Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF

Já algumas vez viu a potência de carga limitada por excesso de temperatura na bateria

Sim
7
23%
Não
24
77%
 
Total de votos: 31

mikeger
Mensagens: 56
Registado: 20 jun 2016, 11:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mikeger » 08 set 2016, 21:03

Quando chegar o meu vou sentir, num aspeto, que andei 20 anos para trás... É que há 20 anos, quando chovia, tinha de por o carro na garagem para não enferrujar ou entrar água... Em breve, em dias de muito calor, tenho de por o Leaf na garagem para não aquecer :lol:

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pemifer » 08 set 2016, 23:01

Screenshot_2016-09-08-22-56-14.jpg
pemifer Escreveu:Hoje tive aviso de bateria quente no meu ... tablet. :lol:
Estava a usar o tablet Android do meu filho, deu aviso de bateria fraca, pus a carregar, o fio já não está muito bom, passado um bocado parou de carregar, quando recomeçou apareceu um ecran do CleanMaster com um sinal de perigo, abri para ver o que era, dizia mais ou menos isto "a bateria está muito quente, pare de carregar e deixe arrefecer para não danificar a bateria".
Como diria um grande senhor "e esta, hem?"

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Malm » 08 set 2016, 23:49

rdias Escreveu:
margarett Escreveu:Em também até diria muitas coisas, mas já vimos todos onde é que isto acaba.
Não vale a pena nos chatear-mos com isto. A nissan é que se devia chatear.

Notas positivas de alguém que acompanha o bjorn à muito tempo e pode comparar algumas coisas:

- Ele fez uma utilização normal do leaf.
- velocidade foi normal para a Noruega que nunca são muito elevadas ( 80 a 90 kmh no maximo )
- temperaturas exteriores baixas
- autonomias reais de 150 a 160 kms por carga ( excelente ).
- fiquei impressionado com o que o pack arrefeceu durante a noite. ( lembrei-me logo do Malm e da sua luta )
- De resto ele teve a mesma opiniao que eu tenho. O leaf é um bom carro com o problema / limitação / feitio da temperatura.
- outra coisa que impressionou mas já sabíamos foi a velocidade de carregamento em pcr.
- não teve nenhuma limitação na sua viagem, excepto um carregamento que parou nos +- 90% ou coisa assim, mas não limitou a sua vida em nada
- é resistente a transporte de cães :mrgreen: :lol:
Estive agora a ver o vídeo. O homem sofreu de "temperature anxiety", para além de algum "range anxiety". Apetece-me dizer-lhe que a percentagem de SoC desapareceu aos 6% porque o carro sabe bem que pode estar a falhar por vários pontos percentuais, por isso mais vale não mostrar nada. Ele pensa que se o carro lhe está a dizer que tem 6% é porque tem mesmo 6% :roll: . E depois fica muito admirado de o carregador mostrar só 3%. Temos de o ensinar a olhar para a célula mais fraca.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mjr » 08 set 2016, 23:56

Além de que o SOC indicado pelo carregador é diferente do SOC reportado pelo carro, e que por sua vez é diferente do suposto SOC real reportado pelo Leaf Spy.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Malm » 09 set 2016, 00:15

mjr Escreveu:Além de que o SOC indicado pelo carregador é diferente do SOC reportado pelo carro, e que por sua vez é diferente do suposto SOC real reportado pelo Leaf Spy.
Não se assustem, é mesmo assim mas não se assustem.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Kia Niro EV
Mensagens: 3331
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 27 mar 2018
Capacidade bateria: 109,30Ah
Localização: Lisboa

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por pemifer » 09 set 2016, 10:00

Malm Escreveu: Estive agora a ver o vídeo. O homem sofreu de "temperature anxiety", para além de algum "range anxiety". Apetece-me dizer-lhe que a percentagem de SoC desapareceu aos 6% porque o carro sabe bem que pode estar a falhar por vários pontos percentuais, por isso mais vale não mostrar nada. Ele pensa que se o carro lhe está a dizer que tem 6% é porque tem mesmo 6% :roll: . E depois fica muito admirado de o carregador mostrar só 3%. Temos de o ensinar a olhar para a célula mais fraca.
Sim, mas quando vê os tais 3% ele diz que quando a percentagem desaparece a informação não é de fiar tanto pode ter 3% como 6%, foi uma constatação que fez na prática. ;)

mikeger
Mensagens: 56
Registado: 20 jun 2016, 11:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mikeger » 09 set 2016, 11:40

rdias Escreveu:
mikeger Escreveu:Quando chegar o meu vou sentir, num aspeto, que andei 20 anos para trás... É que há 20 anos, quando chovia, tinha de por o carro na garagem para não enferrujar ou entrar água... Em breve, em dias de muito calor, tenho de por o Leaf na garagem para não aquecer :lol:
Depende se a sua garagem é mais fresca do que uma sombra na rua. Então à noite, normalmente está mais fresco na rua do que em muitas garagens.
Felizmente é na subcave a uns constantes 17 graus... Mas não tenho tempo para essas mariquices! Fica na garagem à noite para carregar e já vai com sorte!

mikeger
Mensagens: 56
Registado: 20 jun 2016, 11:06
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por mikeger » 09 set 2016, 11:41

rdias Escreveu:
mikeger Escreveu:Quando chegar o meu vou sentir, num aspeto, que andei 20 anos para trás... É que há 20 anos, quando chovia, tinha de por o carro na garagem para não enferrujar ou entrar água... Em breve, em dias de muito calor, tenho de por o Leaf na garagem para não aquecer :lol:
Depende se a sua garagem é mais fresca do que uma sombra na rua. Então à noite, normalmente está mais fresco na rua do que em muitas garagens.
Felizmente é na subcave a uns constantes 17 graus... Mas não tenho tempo para essas mariquices! Fica na garagem à noite para carregar e já vai com sorte!

Avatar do Utilizador
Malm
Proprietário i-MiEV
Mensagens: 3529
Registado: 06 ago 2011, 15:38
Data de fabrico: 31 mar 2011
Localização: Tábua

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por Malm » 09 set 2016, 12:20

O SoC é muito difícil de determinar. O meu carro neste momento comete erros de 10% com frequência, porque ele nunca se conseguiu adaptar à nova curva de descarga que tem. Já há muito tempo que eu determino muito melhor o SoC que ele tem do que ele próprio. Até lhe troco as voltas de propósito. Eu nunca confiaria num SoC de 6%. Mas também não digo que fossem os 3% indicados pelo carregador. Acho que os carregadores ainda falham mais. Com o meu carro acho que eles subestimam quase sempre.
Entre um pack ainda mais fresco e um habitáculo tórrido, a escolha que faço é abrir as janelas.

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Limitação de potência por cargas rápidas sucessivas

Mensagem por VETL » 09 set 2016, 12:27

Malm Escreveu:...Acho que os carregadores ainda falham mais. Com o meu carro acho que eles subestimam quase sempre.
Os carregadores não determinam o SOC.
Tudo o que apresentam os QC chargers relativo ao SOC, é comunicado ao posto pelo carro.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”