12. Barra

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Quantas barras de capacidade tem?

12 barras
39
38%
11 barras
30
29%
10 barras
18
17%
9 barras
4
4%
8 barras
4
4%
7 barras
4
4%
6 barras ou menos
4
4%
 
Total de votos: 103

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: 12. Barra

Mensagem por Gameiro101 » 01 set 2017, 11:58

Não seria interessante criar uma pool a saber com quantos km se perderam as primeiras barras, para se ter uma noção aproximada de quais os km "normais" para isso acontecer?

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: 12. Barra

Mensagem por VETL » 01 set 2017, 13:02

Gameiro101 Escreveu:Não seria interessante criar uma pool a saber com quantos km se perderam as primeiras barras, para se ter uma noção aproximada de quais os km "normais" para isso acontecer?
Não há km normais para isso acontecer.
A temperatura a que vive o pack é muito mais determinante.
Os dados objetivos para a perda de barras são estes:

Ah........Deg.....Bar
65,58...100,00%....12
55,74....85,00%....11
51,64....78,75%....10
47,55....72,50%....09
43,45....66,25%....08
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

fernandinand
Proprietário Leaf
Mensagens: 409
Registado: 26 dez 2015, 18:41
Data de fabrico: 01 dez 2014
Capacidade bateria: 47,79Ah@01/2024
Localização: Alvorge, Ansião

Re: 12. Barra

Mensagem por fernandinand » 01 set 2017, 13:54

VETL Escreveu:A temperatura a que vive o pack é muito mais determinante.
Em conjunto com a idade, parecem de facto os 2 factores determinantes para a degradação.
No entanto, como vivemos num País relativamente pequeno e bastante homogéneo, e pelo que leio a maioria de utilizadores do LEAF não tem cuidados 'em excesso' penso que deverá ser possível ver uma linha de tendência, consoante a versão.

Aos que já tiveram a perca de 12º barra, se quiserem participar num pequeno survey, fica o link. Depois posto os resultados aqui.

Link para o questionário

Gameiro101
Mensagens: 334
Registado: 13 fev 2017, 20:37
Data de fabrico: 01 fev 2016
Capacidade bateria: 30 KW

Re: 12. Barra

Mensagem por Gameiro101 » 01 set 2017, 17:48

Eu tenho noção de que cada caso e um caso, existem muitos factores que influenciam a durabilidade das baterias, mas a ideia é perceber a quantos km de perde cada barra e fazer uma média, e saber até que ponto e expectável a perca de capacidade, até porque, pelo que li, no MK1 as baterias não lidavam muito bem com o calor e no MK2 a química das baterias foi melhorada.

sabicao
Mensagens: 39
Registado: 23 mai 2014, 14:36
Data de fabrico: 10 jun 2011
Capacidade bateria: 25.77 Ah - 4 barras

Re: 12. Barra

Mensagem por sabicao » 04 out 2017, 19:23

Hoje perdi a 5ª barra. Chuif, chuif...

115.000kms, MK1 Jun 2011.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: 12. Barra

Mensagem por mafgod » 05 out 2017, 10:24

Quantos GIDs quando carrega a 100%?

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 05 out 2017, 11:56

A minha 5ª barra deve cair daqui a 6 meses, espero que aguente o Inverno. Devo estar com mais de 150k na altura.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: 12. Barra

Mensagem por jasmim » 05 out 2017, 13:44

Quantos km conseguem fazer?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

OCasal
Moderador Global
Mensagens: 1421
Registado: 12 dez 2011, 17:08

Re: 12. Barra

Mensagem por OCasal » 23 out 2017, 13:25

Desconfio que não caiem mais do que 6 barras... Por esta altura o meu já devia ter perdido a 7ª! Está com pouco mais do que 30,5ah...

É um mundo cada vez mais estranho... Ainda hoje a puxar pela máquina em AE em subida de montanha perdi uma barra de carga com pouco mais de 500 em 500 metros... Depois claro, aviso de bateria fraca, levantei o pé e ainda fiz mais 20km... Até barras de carga recuperei apenas em N!

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: 12. Barra

Mensagem por mjr » 23 out 2017, 16:25

Esse Leaf é pioneiro! Com 30,5Ah realmente já devia ter perdido a 6ª barra (ficar com 5 barras de capacidade, 2 vermelhas e 3 brancas). Talvez as barras abaixo da sétima sejam "maiores"...

O comportamento de perder muitas barras rapidamente e depois recuperar, quando é pedida a potência máxima durante muito tempo, é esperado para baterias com Ri elevada, especialmente com temperaturas baixas na bateria (<20C). Durante o Verão aconteceu algum desses episódios? O LBC verifica que a tensão da bateria baixa perto dos 3V/célula e começa a ajustar o SOC. Depois quando a corrente de descarga da bateria baixa ele recupera o SOC parcialmente.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”