Degradação da bateria de 30kW

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Bebee
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por Bebee » 30 nov 2017, 00:05

Não querendo incomodar, mas gostava de obter uma opinião dos experts em relação ao estado da bateria do meu 30kW...
E já agora se me pudessem explicar o que é o HX e a relação com o SOH... :pray:
Bebee Escreveu:Já era para aqui ter colocado o único screenshot que fiz com o LeafSpy (que normalmente não utilizo), quando fiz 10.000 kms.
Trata-se de um MK2 30kW dos últimos dias de 10/2016 (apenas começou a andar a sério em Dezembro de 2016).
O que me dizem os experts? Já agora o que é o HX e que relação deve ter com o SOH?
Anexos
20B21E25-966F-4F02-A2AF-B1786201EF99-4193-00000447A5A2B887.jpeg
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jpgoncalves2
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por jpgoncalves2 » 30 nov 2017, 11:27

Olá Bebee,

Na minha modesta opinião, que nada tem de "expert" mas tão só interessado, e com a modesta experiência de 110k em mk2 de 24 khw, em 2 anos, deixo-te a minha opinião:

A tua bateria está boa, dentro do expectável. A razão principal é o valor SOH, a 95%!

O SOH State of Health é uma indicação da capacidade da bateria de manter e libertar energia e é apresentada em percentagem. Quando a bateria é nova SOH = 100%. Quando a SOH cai para 85% durante um mês, perde a primeira barra (12 no total) de nível de capacidade exibido no lado direito da exibição do painel central do Leaf.

Hx : O significado desta variável, também percentual, ainda não é totalmente compreendida, mas o seu valor parece ser inversamente proporcional à resistência interna da bateria. À medida que a resistência interna da bateria aumenta, pensa-se que essa percentagem diminui. À medida que a resistência interna aumenta, mais perdas internas ocorrem na bateria e o sintoma mais palpável é o seu aquecimento relativo.

Relacionando agora as 2 variáveis anteriores: estão intimamente relacionadas numa proporção direta, pelas razões acima apresentadas.
Espero ter ajudado?

Bebee
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por Bebee » 30 nov 2017, 14:48

jpgoncalves2 Escreveu:Olá Bebee,

Na minha modesta opinião, que nada tem de "expert" mas tão só interessado, e com a modesta experiência de 110k em mk2 de 24 khw, em 2 anos, deixo-te a minha opinião:

A tua bateria está boa, dentro do expectável. A razão principal é o valor SOH, a 95%!

O SOH State of Health é uma indicação da capacidade da bateria de manter e libertar energia e é apresentada em percentagem. Quando a bateria é nova SOH = 100%. Quando a SOH cai para 85% durante um mês, perde a primeira barra (12 no total) de nível de capacidade exibido no lado direito da exibição do painel central do Leaf.

Hx : O significado desta variável, também percentual, ainda não é totalmente compreendida, mas o seu valor parece ser inversamente proporcional à resistência interna da bateria. À medida que a resistência interna da bateria aumenta, pensa-se que essa percentagem diminui. À medida que a resistência interna aumenta, mais perdas internas ocorrem na bateria e o sintoma mais palpável é o seu aquecimento relativo.

Relacionando agora as 2 variáveis anteriores: estão intimamente relacionadas numa proporção direta, pelas razões acima apresentadas.
Espero ter ajudado?
Muito obrigado pelos teus esclarecimentos! :clap:
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LuisG
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Re: Degradação da bateria de 30kW

Mensagem por LuisG » 07 mar 2018, 15:25

Atualizando:
11 meses - 43.715km`s AHr= 81.69 SOH 100,89% HX=91.32%
;)
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

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