Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Aqui pode colocar a sua experiência de condução com o Nissan LEAF
Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Mensagem por brunoa » 23 mai 2018, 14:50

Bom dia,

Após a incrível, atribulada, um pouco stressante mas acima de tudo muito bem humorada viagem entre Lisboa e Évora no Rei Zoom

Poderão ler as aventuras e desventuras aqui: viewtopic.php?f=35&t=7219&start=20.

Preparamo-nos para mais uma aventura, desta vez, a sul do pais. Mais especificamente a Vila Nova de Mil Fontes.

Alguns pressupostos que se mantem da viagem anterior:

- Iremos no Rei Zoom (Leaf de 24kW com 2 barras de degradação)
- A altitude máxima muda de 400 metros para 80 metros.
- Seria expectável fazer a viagem em 2 troço: Lisboa até Setúbal, parar a carregar num PCN, apanhar o ferrie e começar o 2º troço entre o ferrie e Vila Nova de Mil Fontes.
- Percurso mais longo sem carregamentos aumenta de 98 km para 104km

Agora, já recebi algumas sugestões de como fazer a viagem, nomeadamente parar para almoçar no Restaurante a Cascalheira em Santiago do Cacém.

No entanto, da consulta que fiz ao site da Mobi.E e a APP da Eletromaps não me aparece nenhum posto de carregamento no 2º troço a não ser um PCR que requer pedido prévio na central termoelétrica de Sines.

A experiencia (única) que tenho de viagens grandes pude verificar que com um consumo de 12kWh/100km os 98km são possíveis. Questiono-me se fizer 11kWh/100km consiga fazer os 6km extra.

Alguém com mais experiencia/conhecimento pode dar-me algumas sugestões?

Devo parar para comer forçosamente para conseguir fazer o 2º troço?
Devo arriscar fazer apenas 1 tirada?

Está lançada a confusão!! :dance: ;) :D
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Mensagem por rnlcarlov » 23 mai 2018, 15:19

Lá vou eu sugerir algo mais rebuscado.

Este é o percurso "sem stress", onde se pode ir sem ser a lesmar. Quais os contras? Mais distância e portagem (mas que é mais barata que o ferry)
1º Troço: Lisboa - PCR Alcácer (72km)
2º Troço: PCR Alcácer - PCR Aljustrel (79km)
3º Troço: PCR Aljustrel - Vila Nova de Mil Fontes (69km)

Parece muito, mas contas feitas a nível de tempo não deve demorar mais, antes pelo contrário, já que a carga em PCN em Setúbal e a travessia do ferry comem um tempo significativo, e a velocidade tem se ser bastante comedida. Já pela A2 pode ser feito tudo a 90-100km/h (experência com um clone).

Fil
Proprietário Leaf
Mensagens: 4216
Registado: 20 mai 2013, 19:19
Data de fabrico: 01 jan 2018

Re: Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Mensagem por Fil » 23 mai 2018, 15:44

brunoa essa viagem é fácil e faz-se sem stress (mesmo com duas barras a menos) como já lhe referi noutro tópico. Quando a fiz fui até ao pcr de Alcácer e almocei em Tróia, usei o pcn que por lá têm mas que neste momento não está funcional, no entanto, tem vários estacionamentos subterrâneos e permitem carregar o carro sem qualquer problema, pagando o parque. O valor máximo se não me engano é de 7,5€ se for o dia todo.

Saí de Tróia a 100% e ainda fui à Carrasqueira ver o Cais palafítico, só depois segui para Vila Nova de Milfontes, o que me fez fazer 120 klms. Não há subidas nem é doloroso como para Évora (nem fui a 50), é quase sempre plano como pode verificar nos mapas. Ir de ferry só faz sentido se for para aproveitar a viagem, porque de resto é muito mais caro e mais lento. Mais vale fazer a versão do rnlcarlov nesse caso.

O pcr que está em Sines é de uso privado e segundo se sabe não permitem lá carregar, no entanto, tem algumas corporações de bombeiros pelo caminho, onde já carreguei (como outros utilizadores) e deixei donativo (caso de Sines).

Sem stress. Boa viagem ;)

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Mensagem por brunoa » 23 mai 2018, 16:07

Boa tarde novamente,

Agradeço desde já as 2 sugestões (até porque não me lembrei de nenhuma delas).

O meu percurso foi assim desenhado porque imaginei que seria o percurso mais curto e efetivamente estamos de com tempo e para as meninas era agradável verem os golfinhos no Sado. No entanto, o tempo de carregamento expectável (+/-2h30) mais o horário de saída do ferrie pode alongar demasiado o tempo de viagem e as crianças não são muito condescendentes.

Vou voltar ao "estirador" com a esposa e avaliar estas 2 novas opções.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Mensagem por rnlcarlov » 23 mai 2018, 16:38

brunoa Escreveu:Boa tarde novamente,

Agradeço desde já as 2 sugestões (até porque não me lembrei de nenhuma delas).

O meu percurso foi assim desenhado porque imaginei que seria o percurso mais curto e efetivamente estamos de com tempo e para as meninas era agradável verem os golfinhos no Sado. No entanto, o tempo de carregamento expectável (+/-2h30) mais o horário de saída do ferrie pode alongar demasiado o tempo de viagem e as crianças não são muito condescendentes.

