Viagem Coimbra - Guarda

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por BrunoAlves » 25 out 2016, 15:02

margarett Escreveu:Pela A1 pelo que tenho lido é CC a 80km/h na A1, reduzindo um bocado na serra.
;)
Para estas velocidades custa-me muito fazer AE, parece sempre que estou a empatar. Estou a falar mas fiz a A2 toda numa manhã de Agosto :lol:
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

beme83
Proprietário Leaf
Mensagens: 920
Registado: 11 dez 2014, 16:49
Data de fabrico: 11 dez 2014
Capacidade bateria: 59,91 Ah

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por beme83 » 25 out 2016, 15:09

paal Escreveu:
beme83 Escreveu: já fiz com o um de 24 Kw e não fiquei pelo caminho :-)
bem, se assim é, isto pode significar que posso ir num sábado de manha, tenho de sair bem cedo para chegar ao stand da Nissan em Coimbra antes de fecharem :lol: :lol:

que acham deste Percurso Planeado:
Ponto de partida: Odivelas, seguir pela A1 até ao ponto de paragem 1 ( ~60km em autoestrada)
Ponto de paragem 1: A1 Galp Aveiras, carga rapida, seguir pela nacional até ao ponto de paragem 2 (~122km pela nacional)
Ponto de paragem 2: A1 Galp Pombal, carga rapida, seguir pela nacional até ao ponto de paragem 3 (~40km pela nacional)
Ponto de paragem 3: Coimbra, stand da Nissan Ferreira Morais & Morais lda, carregamento rapido, seguir pela nacional até ao ponto de paragem 4 (~90km pela nacional)
Ponto de paragem 4: Mangualde, tentar usar o posto de carregamento da Mobi.e, ou pedir aos Bombeiros de Mangualde, seguir para o destino (~60km pela nacional)
Destino: Mizarela - Guarda :D :) :P
Devido à situação do fecho do stand da Nissan porque não fazer Pombal Coimbra por AE? Carrega até 80% em Pombal para ser rápido segue pela AE até Coimbra a 100 no CC e deve chegar lá entre os 40 e os 50%
Última edição por beme83 em 25 out 2016, 15:13, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por rnlcarlov » 25 out 2016, 15:10

Eu com um clone (bateria de 16kWh) fiz esse troço em AE a uma média de 70km/h (partindo de 91% SOC). Para um Leaf de 2014 penso que os 80km/h são garantidos.
Para mim que fiz a experiência em AE e Nacional, custou-me mais ir pela nacional do que pela AE, pois na nacional é que empatava e criava filas atrás de mim. Na AE era ultrapassado e pronto. Até ultrapassei um carro ou dois, vejam lá. :D

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por santanamos » 25 out 2016, 16:10

É isso. 80km/h é razoável, a descer não há limites, mas também não aceleres muito. A serra dos candeeiros vai a 60 ou 70, aí preocupa-te mais com o consumo (bolinhas de potencia) do que com a velocidade, é uns 10min que passam rápido. Depois da serra adaptas a velocidade conforme a distância/autonomia.

santanamos
Proprietário Leaf
Mensagens: 1634
Registado: 19 dez 2011, 03:51
Data de fabrico: 0- 3-2015
Capacidade bateria: 55,45 Ah 11 barras
Localização: Lisboa

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por santanamos » 25 out 2016, 16:12

Ah, não te deixes iludir com as estimativas do carro. Mantem uma média de 10km a mais do que a distância ao PCR. Quando lá chegares vais ver que afinal parece fácil :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por rnlcarlov » 25 out 2016, 16:31

Depois dos candeeiros as estimativas vão parecer pouco animadores, mas depois de Fátima, quando começam as descidas, volta tudo ao normal. ;)

paal
Mensagens: 12
Registado: 13 mai 2016, 11:32
Data de fabrico: 01 jan 2010

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por paal » 26 out 2016, 14:28

Obrigado a todos pelas dicas, vou manter a media de 80km/h nesse trajeto mais complicado em termos de declive.
Um amigo disse-me que eu também sempre posso parar na zona de Santarém para dar mais um reforço na carga, que tem lá um centro comercial que dá para carregar e fazer outras coisas, mas acho que aqui vai depender da minha vontade na altura pois como já vocês disseram este troço faz-se bem com os cuidados inerentes.

Ontem parei no Ikea alfragide já a roçar o limite :D :D
Imagem

depois de carregado :dance:
Imagem

que acham do estado da bateria ??

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por rnlcarlov » 26 out 2016, 15:33

paal Escreveu:Um amigo disse-me que eu também sempre posso parar na zona de Santarém para dar mais um reforço na carga, que tem lá um centro comercial que dá para carregar e fazer outras coisas, mas acho que aqui vai depender da minha vontade na altura pois como já vocês disseram este troço faz-se bem com os cuidados inerentes.
Santarém ainda é muito perto de Aveiras. A minha recomendação, se o cenário parecer muito negro por algum motivo, é para em Leiria, no centro comercial. No entanto o método mais rápido é tentar não parar nenhuma vez num posto lento, já que se carrega apenas a 20 e tais km autonomia por hora.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por BrunoAlves » 26 out 2016, 16:42

paal Escreveu:vou manter a media de 80km/h nesse trajeto mais complicado em termos de declive.
Não... é 80km/h no resto do percurso e menos na subida da serra ;)
paal Escreveu:Ontem parei no Ikea alfragide já a roçar o limite :D :D
Imagem
Ainda faltava um bocado para o limite. Com a bateria equilibrada deves ter para aí 4-5 GID quando o carro se desliga ;) SOC de 24% ainda dava para mais 30kms em declive favorável :mrgreen:

Não precisas de parar, de todo. Faz o percurso com cuidado (especialmente na serra) e vais chegar lá com carga de sobra. A primeira vez vai-te fazer roer os dedos mas vais ver que chegas tranquilamente ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9889
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Viagem Coimbra - Guarda

Mensagem por mjr » 26 out 2016, 23:00

Nesse ecrã principal do LS eu colocava por baixo dos GIDs (ou SOC) a tensão (e corrente) da bateria. Em estados de carga baixos é melhor indicador do estado de carga da bateria. Até aos 360V, sem consumo ou regeneração, a descida da tensão com o SOC é +/- linear. A partir daí há uma aceleração da queda da tensão com o SOC (o chamado joelho) e por volta dos 300V aparece a tartaruga (+/-, depende da célula mais fraca).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”