ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
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ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
Boas amigos,
Hoje surgiu-me uma nova dúvida.
Por esquecimento hoje deixei o ELM327 encaixado no socket ODBII quando estacionei o carro na garagem, a minha dúvida e tendo em conta alguns relatos de utilizadores do fórum que viram as suas baterias drenadas com um cenário semelhante (mjr chamado ao tópico ), mas em confronto com um outro tópico no forum dos leafs americanos em que a maior parte dos utilizadores diz não ter qualquer problema, quando questionados por uma situação equivalente por um user do fórum, queria aqui questionar no nosso fórum tuga de referência, se há ou não contra-indicações em deixar o ELM327 conectado.
Normalmente o carro é usado todos os dias, mas podem existir ocasiões em que isto não acontece, por um ou outro motivo, por um período no máximo de 2 dias.
No fórum dos americanos reportam que o problema deixou de ocorrer nos Leafs fabricados a partir de 2013, alguém comprova???
Existe ainda o reporte (que por acaso também já li por aqui) de existir forma de impedir que o ELM327 "drene" com o carro desligado, fazendo um shunt ou alterando uma ligação qualquer de um pino. Alguém que esteja por dentro do assunto???
Obrigado a todos os que puderem colaborar.
Abraços elétricos!
Hoje surgiu-me uma nova dúvida.
Por esquecimento hoje deixei o ELM327 encaixado no socket ODBII quando estacionei o carro na garagem, a minha dúvida e tendo em conta alguns relatos de utilizadores do fórum que viram as suas baterias drenadas com um cenário semelhante (mjr chamado ao tópico ), mas em confronto com um outro tópico no forum dos leafs americanos em que a maior parte dos utilizadores diz não ter qualquer problema, quando questionados por uma situação equivalente por um user do fórum, queria aqui questionar no nosso fórum tuga de referência, se há ou não contra-indicações em deixar o ELM327 conectado.
Normalmente o carro é usado todos os dias, mas podem existir ocasiões em que isto não acontece, por um ou outro motivo, por um período no máximo de 2 dias.
No fórum dos americanos reportam que o problema deixou de ocorrer nos Leafs fabricados a partir de 2013, alguém comprova???
Existe ainda o reporte (que por acaso também já li por aqui) de existir forma de impedir que o ELM327 "drene" com o carro desligado, fazendo um shunt ou alterando uma ligação qualquer de um pino. Alguém que esteja por dentro do assunto???
Obrigado a todos os que puderem colaborar.
Abraços elétricos!
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Re: ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
Já há mais de 1 mês que ando com o obd ligado ao carro,mas é raro ele não andar todos os dias,nunca fiquei sem a bateria de 12v,com a outra é que já não posso dizer o mesmo
Re: ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
Depende do adaptador. Alguns, como os OBDLink (e certamente outros) entram em standby ao fim de uns segundos, reduzindo o consumo para um nível tão baixo que não causa problemas. Outra hipótese, é a de procurares o pinout da tomada OBD do Leaf e trocares os 12V constantes por 12V ligados à "ignição".
- VETL
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Re: ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
Andei com o ODB durante 4 anos sempre ligado num mk1 e a bateria de 12v nunca morreu nem foi trocada.
Apesar de sempre ligado, ele só respondia com o carro ligado, durante algum tempo após desligar o carro e quando estava a carregar.
Depois, mantinha um led ligado mas não respondia via Bluetooth.
Nos de 30kWh, não consigo ligação ao ODB quando o carro está desligado (nem quando está somente a carregar). Já cá perguntei se alguém conseguia ligação por essa via nos mk2 com o carro desligado (ou a carregar), mas ninguém respondeu...
Apesar de sempre ligado, ele só respondia com o carro ligado, durante algum tempo após desligar o carro e quando estava a carregar.
Depois, mantinha um led ligado mas não respondia via Bluetooth.
Nos de 30kWh, não consigo ligação ao ODB quando o carro está desligado (nem quando está somente a carregar). Já cá perguntei se alguém conseguia ligação por essa via nos mk2 com o carro desligado (ou a carregar), mas ninguém respondeu...
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- BrunoAlves
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Re: ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
Respondo agora: não, desligado o meu não comunicava.
O meu OBD (que sofreu morte súbita) desligava no botão e por isso normalmente eu só o ligava quando precisava. E ficava ligado quando me esquecia
O meu OBD (que sofreu morte súbita) desligava no botão e por isso normalmente eu só o ligava quando precisava. E ficava ligado quando me esquecia
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!!
- Apr
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Re: ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
Eu sou um dos mais queixosos nessa questão da bateria de 12V, nunca achei relação entre o ELM e a bateria auxiliar ficar sem carga pois já me aconteceu de forma continuada sem nenhum ELM lá ligado. Agora que penso nisso ja ha muito tempo que nao acontece e o ELM está permanemtemente ligado, só o tirei 15 dias quando fui de férias.
- Apr
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Re: ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
Nos MK2 o OBD continua a comunicar durante algum tempo e depois desliga, como nos MK1. Vais abrindo e fechando as portas com o comando e consegues mais um tempinho.VETL Escreveu:Já cá perguntei se alguém conseguia ligação por essa via nos mk2 com o carro desligado (ou a carregar), mas ninguém respondeu...
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Re: ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
Sim, já descobri isso.Apr Escreveu:Nos MK2 o OBD continua a comunicar durante algum tempo e depois desliga, como nos MK1. Vais abrindo e fechando as portas com o comando e consegues mais um tempinho.VETL Escreveu:Já cá perguntei se alguém conseguia ligação por essa via nos mk2 com o carro desligado (ou a carregar), mas ninguém respondeu...
Basta abrir ou fechar uma porta, clicar no botão de trancar ou no comando e dá mais um pouco. Mas muito pouco mesmo.
No mk1 ficava muito mais tempo.
Mas o que não consigo digerir, é o facto dele não acordar com o carro a carregar. E dava cá um jeitasso...
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Re: ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
No meu de 30kwh anda sempre ligado mas tem botão on/off e só ligo esporadicamente. Só comunica com o carro ligado, a carregar comunica mas só carregando no start.
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Re: ELM327 - Deixar ficar conectado ou não?
Penso que os novos ELM com o botão de ligar/desligar já não terão esse problema pois desligam-se ao fim de algum tempo. Eu fiquei sem bateria de 12V com um ELM antigo, que estava sempre a consumir. Mas foi ao fim de mais de 2 semanas!
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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