Vou voltar ao "estirador" com a esposa e avaliar estas 2 novas opções.
Para ver os golfinhos do Sado recomendo um passeio apropriado para o efeito. Embora possa haver avistamentos a partir do ferry, isso é longe de estar garantido. Posso dizer que na minha experiência de atravessar o Sado (há uns anos largos usava muito o ferry no percurso antigo) nunca vi golfinhos a partir do ferry, embora conheça quem tenha andado uma só vez e tenha visto.

Já agora, para acrescentar outra opção. Fazer Lisboa-Alcácer e Alcácer-Mil Fontes, com uma paragem para carregamento/almoço. Menos distância que a minha outra sugestão (são 72km + 117km), necessitanto da tal paragem técnica (que não precisa de ser assim tão grande) para o 2º troço.
Não sei se será mais rápida, pois na prática são apenas menos 31km em relação à opção Aljustrel e o 2º troço tem de ser feito a velocidades bastante moderadas, para não alongar a paragem técnica.

labutess
Proprietário Leaf
Mensagens: 551
Registado: 12 fev 2013, 11:56
Data de fabrico: 28 mar 2013
Capacidade bateria: 57,5 Ah

Re: Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Mensagem por labutess » 23 mai 2018, 17:04

Eu costumo fazer a viagem por outro caminho mais barato.Sou de setubal mas não entro na portagem de setubal,vou na nacional e entro na marateca pegões, antes tens um pcn nas Pontes stb 003.Depois carrego no pcr de alcarcer e saio para a nacional direito a Santiago do Cacém ,faço a serra pela estrada antiga onde tem mta curva e subida e descida mas tem zonas mt bonitas e a estrada é só tua.Depois chego ao Cercal E vou para milfontes.Assim só pagas um lanço de portagens.Mas se quiseres fazer a viagem sem stress apanha o ferry e vai pela troia.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Mensagem por BrunoAlves » 23 mai 2018, 18:36

brunoa Escreveu:A experiencia (única) que tenho de viagens grandes pude verificar que com um consumo de 12kWh/100km os 98km são possíveis. Questiono-me se fizer 11kWh/100km consiga fazer os 6km extra.
Esta matemática não faz sentido... Para fazer 12kWh/100km em 98k quer dizer que gastavas 11,76kWh. Para fazer 11kWh/100km em 106km quer dizer que gastavas 11,66kWh. Em princípio é garantido.
Agora:
- é MUITO difícil fazer 11kWh/100km no Leaf (arriscava a dizer em qualquer VE) sem ser a pastelar
- A tua bateria não armazena mais energia que isso? Se o teu SOH é de ~~74% segundo li no teu DB, teria de armazenar cerca de 21x0,74 = 15,5kWh (21kWh é a capacidade util que se costuma apontar em novo)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Mensagem por brunoa » 24 mai 2018, 11:20

Bom dia Bruno Alves,

Em abono da verdade acredito que a bateria tenha de capacidade útil os 15.5kW indicado.

No entanto nunca tiver oportunidade dos os medir em ficha. Das poucas vezes que cheguei sem qualquer barra de bateria foi sempre em casa e não tenho qualquer sistema de medida, e das poucas vezes que carreguei nos postos teria nunca menos de 2/3 barras, o que traduzido em carregamento foram (segundo os postos) 12kW.

O único ponto em que estamos menos de acordo é na média de consumos.

No meu dia a dia, faço agora com o tempo mais ameno, com bastante facilidade media de 11/12kWh/100km. Vai do meu estilo de condução e de toda uma experiencia acumulada de 9 anos de condução Prius. (aquele menino redefine as regras de condução).

Os anos de condução louca já passaram (dos 18 aos 24 anos, com várias idas à Serra de Sintra e Arrábida para totais passagem de insanidade), após essa data tive um acidente brutal com um Nissan Primera P10 no autódromo do Estoril, fui pai e tirei o curso de instrutor de condução, tudo num espaço de 1 ano, como tal e associado a compra do Prius 2G tudo mudou. Só a titulo de exemplo e para não alongar esse off-topic a Toyota indica consumos de 4.1Lt/100km para o Prius 2G e eu no Verão com relativa facilidade fazia 3.8/3.9Lt/100km, sendo o meu record pessoal de 3.7Lt/100km e 1.300km com 1 deposito (45Lt).

Isto tudo para indicar que com um ritmo mais vivo faço atualmente 13 Kwh de media, condução normal 11/12 Kwh e à umas semanas com um calorzinho bom e com alguma carolice a mistura fiz 9 kWh num fim de semana mais realchado.
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 6358
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Mensagem por BrunoAlves » 24 mai 2018, 12:45

Grandes médias ;)

Assim sendo não deves ter problemas. Força nisso
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
brunoa
Mensagens: 360
Registado: 28 fev 2018, 15:21
Data de fabrico: 01 mai 2013
Capacidade bateria: 44,63 Ah 8 barras
Localização: Alverca do Ribatejo

Re: Passeio Lisboa <-> Vila Nova de Mil Fontes

Mensagem por brunoa » 24 mai 2018, 13:10

BrunoAlves Escreveu:Grandes médias ;)
Agradecido! Mas com a ajuda do ECO, sair sem o stress do dia-a-dia, acredita que num Mk1 não é assim tão complicado.

Como forma de comparação (se comparável) no PHV da Toyota era também os valores médios de consumo "normais".
Bruno R. Almeida

Leaf mk1 (Fev 2018 a ...) 12,98 kWh/100km

Responder

Voltar para “Experiência de condução com o Nissan LEAF”