Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por VETL » 15 ago 2017, 21:36

Se fosse eu:
1ª opção (de longe a melhor) - EVSE Colaborativo;
2ª opção - EVSE da Lugenergy;
3ª opção - qualquer coisa...

Isto numa perspetiva da melhor relação qualidade/segurança/funcionalidades/preço e em minha opinião.
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

valtores
Mensagens: 121
Registado: 29 dez 2013, 18:51
Data de fabrico: 03 mar 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por valtores » 16 ago 2017, 11:46

Mas o EVSE colaborativo já está a venda? A informação que encontro aqui no fórum sobre isso parece me que é algo ainda em testes e não percebi que já se comercializava. Sou um leigo nestas coisas. Qual a vantagem do colaborativo em relação aos restantes?
--
electric

valtores
Mensagens: 121
Registado: 29 dez 2013, 18:51
Data de fabrico: 03 mar 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por valtores » 16 ago 2017, 14:45

https://www.mobie.pt/welcome

Assim, a MOBI.E vem comunicar que o pagamento nos Postos de Carregamento Rápido apenas se iniciará após o verão. Oportunamente serão divulgadas as condições de acesso e tarifários por parte dos CEME.

Entretanto, o aumento da potência dos 100 postos de carregamento mais utilizados decorrerá nos meses de agosto e setembro, estando também em preparação a última fase da expansão da rede a todos os Concelhos de Portugal Continental, que se iniciará após o verão.

Parece que vamos ter alguns upgrades a partir de Setembro? Assim espero. A falta de qualidade da rede de carregamento assusta bastante quando pensamos que temos sitio para carregar pelo país fora e afinal... não.
--
electric

valtores
Mensagens: 121
Registado: 29 dez 2013, 18:51
Data de fabrico: 03 mar 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por valtores » 16 ago 2017, 17:25

Ando a ler e a reler este forum para ver se aprendo isto dos carregamentos e electricidades. Quero estar bem preparado para quando vier o carro.
Prometo um diario de bordo com fotos e todas as informações que acharem relevantes.
Pelo que tenho lido por aqui, será conveniente sempre carregar as baterias até 80%, ou se precisar de carregar até 100%, tentar fazer isso para bater com a altura em que vou sair de casa, para evitar que as baterias fiquem muito tempo entre os 80 e 100%, certo?
Quanto ao leafspy, por muito que tente, não percebo nada daquelas informações que a aplicação mostra. Espero aprender se for necessário.

Pelo que li tambem por aqui, andar no modo ECO ajuda a preservar as baterias certo? Por outro lado o modo B pode causar algum aquecimento extra nas baterias, pelo que se deve ter algum cuidado com a sua utilização (usar mais em alturas de descidas e afins). Estou no caminho certo?

Li tambem que não devo deixar as baterias abaixo dos 20%. Ou seja, idealmente andar entre os 80% e 20%. Se precisar de ir longe, carregar até 100% imediatamente antes de arrancar.

Duvidas:
- Posso "configurar" o leaf para parar de carregar aos 80% automaticamente? Creio que me chega e sobra carregar até 80% todos os dias. Isto configura-se no leaf, ou no PCR?
- Posso colocar em modo B durante uma viagem, ou tenho que parar para o fazer?

obrigado a todos pelas ajudas que têm dado neste e noutros topicos. Este forum está uma verdadeira enciclopédia.
--
electric

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por cacoila » 16 ago 2017, 17:41

Também sou novo nisto mas vou tentar ajudar...

Quanto ao Modo ECO preservar as baterias e o B o contrário, não estou em crer, modo ECO altera o "mapeamento" do acelerador para que seja "mais dificil" acelerar, ou seja, tens de carregar mais para ele andar o mesmo que nos outros modos, dá uma resposta mais lenta, e o nivel de regeneração (travagem que o motor faz ao levantar o pé) julgo que seja igual ao modo B. Modo B esse que em relação ao D só aumenta a regeneração, ou seja, quando levantas o pé do acelerador ele vai "travar" mais e logo recuperar mais energia. Podes alternar entre todos os modos sempre em andamento, entre o D e B alteras simplesmente fazendo de novo o movimento "esquerda - baixo" no selector de "mudanças" o modo ECO é activado num botão no volante e persiste mesmo depois de desligado o carro, ou seja, se estás em ECO quando desligas vai continuar em ECO quando o ligas novamente.

