forma como este comentário isolado é atirado para esta discussão é gritante. Primeiro era "digam lá o que aconteceu ao Leaf da tartaruga e das 12 barras". Depois já só queres saber mais sobre isso.
Enfim, eu já tinha prometido várias vezes não alimentar o troll mas acabo sempre por falhar.
Shame on me...
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pemifer » 22 ago 2016, 01:15

Acho bem que se tente chegar à verdade da questão, para saber se existe alguma.
Tanto quanto sei rodar a velocidades elevadas também causa aquecimento das baterias, não me surpreende que, apesar de ser má engenharia, o carro limite a velocidade máxima a que se pode conduzir.
Para mim má engenharia seria, as baterias estarem na temperatura máxima e o carro permitir que se andasse à velocidade máxima permitindo assim aumentar ainda mais a temperatura das baterias.
Faz-me lembrar a diferença entre Citroen e Mercedes, quando se avaria o termóstato num Citroen Diesel, o carro aquece até rebentar o motor, quando se avaria o termóstato num Mercedes Diesel o carro trabalha a temperaturas inferiores às ideais até se substituir o termóstato.

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Malm » 22 ago 2016, 01:57

Pobres Leaf, já estou com pena deles. As viagens ao Algarve vão fazer mossa, vão sim senhor. Porque ir até lá no verão é colecionar barras de temperatura. Ora deixa cá ver, só para Sul, duas cargas em Pombal, mais duas em Aveiras... Estava tramado.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
zeuz
Mensagens: 1056
Registado: 10 mar 2014, 02:40

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por zeuz » 22 ago 2016, 02:17

pemifer Escreveu: Faz-me lembrar a diferença entre Citroen e Mercedes, quando se avaria o termóstato num Citroen Diesel, o carro aquece até rebentar o motor, quando se avaria o termóstato num Mercedes Diesel o carro trabalha a temperaturas inferiores às ideais até se substituir o termóstato.
Desculpa, mas não estás a ser correcto na tua avaliação... parece-me que estás apenas a basear essa tua afirmação na tua experiência com o AX diesel e o actual M-B...

O termóstato é uma válvula que está calibrada para abrir a uma determinada temperatura.
Está colocado à entrada do radiador para que, quando é atingida essa temperatura, abre e deixa o líquido de refrigeração circular pelo radiador.
Se o carro estiver em andamento, isso será suficiente para manter o líquido de refrigeração numa temperatura controlada.
Se o carro não estiver em andamento e/ou a circulação pelo radiador não for suficiente para manter o líquido de refrigeração numa temperatura ideal, há outra peça, o termocontacto, que faz arrancar o termo-ventilador ( aka ventoinha do radiador ).
O termocontacto está calibrado para fechar o contacto eléctrico a uma temperatura superior à do termóstato.

O termóstato é uma peça mecânica.
Pode avariar na posição aberto, o que leva à passagem constante pelo radiador do líquido de refrigeração, causando maior dificuldade em o motor atingir a temperatura ideal de funcionamento ou até mesmo nunca lá chegar.
Também pode avariar na posição fechado e claro está que a consequência é um efeito contrário, i.e., aumento desmedido da temperatura até alguma coisa ceder...


O teu AX tinha o motor 1.4 diesel, certo?
Se quiseres posso explicar-te por MP porque esse motor tinha tendência para queimar juntas ( o famoso papa-juntas! ). ;)
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (catalã) (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC (10/2017 - 04/2022)

meira78
Mensagens: 618
Registado: 20 jan 2015, 01:26
Data de fabrico: 0- 0-2100

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por meira78 » 22 ago 2016, 03:29

Não tenho a certeza, mas penso que o Sérgio Magno da Exame Informática na viagem no mesmo dia de Lisboa-Porto-Lisboa, depois de dar CR no sentido SN em Aveiras, Pombal, Porto e no sentido NS em Pombal, já não conseguiu carregar a valores de potência muito altas em Aveiras.

Não tenho a certeza, mas penso que devido a altas temperaturas, a CR em Aveiras já se fez a valores limitados a cerca de metade. Ele ficou sem perceber porque aconteceu, dado que depois tentou carregar de novo de forma rápida em Oeiras e já carregou bem depois de arrefecer um pouco.

É essa a parte que penso se quer discutir aqui...

Se encontrar o artigo coloco aqui, para melhor análise...

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 22 ago 2016, 08:19

Isso já foi discutido aqui, limitou a cerca de 30kW.

Curioso como o táxi Leaf do Porto faz 2 e 3 CR por dia, todos os dias, e só recentemente perdeu a primeira barra, com mais de 100k (ou perto disso). Mas um Leaf que faça 4x2 CR por ano vai perder mais capacidade? E já vi o Leaf do Porto com 7 barras sem ser no Verão, imagino nos dias que estiveram 40C este Verão.

Sobre o tal Leaf que apareceu no FB mas parece que já não está, era importante perceber se realmente houve limitação de potência de descarga ou não. Não tenho dúvidas que ela aconteça acima dos 55C na bateria, provavelmente um pouco antes progressivamente até cortar completamente a potência. Como já foi dito, o esperado para proteger a bateria. Mas que são necessárias condições excepcionais para isso acontecer também tenho a certeza. Se de facto aconteceu nesse Leaf terá sido porque veio a velocidade elevada no último trajeto (140km/h) e devido ao atraso entre a geração de calor e este atingir os sensores é possível haver um pequeno overshoot da temperatura acima do máximo sem dar tempo para a limitação progressiva de potência entrar e nesse caso seria possível de facto aparecer a tartaruga. Com temperatura ambiente de 40C e da bateria de 50C, 120km/h (25kW potência descarga) são neutros ou até permitem arrefecer a bateria. 140km/h (40kW potência descarga, muito mais em ligeiras subidas) já aquecem significativamente e obrigam a um maior diferencial entre a temperatura ambiente e a da bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5839
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Orlando » 22 ago 2016, 09:17

mjr Escreveu:Isso já foi discutido aqui, limitou a cerca de 30kW.

Curioso como o táxi Leaf do Porto faz 2 e 3 CR por dia, todos os dias, e só recentemente perdeu a primeira barra, com mais de 100k (ou perto disso). Mas um Leaf que faça 4x2 CR por ano vai perder mais capacidade? E já vi o Leaf do Porto com 7 barras sem ser no Verão, imagino nos dias que estiveram 40C este Verão.
Limitar a 30kw, acho muito razável, pois os 40 e picos kw são dados apenas em alguns muito poucos minutos logo no início. A média dum CR é abaixo dos 30kw. A montanha farta-se de parir ratos.
Se o taxi do Porto tivesse um corredor de PCR, como o que liga ao Algarve, mas fosse pela região norte, fazia uma pipa de massa.
MP 5400w+AC10000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Niro 64kWh
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pemifer » 22 ago 2016, 09:27

Que confusão do caraças!
Vocês vão na conversa do rdias e baralham tudo...
Afinal o que é mau para as baterias, o cr ou o aquecimento que o cr provoca?
Parece-me que o problema é sempre o mesmo, certo?
Daí que seja natural que o carro limite qualquer ação que aumente a temperatura, seja cr, seja andamento a velocidades elevadas.

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”