Degradação da bateria de 30kW

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
AndreMC
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por AndreMC » 16 nov 2017, 17:39

Sim, noto a perda de autonomia. O meu trajecto diário implicava 50% de consumo e agora, para os mesmos percursos, vou notando menores percentagens da carga que resta na bateria.

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mjr
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por mjr » 16 nov 2017, 17:55

A perda de autonomia real tem de ser avaliada até a bateria estar descarregada OU até uma determinada tensão de repouso. Por exemplo, há um ano ao fim do dia ele chegava a casa com 380,0V, se agora chegar com a mesma tensão (muito improvável) não houve degradação.

Confiar na autonomia estimada ou no SOC estimado vai sempre dar ao mesmo, é estimado.

Seja como for, 7% de degradação ao fim de um ano e 40k km é muito bom considerando que há uma maior degradação nos primeiros tempos. O mk2 não é melhor que isso de acordo com os testes da tomada que conheço, com menos km que esse Leaf.

Aqui está um exemplo de um mk2 com 7% de degradação ao fim de 1 ano, com metade dos km:

viewtopic.php?f=56&t=3984&start=410#p46437
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
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Orlando
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por Orlando » 16 nov 2017, 20:35

AndreMC Escreveu:Sim, noto a perda de autonomia. O meu trajecto diário implicava 50% de consumo e agora, para os mesmos percursos, vou notando menores percentagens da carga que resta na bateria.
Comigo tem a ver com o tempo frio.
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jarama
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por jarama » 17 nov 2017, 00:32

Erbium Escreveu:É curioso o pessoal ficar "alarmado" quando se vêm casos de baterias que degradam a um ritmo "elevado" que leva a crer que serão substituidas em garantia mas até hoje o que não faltam são casos de turbos, injectores, FAP, etc... a entregar a alma ao criador pouco depois da garantia terminar e, consequentemente, ser custo para o utilizador e no entanto nunca ninguém se coibiu de comprar estes ICE's!
A única diferença e "justificada" preocupação é que não se arranja baterias ao preço/facilidade de motores usados porque se formos trocar no representante/fabricante o preço de baterias e de um motor é muito semelhante...
O último grande azar que tive na minha xsara picasso obrigou-me a mudar o turbo, mudar uma peça junto à cambota e uma vez que o motor foi aberto acabei por mudar a correia de transmissão.
Na altura o carro tinha cerca de 180 mil km e 5 anos. Paguei 2600€ numa oficina da marca, muito longe dos 6000 de uma bateria. O carro tinha-me custado 20000€(10000€ a menos que o leaf). A confirmar-se uma degradação anormal das baterias, que eu quero acreditar por enquanto não ser real, não vejo como é que o custo de manutenção de um ICE alguma vez venha a ser maior do que o eléctrico, assumindo troca de baterias.
A questão que se me levanta é que eu comprei o carro para fazer, no mínimo, 150 km por dia sem contar com alguns extras. Se eu daqui a 3 anos estiver com 21% a menos de autonomia, a folga que tinha desapareceu.
No meu caso, nunca poderei estar à espera que o carro chegue aos 66% de SOH para accionar a garantia. Nessa altura, dificilmente poderei fazer as minhas deslocações diárias de forma tranquila e sem receios.
Ok, a bateria não dura eternamente e eu ando bastante, não à milagres! Não me posso dar ao luxo de andar a mudar de carro de 3 em 3 anos e de certeza perder bastante dinheiro.
Quero acreditar na palavra dos veteranos aqui do forum quando dizem que a queda é mais acentuada no inicio e depois estabiliza.
A ver vamos...

José Ramalho

Erbium
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por Erbium » 17 nov 2017, 09:45

jarama Escreveu:O último grande azar que tive na minha xsara picasso obrigou-me a mudar o turbo, mudar uma peça junto à cambota e uma vez que o motor foi aberto acabei por mudar a correia de transmissão.
Na altura o carro tinha cerca de 180 mil km e 5 anos. Paguei 2600€ numa oficina da marca, muito longe dos 6000 de uma bateria. O carro tinha-me custado 20000€(10000€ a menos que o leaf). A confirmar-se uma degradação anormal das baterias, que eu quero acreditar por enquanto não ser real, não vejo como é que o custo de manutenção de um ICE alguma vez venha a ser maior do que o eléctrico, assumindo troca de baterias.
Durante esse período que fala a carrinha fez pelo menos 5 revisões, se forem também na marca custam no mínimo 200€ (e estou a ser bem optimista!) cada uma já são mais 1000€... um Leaf se gastar metade já é muito.
Em 180k km's gastou, sendo optimista, 9000L de gasóleo que são pelo menos 10000€... um elétrico gastaria 27000kWh que em horário económico (sem rede mobi.e, energias renováveis, etc...) são menos de 3000€.
Só aqui estão mais de 7500€ de poupança acho que dava bem para meter uma bateria na Nissan sem ficar a perder dinheiro! ;)
Fora que falta considerar o preço de custo, uma xsara picasso nova foi 20000€?! E se adicionarmos os extras que um Leaf tem? :roll:
jarama Escreveu:A questão que se me levanta é que eu comprei o carro para fazer, no mínimo, 150 km por dia sem contar com alguns extras. Se eu daqui a 3 anos estiver com 21% a menos de autonomia, a folga que tinha desapareceu.
No meu caso, nunca poderei estar à espera que o carro chegue aos 66% de SOH para accionar a garantia. Nessa altura, dificilmente poderei fazer as minhas deslocações diárias de forma tranquila e sem receios.
Ok, a bateria não dura eternamente e eu ando bastante, não à milagres! Não me posso dar ao luxo de andar a mudar de carro de 3 em 3 anos e de certeza perder bastante dinheiro.
Quero acreditar na palavra dos veteranos aqui do forum quando dizem que a queda é mais acentuada no inicio e depois estabiliza.
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José Ramalho
Há 5 anos atrás o saldo na maioria dos casos não era positivo para o VE mas felizmente as coisas estão a melhorar, preços a baixar, autonomias a aumentar, baterias a durar mais...