Nos MK2 de 24Kw podes programar para nunca passar dos 80% nos menus do carro, mas segundo julgo saber os de 30kw já não tem essa opção. terás de o fazer de forma alternativa, por exemplo programando para terminar a carga (que será a 100%) uma hora depois da hora a que preves sair de casa, assim quando realmente sais (antes do previsto) ainda não estará a 100%. Como não tenho um de 30Kw não te garanto que seja a melhor forma de o fazer, só sei que não tem o limitador dos 80%. E sim só deves carregar a 100% programando para a hora de saída para minimizar o tempo que estará acima dos 80% (isto aplica-se a qualquer bateria, até dos telemóveis).

Quanto ao Leaf Spy, pelo (pouco) que percebo permite-te ter melhor noção de quando o carro irá parar por falta de bateria, isto porque no carro passas a ter apenas a indicação de bateria baixa e essa indicação ocorre quando ainda terás "bastante" mais autonomia do que esse aviso faz parecer, com o leaf spy podes olhar para a carga de cada célula e é "sabido" que os carros param quando é atingida determinada voltagem mínima numa das células (essa voltagem muda entre os de 24 e de 30Kw) assim consegues ver que ainda falta um bocado para parar. Indica-te também qual a percentagem de bateria restante e de forma "mais precisa", além do SOH o "estado de saúde" da bateria, ou seja, a percentagem que fará um dia perder uma (ou mais) das tais 12 barras (a primeira barra é perdida por volta dos 84%).

valtores
Mensagens: 121
Registado: 29 dez 2013, 18:51
Data de fabrico: 03 mar 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por valtores » 16 ago 2017, 17:46

Caçoila, estou a terminar de ler o diario de bordo do PauloDias, e já tinha um Tab do chrome aberto para ir ler o seu de seguida ehehe

obrigado pelas dicas. Isso de não conseguir forçar aos 80% é um fail. Se preserva as baterias ,devia ser incentivado pela nissan!!

Quanto ao leafspy, quando vejo os gráficos fico tão confuso que acho que não vou perceber nada daquilo.
Só quero conduzir da forma mais eficiente e preservar as baterias ao máximo. Não sei se ia ter muita vocação para andar atrás do leafspy.
--
electric

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por cacoila » 16 ago 2017, 18:19

No meu DB ainda não está grande coisa que se aproveite... :D Também sou novo nisto tenho o carro há uma semana e também fiz como tu, fui lendo por aqui muita coisa antes de o ter para já saber qualquer coisa quando ele chegasse, mas ainda há muita coisa que me escapa, no Leaf Spy então ainda há mesmo muita "ciência oculta" para mim... :D

O que posso dizer com certeza é que agora à segunda feira, ou hoje quarta depois de feriado, custa um bocado voltar ao fumarento da empresa e ter de meter mudanças e subir rotações pra ter potencia disponível etc... :lol:

valtores
Mensagens: 121
Registado: 29 dez 2013, 18:51
Data de fabrico: 03 mar 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por valtores » 16 ago 2017, 22:37

Que dizem de criar um grupo de WhatsApp ou facebook onde possamos todos comunicar de forma mais imediata para ajudarmos uns aos outros?
--
electric

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por BrunoAlves » 16 ago 2017, 23:51

A minha recomendação é apenas: usem o carro. Mais nada, usem o carro e desfrutem dele.
Sim, evitar deixar o carro estacionado com muita carga, isso sem dúvida. À parte disso, esqueçam, usem o carro ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

valtores
Mensagens: 121
Registado: 29 dez 2013, 18:51
Data de fabrico: 03 mar 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Nissan leaf 30kw - a minha experiência

Mensagem por valtores » 17 ago 2017, 08:35

Sabem se Waze ou os mapas do iPhone funcionam no leaf? Ou seja o sistema áudio da as indicações por voz, baixando o volume do rádio nesses momentos? Sabem se funciona bem?
--
electric

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”