Viagem de mais de 300km

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Responder
fernandoemidio
Mensagens: 2
Registado: 29 nov 2017, 18:21
Data de fabrico: 01 fev 2014
Capacidade bateria: 12 barras

Viagem de mais de 300km

Mensagem por fernandoemidio » 29 nov 2017, 21:31

Boa noite,

com as contas que fiz através do route planer da nissan (zero emission), para fazer o total de 372km da viagem Marinha Grande-Mirandela iria demorar cerca de 8h :( Como vou sair ao fim da tarde, a hora de chegada ia ser de madrugada... Com crianças não é muito viável!

1- Marinha Grande-Coimbra (100%) - 87km; 1h de viagem; chegada com 3 barras; 30' de paragem para carregar

2- Coimbra-Estarreja (80%) - 79km; 1h de viagem; chegada com 2 barras; 30' de paragem para carregar

3- Estarreja-Porto (80%) - 50km; 45' de viagem; chegada com 5 barras; 20' de paragem para carregar

4- Porto-Penafiel (100%) - 37km; 20' de viagem; chegada com 8 barras; 1h30' de paragem para carregar (PCN)

5- Penafiel-Vila Real (80%) - 59km; 50' de viagem; chegada com 3 barras; 20' de paragem para carregar

6- Vila Real-Mirandela (80%) - 60km; 50' de viagem; chegada com 4 barras

372km = 4h45' no percurso + 3h30' de paragens = 8h15' no total

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9885
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Viagem de mais de 300km

Mensagem por mjr » 29 nov 2017, 23:17

Tudo depende do estado da bateria. Sendo de 2014, será um mk2 de 24kW.h, certo?

A ser assim e assumindo que tem ainda 12 barras de capacidade, poderia tirar 10m na primeira CR, 10m na segunda CR, ir direto até VR a 80km/h (a 1h30 em Penafiel dá cabo de tudo). Só aqui já pouparia 2h. Penso também que poderia aumentar um pouco a velocidade média nos restantes trajetos, chega sempre com (bem) mais de 20% de energia na bateria.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
VETL
Proprietário Leaf
Mensagens: 4068
Registado: 03 jul 2013, 13:50
Data de fabrico: 27 jan 2017
Capacidade bateria: 73,25AHr 12B (30kWh)
Localização: Aveiro

Re: Viagem de mais de 300km

Mensagem por VETL » 29 nov 2017, 23:45

E não necessita ir a Coimbra com PCR na Mealhada...
=> Automóvel Eléctrico
=> Micro Produção Fotovoltaica
=> Painel Solar AQS
=> Aquecimento central a Pelets
__________________________________________________________________________
Associado da UVE - Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
LuisG
Proprietário Leaf
Mensagens: 1028
Registado: 24 nov 2016, 09:57
Data de fabrico: 24 mar 2017
Capacidade bateria: 83,89 AHr
Localização: Alenquer

Re: Viagem de mais de 300km

Mensagem por LuisG » 29 nov 2017, 23:57

Nunca usei o route planer da Nissan.
Tenho usado o "egomap.eu", o "greenrace" e claro o obrigatório "eletromaps". Mas confesso que foi só numa fase inicial até conhecer o carro e cruzava as aplicações, agora é quase à vontadinha :lol:
AQS termossifão 300Ltrs + AC 3300W
Sócio da associação de utilizadores de veículos elétricos, http://www.uve.pt
DB SR Leaf

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Viagem de mais de 300km

Mensagem por rnlcarlov » 30 nov 2017, 16:11

Ir carregar a Coimbra parece-me de evitar, havendo a Mealhada perto. São cerca de 95km desde a Marinha Grande, o que me parece facilmente exequível e sem vir a pastar. PCRs de cidade há mais probabilidade de haver espera e acrescentar mais tempo à viagem.
Na Mealhada deve bastar 10-15 minutos de carga (15 para mais segurança) para poder ir até Estarreja a 100km/h. Digo isto porque tenho um clone, com bateria mais pequena e que carrega menos tempo aos 50kW, a estes tempos bastam-me (15 minutos põe-me em 65% SOC) para esses trajectos. Mais uma vez, 15-20 minutos de carga chegam para ir até ao Porto

Carregar no Porto é uma grande incógnita a nível de tempos, pois já apanhei muito mau e muito bem. PCRs em grandes cidades é assim. :?
Aqui sim convém carregar bem a "barriga", pois a ida até Vila Real é puxada. Um clone não faz directo, mas um Leaf tem essa capacidade com os cuidados que o mjr recomenda.

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”