Gestão da autonomia

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
LFN
Mensagens: 396
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 30 nov 2014, 15:10

Não vou dizer nada que provavalmente não tenham já sentido. Para um iniciado ao Leaf, a gestão de autonomia é algo assustadora...
A sensação que fica é que o carro indica a autonomia restante em km tendo em conta o consumo instantâneo das últimas centenas de metros, pelo que acerta razoavelmente em trajectos planos, mas sempre que o percurso inclui subidas e descidas padece de crónico optimismo ou pessimismo alternantes...

Por outro lado, e digo isto na base de uma viagem mais longa em que acompanhei também a evolução do SOC através do leaf spy, a queda das barras de carga parace também não ser proporcional, uma vez que se entra nas últimas duas (a vermelho assinaladas como reserva) ainda com muito perto de 33% de SOC.

Tudo isto cria alguma ansiedade a quem tenta fazer viagens mais longas, inagino que com alguma habituação e conhecendo melhor a viatura as coisas melhorem.

Já agora digam-me p.f. o seguinte. Já reparei que em plena carga o SOC fica por volta dos 94%. Qual o valor esperado para o carro se imobilizar? 6%?

Uma outra questão que me subsistiu da primeira viagem. Tendo feito reset ao CB, registei o consumo médio da viatura em kW/h por km. Ora, tendo em conta esse valor e uma capacidade útil da bateria de 22 kW/h, a projecção de autonomia que obtenho é cerca de 50% mais elevada do que a verificada...o que é que está errado nisto? :?

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por pafi » 30 nov 2014, 15:31

LFN Escreveu:(...)Já agora digam-me p.f. o seguinte. Já reparei que em plena carga o SOC fica por volta dos 94%. Qual o valor esperado para o carro se imobilizar? 6%?

Uma outra questão que me subsistiu da primeira viagem. Tendo feito reset ao CB, registei o consumo médio da viatura em kW/h por km. Ora, tendo em conta esse valor e uma capacidade útil da bateria de 22 kW/h, a projecção de autonomia que obtenho é cerca de 50% mais elevada do que a verificada...o que é que está errado nisto? :?
O valor do soc pode variar. O meu, por exemplo, como ultimamente tem feito apenas uma viagem grande por semana (90km x2) o primeiro carregamento tem terminado pelos 90%. Depois dos primeiros 90km faz novo carregamento e fica pelos 95%. Ou seja, as baterias gostam de ginástica!
Sobre o limite inferior, julgo que o pessoal dos testes da tartaruga tem conseguido valores perto dos 3%. Depende também do valor mínimo da tensão do pack.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

RJSC
Proprietário Leaf
Mensagens: 3473
Registado: 13 jan 2011, 20:27
Data de fabrico: 15 ago 2012
Capacidade bateria: 16kWh, 9 Barras
Localização: Aveiro

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por RJSC » 30 nov 2014, 15:52

No meu, de primeira geração a tartaruga apareceu aos 3%.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por jasmim » 30 nov 2014, 19:21

Ou seja, devemos fiar-nos no leaf spy e esquecer a autonomia estimada no CB, isso?
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por Fil » 30 nov 2014, 19:33

Para mim sem dúvida, o leaf spy é a ferramenta a utilizar, especialmente a versão pro que tem os kWh restantes.

LFN
Mensagens: 396
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por LFN » 30 nov 2014, 23:16

De facto ainda não tenho o Spy Pro, terei de pensar nisso.

Qual é o vosso método preferido para se orientarem relativamente à autonomia restante?

O consumo em kW/h verificado pelo Leaf Spy bate certo com o indicado no carro?

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por Fil » 30 nov 2014, 23:26

LFN Escreveu:De facto ainda não tenho o Spy Pro, terei de pensar nisso.

Qual é o vosso método preferido para se orientarem relativamente à autonomia restante?

O consumo em kW/h verificado pelo Leaf Spy bate certo com o indicado no carro?
No mk1 (1a geração) se começamos a subir muito até começa a indicar que não chegamos ao destino, e muitas vezes com mais de 50% de autonomia. Os kWh são indispensáveis para grandes viagens, porque a % de soc não é a mesma coisa, ter acesso aos kWh dá para fazer contas se chegamos lá ou não, o que com a informação do carro é muito difícil, só sabemos que 3,8kWh é bateria fraca e 1,9 kWh muito fraca.

dgalv
Proprietário Leaf
Mensagens: 858
Registado: 19 out 2013, 18:51
Data de fabrico: 16 jan 2019
Localização: Évora

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por dgalv » 30 nov 2014, 23:59

Praticamente nas viagens só olho para o Leaf Spy, versão PRO.
Kia e-Niro de 64kw. Comprado a 7 de Setembro de 2020, com 14.100km.

Avatar do Utilizador
Apr
Proprietário Leaf
Mensagens: 2480
Registado: 22 fev 2014, 02:29
Data de fabrico: 28 jun 2013
Capacidade bateria: 55 Ah 12 barras

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por Apr » 01 dez 2014, 00:53

+1

Leaf spy PRO são os euros mais bem empregues de longe neste carro. Custa 10 ou 12€ vale 10x mais do que isso!
No inicio é confuso, mas depois não se vive sem ele. E até se pode tornar um bocado perigoso em viagem, poque os indicadores instantaneos não são bem legiveis.

Nas minhas viagens meto o telemovel no painel de instrumentos, não preciso de mais nada.

O leaf spy nao tem consumo médio, tem previsões de automomia se o consumo médio for um valor predefenido pelo utilizador. Bem melhor que o GOM.


Para nos habituarmos aos limites do carro é fazer algumas tartarugas e ficamos aptos.

mafgod
Proprietário Leaf
Mensagens: 1262
Registado: 10 abr 2014, 16:43
Data de fabrico: 03 abr 2012
Capacidade bateria: 35,04Ah 7B +145000Km
Localização: Pelo Concelho Mafra

Re: Gestão da autonomia

Mensagem por mafgod » 01 dez 2014, 10:31

LFN Escreveu:De facto ainda não tenho o Spy Pro, terei de pensar nisso.

Qual é o vosso método preferido para se orientarem relativamente à autonomia restante?

O consumo em kW/h verificado pelo Leaf Spy bate certo com o indicado no carro?
EEu preocupo-me com os GID's que o Leaf Spy indica.... :-)

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”