Viagem Coimbra - Guarda

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
paal
Mensagens: 12
Registado: 13 mai 2016, 11:32
Data de fabrico: 01 jan 2010

Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por paal » 21 out 2016, 16:49

Olá a todos,

Quero começar por dizer que achei fenomenal e extraordinário existir este fórum onde toda a gente partilha todo o tipo de informação, eu ainda sou um beginner nestas coisas e o forum ajuda bastante ...pois tenho á relativamente pouco tempo, desde 1 de agosto deste ano, um Nissan Leaf 12/2014 24Kwh e as minhas voltinhas têm sido só na zona de Lisboa e arredores.
Como este ano vou ajudar os meus sogros na apanha da azeitona perto da cidade da Guarda pensei que seria uma optima ideia levar o carro eletrico :) , e daquilo que já pude ler no forum, até Coimbra tenho boas opções de carga rápida pelo caminho, sendo que poderei fazer a minha primeira paragem nas bombas da Galp em Aveiras, seguindo depois para a proxima paragem em Leiria, no PCR da Nissan Leiria Auto Julio (tenho de pedir autorização), seguindo depois em direção á Nissan Coimbra Ferreira Morais & Morais (também tenho de pedir autorização), apartir deste ponto até a cidade da Guarda são 140km e vejo muito poucas opções para carregar, aparece apenas, no mapa da MOBI.E, um posto de carregamento em Mangualde, é aqui que gostaria de saber se alguém conhece este posto, e se sabe o estado dele !!! pois sem outras opções fico mesmo pelo caminho caso ele esteja inoperacional :lol: :lol:

Obrigado

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por jfr2006 » 21 out 2016, 17:15

É uma das razões porque ainda não avancei para nenhum EV, pois neste momento ainda não existe nenhum que me garanta com alguma segurança e conforto que consigo fazer a viagem entre Coimbra (Condeixa para ser mais exacto) e a Guarda :(

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por Erbium » 21 out 2016, 17:16

Não sou da zona mas acho que há mais pontos, vê aqui: www.electromaps.com

Avatar do Utilizador
rimsilva
Proprietário i3
Mensagens: 2414
Registado: 31 mar 2016, 14:40
Data de fabrico: 15 mar 2016
Capacidade bateria: 60 Ah
Localização: Vila Nova de Gaia

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por rimsilva » 21 out 2016, 17:25

jfr2006 Escreveu:É uma das razões porque ainda não avancei para nenhum EV, pois neste momento ainda não existe nenhum que me garanta com alguma segurança e conforto que consigo fazer a viagem entre Coimbra (Condeixa para ser mais exacto) e a Guarda :(
haver há, pode ser é caro.

Um Leaf 30kW, Zoe 40Kw ou i3 33kW fazem a viagem directa sem problemas, carregando um pouco no destino, regressam sem problemas de novo.

Agora com capacidade a rondar os 22/24 kW já requer algum controlo e uma paragem (para almoço por exemplo) se se quiser alguma folga e ritmo mais "vivo"...
Última edição por rimsilva em 21 out 2016, 17:51, editado 2 vezes no total.

jfr2006
Mensagens: 2505
Registado: 26 nov 2014, 12:18
Data de fabrico: 31 out 2016
Capacidade bateria: 82.34Ah

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por jfr2006 » 21 out 2016, 17:36

Um de 30 kWh chega ao destino, mas com alguma/muita cautela.

Agora imagina se ele for carregado com 2 adultos, 2 crianças e respectivas cadeiras, mais restante tralha... :(

Acredito que o de 40kWh já permita uma viagem mais à vontade, sem receios.

Avatar do Utilizador
pafi
Proprietário Leaf
Mensagens: 1113
Registado: 27 jun 2012, 00:05
Data de fabrico: 0- 5-2013
Capacidade bateria: 53,92Ah
Localização: Coimbra
Contacto:

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por pafi » 21 out 2016, 18:58

Bem vindo paal.
Isso é uma viagem e pêras. Suponho que haja tempo disponível, i.e., um dia inteiro para cima e outro para baixo...
Já fiz essa viagem duas ou três vezes e não é fácil. Muito menos agora que Mangualde não está disponível. A opção é via Viseu.
Depois um pormenor, o declive. Apesar da distância ser inferior a 100km há dois fatores: a subida do Botão logo depois de Coimbra e o troço entre Santa C. Dão e Viseu (sempre a subir). Na prática tiram duas ou três barras quando se viaja para cima. Quando for para baixo nota-se bem a diferença.
Quando fizer a viagem tente coincidir o período de paragem mais longo (em Viseu) com a hora de alguma refeição. Terá que ficar em Viseu umas 2 horas. A viagem entre Viseu e Guarda é pacífica pela A25 (80-90), mas é preciso guardar cerca de 15% do pack para a "escalada final" a cerca de 60km/h.

