Viagem a 120km AE pros e contras

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
dfranco
Mensagens: 10
Registado: 18 out 2017, 10:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Viagem a 120km AE pros e contras

Mensagem por dfranco » 20 out 2017, 11:08

Gostaria de saber afinal se é ou não possivel fazer viagens em autoestrada a 120km e quais os impactos na performance da bateria ao longo do tempo.

Sei que existem varias discussões e, volta da autonomia mas a minha questão esquecendo a autonomia e qual será o impacto na vida util das baterias com uma condução diaria em AE de cerca de 100km dia.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Viagem a 120km AE pros e contras

Mensagem por BrunoAlves » 20 out 2017, 11:20

Na vida util da bateria, nenhum impacto ou negligenciável (porque ao consumir mais efectivamente vais aumentar o numero de ciclos de carga/descarga).
Num Leaf 24kWh não consegues fazer 100km a 120km/h. Se puderes carregar a meio, dá perfeitamente ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

dfranco
Mensagens: 10
Registado: 18 out 2017, 10:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Viagem a 120km AE pros e contras

Mensagem por dfranco » 20 out 2017, 11:30

No meu caso pessoal pretendo fazer cerca de 60km + 60km com carga intermedia!

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Viagem a 120km AE pros e contras

Mensagem por BrunoAlves » 20 out 2017, 11:34

Nesse caso, força no pedal ;)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Viagem a 120km AE pros e contras

Mensagem por rnlcarlov » 20 out 2017, 15:44

Na realidade pode haver algum impacto. Comparem o aquecimento da bateria do Leaf a 100km/h ou a 120km/h. Sujeitar a bateria a temperaturas elevadas não faz muito pela saúde delas. Ainda que as baterias modernas sejam mais resistentes do que as dos mk1, o efeito deverá sentir-se. Agora quantificá-lo é muito complicado.

dfranco
Mensagens: 10
Registado: 18 out 2017, 10:23
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Viagem a 120km AE pros e contras

Mensagem por dfranco » 20 out 2017, 16:45

Existe alguma documentação sobre esses valores de temperatura a 100km/h e a 120km/h, gostava de ver isso.

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Viagem a 120km AE pros e contras

Mensagem por Fil » 20 out 2017, 17:14

dfranco Escreveu:No meu caso pessoal pretendo fazer cerca de 60km + 60km com carga intermedia!
Como já foi explicado noutro tópico, faz sem qualquer problema, e como a bateria faz ginástica só lhe faz bem. Tente é minimizar o aumento de temperatura, colocando o carro à sombra sempre que possível. Tem 8 anos de garantia e 160 mil klms, acha que chega?

Mesmo nos leafs mk2 daria até se fartar do carro.

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Viagem a 120km AE pros e contras

Mensagem por rnlcarlov » 21 out 2017, 15:35

dfranco Escreveu:Existe alguma documentação sobre esses valores de temperatura a 100km/h e a 120km/h, gostava de ver isso.
Documentação não sei, mas experiência do pessoal daqui não falta. Aliás, isso tanto se aplica aos Leafs como a qualquer outro VE: correntes de descarga elevadas, maior geração de calor.

sabicao
Mensagens: 39
Registado: 23 mai 2014, 14:36
Data de fabrico: 10 jun 2011
Capacidade bateria: 25.77 Ah - 4 barras

Re: Viagem a 120km AE pros e contras

Mensagem por sabicao » 23 out 2017, 16:48

Fil Escreveu:
dfranco Escreveu:No meu caso pessoal pretendo fazer cerca de 60km + 60km com carga intermedia!
Como já foi explicado noutro tópico, faz sem qualquer problema, e como a bateria faz ginástica só lhe faz bem. Tente é minimizar o aumento de temperatura, colocando o carro à sombra sempre que possível. Tem 8 anos de garantia e 160 mil klms, acha que chega?

Mesmo nos leafs mk2 daria até se fartar do carro.
A garantia mudou? Não era 5 anos / 100.000kms? (comprei o meu em 2011)

cacoila
Mensagens: 264
Registado: 25 mai 2017, 11:07
Data de fabrico: 01 jan 2011
Capacidade bateria: 65,5 Ah

Re: Viagem a 120km AE pros e contras

Mensagem por cacoila » 23 out 2017, 17:22

8 Anos é para os 30kW. Os Km não me recordo mas deve ser isso.

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”