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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por OCasal » 17 nov 2017, 11:29

Tenho 1 mk1 com 170k km, a única coisa que não tenho vinda do Japão no carro são os pneus, os filtros do habitáculo do ar condicionado, a bateria de 12v, as escovas do para-brisas e a água dos esguichos... Em qualquer casa auto me dizem que 7k € a única despesa com o carro, é pouco, apesar de ser um montante grande de uma só vez.

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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por jfr2006 » 17 nov 2017, 11:54

O meu é de Outubro de 2016, vai com 25500km. Neste momento estimo uma degradação na casa dos 1~2%, se tanto. E não recebido mimos nenhuns... Estes carros querem é andar :D

Bebee
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por Bebee » 17 nov 2017, 13:11

Já era para aqui ter colocado o único screenshot que fiz com o LeafSpy (que normalmente não utilizo), quando fiz 10.000 kms.
Trata-se de um MK2 30kW dos últimos dias de 10/2016 (apenas começou a andar a sério em Dezembro de 2016).
O que me dizem os experts? Já agora o que é o HX e que relação deve ter com o SOH?
Anexos
IMG_0331.JPG
Tesla S 100D
Tesla 3 Performance
Tesla X 100D

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LuisG
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por LuisG » 20 nov 2017, 15:16

Compreendo perfeitamente a preocupação do jarama, tal como ele também faço cerca de 140/150km`s diários e passei um calvário com o veículo anterior. Paguei 28k por uma Peugeot que após as garantias terminarem (2anos ou 60k km`s) foram vários os problemas, desde embraiagem, FAP, motor partido, FAP novamente, turbo, amortecedores, junta da cabeça (do 2º motor) que adicionar às manutenções, gastei em 7 anos, garantidamente mais do que o valor de uma bateria para o Leaf. Isto sem contar com a astronómica conta de gasóleo.
Como o disse o jarama, são muitos km`s, não há milagres, as situações vão surgir é certo mas pelo menos estes dão-me 5 anos de garantia nas peças e 8 na bateria, isso bate de longe os fumarentos e pelo caminho não está constantemente assaltar-me o bolso.
Geramos uma determinada expectativa, pensamos, se dão 8 anos durará 10 ou mais, quando se vê esse decréscimo acentuado é claro que é algo dececionante.
Na generalidade apenas uma pequena parte das garantias (dos produtos em geral) são accionadas. Alguns saem de serie menos bem que outros, acontece, é assim estatisticamente e para isso serve a garantia, o problema é todo o incómodo e transtorno causado, particularmente num veículo em que dependemos dele para ganhar o pão!
Se valeu a pena o investimento no Leaf? Continuo a pensar que sim. O meu em particular com 8 meses de uso e 30k km`s, mantêm o SOH a 100% e regista menos de 1 AHr quando novo, só no último mês começou a descer.
Até neste aspecto do desgate, o VE é melhor que os veiculos de combustão. Esta previsibilidade e honestidade permitem saber a cada momento o que nos espera, já na fumarenta nem em sonhos poderia pensar que uma capa de biela com desgate anormal iria embrulhar o motor! O conhecimento por vezes trás alguma angústia, por isso ainda muitos preferem viver na ignorância!
Prefiro saber ao que vou.

Aproveitando o tópico, acho interessante ir atualizando e compilando o estado das baterias dos nossos Leaf 30kw.

8 meses - 30.821km`s AHr= 83.16 SOH 100% HX=95.97%
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Gameiro101
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por Gameiro101 » 20 nov 2017, 17:16

Essa bateria está impecável,

Leaf 30kw aqui do serviço:

1 ano 6 meses - 46.157km`s AHr=70.48 SOH 88% HX=83.33%

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