O regresso é totalmente diferente. Saindo da Guarda com carga máxima pouco irá regenerar na descida e a paragem em Viseu será menos demorada. A viagem para Coimbra também é quase sempre com declive favorável o que encurtará o tempo total da deslocação.

Se por ventura uma das viagens for ao sábado, a Nissan de Coimbra (que agora já não tem nenhum aviso) também está aberta.

Mais alguma questão, disponha.
________________________________________________
Pedro Isidoro, Coimbra | http://vepafi.weebly.com/ | SW Predator 70Ah Li | A gastar e- desde dezembro 2011.

Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt | https://www.facebook.com/uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por VETL » 21 out 2016, 20:25

Tenho relatos dos de Mangualde terem estado a funcionar até à semana passada.
Agora com estes dias de chuva, deixaram de ler os cartões e a mobie já foi avisada.
Apesar de poder não te interessar, acho que há um ponto de carga em Tábua também.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por Fil » 21 out 2016, 21:32

Bem vindo paal! O que não falta é electricidade, tente centros comerciais ou bombeiros, costumam ajudar e muito, e nós damos um donativo com gosto.

A viagem que fiz por essas bandas foi diferente, mas dê uma vista de olhos no meu diário de bordo (db), pode ser que ajude ;)

LFN
Mensagens: 394
Registado: 30 nov 2014, 00:41
Data de fabrico: 12 mar 2013
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por LFN » 21 out 2016, 22:52

pafi Escreveu:Bem vindo paal.
Apesar da distância ser inferior a 100km há dois fatores: a subida do Botão logo depois de Coimbra e o troço entre Santa C. Dão e Viseu (sempre a subir). Na prática tiram duas ou três barras quando se viaja para cima. Quando for para baixo nota-se bem a diferença.

Mais alguma questão, disponha.
Chamo a atenção para uma boa alternativa à primeira subida: a antiga estrada entre Coimbra e Penacova, junto ao Mondego.

paal
Mensagens: 12
Registado: 13 mai 2016, 11:32
Data de fabrico: 01 jan 2010

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por paal » 21 out 2016, 23:47

pafi Escreveu:Bem vindo paal.
Isso é uma viagem e pêras. Suponho que haja tempo disponível, i.e., um dia inteiro para cima e outro para baixo...
Já fiz essa viagem duas ou três vezes e não é fácil. Muito menos agora que Mangualde não está disponível. A opção é via Viseu.
Depois um pormenor, o declive. Apesar da distância ser inferior a 100km há dois fatores: a subida do Botão logo depois de Coimbra e o troço entre Santa C. Dão e Viseu (sempre a subir). Na prática tiram duas ou três barras quando se viaja para cima. Quando for para baixo nota-se bem a diferença.
Quando fizer a viagem tente coincidir o período de paragem mais longo (em Viseu) com a hora de alguma refeição. Terá que ficar em Viseu umas 2 horas. A viagem entre Viseu e Guarda é pacífica pela A25 (80-90), mas é preciso guardar cerca de 15% do pack para a "escalada final" a cerca de 60km/h.

O regresso é totalmente diferente. Saindo da Guarda com carga máxima pouco irá regenerar na descida e a paragem em Viseu será menos demorada. A viagem para Coimbra também é quase sempre com declive favorável o que encurtará o tempo total da deslocação.

Se por ventura uma das viagens for ao sábado, a Nissan de Coimbra (que agora já não tem nenhum aviso) também está aberta.

Mais alguma questão, disponha.
Sim é uma viagem puxada, mas estou numa de ir a aventura, vou com tempo e está programada para a ultima semana de Novembro.
Eu queria evitar ter de ir até viseu, eu conheço bem o declive e o caminho para esses lados, eu sou de Lamego e quando vou com o meu carro CI faço sempre paragem em Coimbra, para comer qq coisa e irem fazer um xixizinho, não é façil com uma criança que após andar 100m já está a perguntar se já chegamos :mrgreen: :mrgreen:
e depois sigo pela IP3 até entrar na A24, e aquilo é um terror em declives por todo o lado.
Apesar de poder não te interessar, acho que há um ponto de carga em Tábua também.
Acho que poderá ser uma alternativa a equacionar, da Nissan Coimbra até lá são 55km, aqui posso encher novamente o "deposito" e depois seguir para a Mizarela por mais 95km.
De qualquer forma é um risco :lol: :lol:

Pode ser que com um pouco de sorte os postos de Mangualde voltem a funcionar....
Alguem sabe se os postos de carregamento em Tondela estão funcionais ????

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”