Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
valtores
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Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por valtores » 05 ago 2017, 10:56

No seguimento na busca do carro eléctrico mais adequado para a minha utilização e deste tópico viewtopic.php?f=46&t=6848 , abro agora um tópico para falar da minha experiência com um leaf.

Adorei o conforto e a condução do carro. Mais do que qualquer outro eléctrico. Depois de passar por um i3 e um zoe fiquei com a sensação que este sim é um carro a sério. Muito confortável, excelente aceleração, interiores bem pensados. Fica sempre a dúvida da autonomia, e se é suficiente para as minhas voltas diárias.

Algumas coisas que não percebo ainda sobre o leaf:

Modo p? Para que serve? Não é a mesma coisa que colocar no modo N e activar o travao de pé? Para que colocar no modo P?
Não percebi o que é o modo B e como se activa.
Aquele tinha Sistema de som Bose. Alguém sabe se o sistema de som standard na gama mais baixa é bom, ou se é fraquito?
Travao de pé não acho uma ideia genial, não sei se não preferia travao de mão...
Não permite trocar as jantes na versão acenta, que são feias. Teria que optar pela versão tecna que é muito mais cara.
Não senti travagem regenerativa como se sente no i3. Parece apenas que desacelera, sem travar para uma regeneração mais agressiva.
Alguém tem um visia que possa dar feedback Do ecra do rádio? Permite Bluetooth e passar musicas do telemovel? Funciona bem?
Não ter aviso sonoro de sensores traseiros é chato. Nunca achei que as câmaras fossem mais eficazes do que os avisos sonoros.
Não reparei, mas o leaf tem carregador USB dentro do apoio de braço?
O que faz o modo eco, para além de cortar na resposta ao acelerar? Tem mais alguma vantagem? Regera de forma mais agressiva?

Obrigado desde já a todos os que participaram no tópico anterior e que me ajudaram a clarificar as ideias.
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Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por VETL » 05 ago 2017, 11:17

Seria o modo B que permitiria sentir a regeneração. Não é tão forte como no i3 (aliás tem a mesma ou mais potência mas como o i3 é mais leve sente-se mais), mas é enorme a diferença para o modo D.
Para "engrenar" o modo B é voltar a meter o D. Repetindo aquele gesto vai alternando entre D e B.
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Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por VETL » 05 ago 2017, 11:18

A porta USB está no separador central à frente do porta copos.
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Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por valtores » 05 ago 2017, 11:22

VETL Escreveu:Seria o modo B que permitiria sentir a regeneração. Não é tão forte como no i3 (aliás tem a mesma ou mais potência mas como o i3 é mais leve sente-se mais), mas é enorme a diferença para o modo D.
Para "engrenar" o modo B é voltar a meter o D. Repetindo aquele gesto vai alternando entre D e B.
Ah ok! O senhor do test Drive não soube explicar isso. E há algum indicador que me indique que estou no modo B?
Neste caso será sempre melhor andar no modo B para ter maior regeneração, certo?

Quanto ao USB, vi que havia um na consola, contudo da sempre jeito mais um dentro do apoio de braço (mas também não é o fim do mundo).
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Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por VETL » 05 ago 2017, 11:23

valtores Escreveu:O que faz o modo eco, para além de cortar na resposta ao acelerar? Tem mais alguma vantagem? Regera de forma mais agressiva?
A feature principal do modo ECO é que muda a posição do sensor do acelerador.
O condutor nesse modo tem que carregar mais fundo no pedal para fazer o mesmo efeito.
Psicologicamente dá a sensação que o carro está mais preso, ou que estamos a carregar demais no pedal...
Depois tem outros efeitos menores por exemplo na climatização.
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Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por VETL » 05 ago 2017, 11:24

valtores Escreveu:
VETL Escreveu:Seria o modo B que permitiria sentir a regeneração. Não é tão forte como no i3 (aliás tem a mesma ou mais potência mas como o i3 é mais leve sente-se mais), mas é enorme a diferença para o modo D.
Para "engrenar" o modo B é voltar a meter o D. Repetindo aquele gesto vai alternando entre D e B.
Ah ok! O senhor do test Drive não soube explicar isso. E há algum indicador que me indique que estou no modo B?
Neste caso será sempre melhor andar no modo B para ter maior regeneração, certo?
Sim, na consola o "D" passa a "B".
Eu ando sempre em B.
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Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por VETL » 05 ago 2017, 11:26

Quando comparares o prۍo dos pneus para as duas jantes, vais achar as jantes do Acenta muito bonitas...
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Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por labutess » 05 ago 2017, 11:29

O modo P É Parque,tranca o motor,bloqueia as 2 rodas da frente e o travão mão pé bloqueia as de trás,
Tb não gosto do travão de mão com o pé, o meu é mais antigo e é eléctrico, não sei pq mudaram.
Parabéns pela boa escolha

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Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por valtores » 05 ago 2017, 11:48

labutess Escreveu:O modo P É Parque,tranca o motor,bloqueia as 2 rodas da frente e o travão mão pé bloqueia as de trás,
Tb não gosto do travão de mão com o pé, o meu é mais antigo e é eléctrico, não sei pq mudaram.
Parabéns pela boa escolha
Será mesmo necessário usar o travao de pé? Se o modo P já tranca as rodas e motor....


Obrigado a todos pelo excelente Feedback que estão a dar.
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Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por jfr2006 » 05 ago 2017, 11:54

Os 30kWh são suficientes para o que pretendes. Os 24kWh dariam, mas tendo em conta que vais passar a Vasco da Gama, onde costumam existir uns ventos bem fortes de Norte para Sul, a coisa poderia ficar muito à tangente, dependendo claro do pé.

Sim, podes colocar as músicas a dar no telemóvel e depois passa no sistema de audio do Leaf.

Em relação às jantes, só se for mesmo por gosto. Creio que podes escolher essas jantes, mas pagando mais. A titulo de exemplo, eu troquei as jantes do meu (tekna) por umas do Acenta aqui com um user do fórum. Ele preferia a estética das jantes do Tekna, eu prefiro o preço dos pneus de 16". Ficamos os dois satisfeitos :D

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