Carga a 100% e soc a 89%

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Carga a 100% e soc a 89%

Mensagem por labutess » 05 mai 2016, 21:50

O meu nissan leaf sempre teve um soc de 90% e agora anda pelos 89%
Ė normal?
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Re: Carga a 100% e soc a 89%

Mensagem por mjr » 05 mai 2016, 22:05

Isso foi numa carga a 100%? Ainda está longe dos 4,12V que os mk2 costumam ter.
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Re: Carga a 100% e soc a 89%

Mensagem por labutess » 05 mai 2016, 22:20

Ė um mk1 de 2013
Mesmo novo com 62Ahr nas cargas a 100% tinha um soc de +-90%.tenho cerca de 2ou 3 células sempre a carregar mais depressa não deixando as outras carregarem completamente.

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Re: Carga a 100% e soc a 89%

Mensagem por VETL » 05 mai 2016, 22:42

No meu é normal.
Há alturas que anda pelos oitenta e muitos e outras que passa dos 95%.
Ainda não apanhei o padrão ou o motivo disso acontecer.
Os meus percursos também são sempre diferentes, o que me dificulta fazer alguns testes.

De qualquer forma, estou com o mjr. A célula mais alta está um pouco longe do máximo a que ela normalmente chega.
Tinha acabado essa carga à quanto tempo? Tinha andado já depois de terminar a carga?
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Re: Carga a 100% e soc a 89%

Mensagem por mjr » 05 mai 2016, 23:10

Sim, nunca devemos confiar muito no SOC. A tensão nas células é sempre soberana, tanto na carga como na descarga.
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Re: Carga a 100% e soc a 89%

Mensagem por labutess » 05 mai 2016, 23:39

O tempo exacto,não sei dizer
Mas na descarga o padrão é idêntico, as células mais carregadas são as que têm mais carga.
Como faço para equilibrar isto?
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Re: Carga a 100% e soc a 89%

Mensagem por VETL » 05 mai 2016, 23:51

Deixa durante meia hora o carro parado com tudo desligado com a célula mais fraca a 4v (ou ligeiramente mais).
Ele vai calcular as células a descarregar. Vão ficar vermelhas as células a descarregar...
Quando as mais altas deixarem de ficar vermelhas (schunt ativo), volta a fazer o mesmo.
O problema é que isto demora.
Se tiveres um EVSE que dê 6A, ele vai ficar mais tempo ligado e ter por isso mais tempo para realizar esse processo.
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Re: Carga a 100% e soc a 89%

Mensagem por labutess » 06 mai 2016, 06:38

Só tenho um evse de 10A
Estou a pensar fazer uma carga rapida e forçar várias vezes até não carregar mais,como carrega em corrente contínua e na fase final passa pouca corrente talvez equilibre ou não :lol:

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Re: Carga a 100% e soc a 89%

Mensagem por labutess » 06 mai 2016, 07:02

Tirei agora mesmo os dados,depois de uma carga completa,já nem marcava autonomia quando meti a carga.tem uma célula que faz desligar o carregamento.
Recebi o aviso de carga terminada e fui tirar os dados,soc a 88.8%
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Re: Carga a 100% e soc a 89%

Mensagem por VETL » 06 mai 2016, 07:36

Acho que tenho uma história dessas algures no meu DB.
Sempre que forçava cargas após fim de carregamento, ele calculava como células a descarregar as mais baixas.
Quando deixei de forçar cargas e quando comecei a deixa-lo de noite com um soc um pouco abaixo máximo, ele começou a equilibrar.
Na altura, a minha teoria era que as células mais fracas são as que no fim da carga tendem a aumentar mais a tensão por terem mais resistência interna e ele poderia não considerar isso no algoritmo.
Mas isso vai contra o algoritmo de cálculo das células a descarregar que pensamos conhecer para os mk1 e também não foi muito aceite cá pelos especialistas.
De uma coisa tenho a certeza, forçar cargas a 100%, umas em cima das outras, estava a levar o meu mk1 para um caminho parecido com o que tens. Quando acabei com isso a minha situação reverteu.
O manual também acho que diz para não forçar segundo carregamento depois de outro ter terminado.
Quando vou à revisão, um dos itens que dá 5 estrelas é o número de carregamentos forçados. Quanto menos, mais estrelas...
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