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Vw E-Up - Jasmim

Enviado: 18 mar 2018, 23:45
por jasmim
Mais uma aquisição de um carro elétrico.
Depois do Ion, C-zero, leaf 24/30 kWh, I3 rex e Ioniq, desta vez adquiri um E-up da Vw.

Trata-se de um modelo de 2014 com 8500 km

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As luzes diurnas são de belo efeito e visíveis a uma grande distância. Também são elas que distinguem o E-Up do Up.
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O E-Up, pelo seu gabarito, tem como concorrente direto o Ion/C-zero/imiev.
É mais baixo e mais largo.
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O tom claro domina o interior

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A bagageira tem dois níveis de profundidade:

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Tem ainda um compartimento fundo para arrumar trianglo, colete e cabo de carregamento.
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Com a tampa do fundo da mala na posição alta e os banco rebatidos, consegue-se uma superfície plana.
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As jantes são praticamente todo fechadas. Apenas uma pequena abertura. O efeito pintado de preto transmite a sensação de mais aberturas.

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Compartimento do motor.
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O painel de instrumentos é claro e o CB é completo. Tem várias informações como consumo instantâneo, médio, velocímetro digital etc...

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Tem carregamento rápido
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Sensores de estacionamento
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Vidros de trás, só abrem parcialmente.

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Re: Vw E-Up - Jasmim

Enviado: 19 mar 2018, 00:22
por lmlr
Bem giro.

Re: Vw E-Up - Jasmim

Enviado: 19 mar 2018, 00:27
por BrunoAlves
Engraçado, e um carro que se vê pouco ;)
Já o testaste, qual a autonomia que prevês com que tipo de condução?

Re: Vw E-Up - Jasmim

Enviado: 19 mar 2018, 00:33
por jasmim
Ainda não deu para testar a autonomia com uma só carga. O CB indica 140 km. A bateria tem cerca de 18 kWh. Em ritmos de nacionais os consumos rondam os 12 kWh, portanto será exequível.

Re: Vw E-Up - Jasmim

Enviado: 10 abr 2018, 11:04
por jasmim
Primeiras impressões:

A nível de espaço interior tem lugar para 4 pessoas em que todos têm espaço suficiente para viajar confortavelmente. Tem um pouco mais de espaço em largura e um pouco menos em altura do que os ION/czero/imiev.

Esteticamente gosto muito do carro sob todos os ângulos. Não é um carro desenhado exclusivamente para ser elétrico, como os clones ou Leaf, pois existe a mesma carroçaria em CI. Exteriormente distingue-se dos seus irmão CI, pelas luzes diurnas LED em forma de "C" e pelas jantes cuja forma aerodinámica foram pensadas para este modelo elétrico.

A nível interior os tons claros dão maior luminosidade ao carro. Requer mais cuidados a nível de sujidade, nada que umas proteções de estofos não resolvam.

A bagageira tem 2 níveis de profundidade. A capacidade com o nível mais alto equipara-se aos ION/czero/imiev, levantando/baixando a tampa fica com uma capacidade de carga assinalável para as dimensões do carro. Tem tampa para esconder os objetos da mala, inexistente de série nos clones.

A nível de equipamento, está muito bem dotado, mas carece de um ou outro que existem, por exemplo nos clones. São o acendimento automático das luzes, os 4 vidros elétricos e o rabatimento elétrico dos espelhos. Em contrapartida o e-Up tem desembaceamento dos espelhos. Tem apenas 2 vidros elétricos à frente e os de trás imcompreensivelmente não são manuais sequer, apenas entreabrem... Pior, são os comandos dos vidros elétricos: um à esquerda para o condutor, ou na porta da direita para o passageiro. Ou seja, o condutor se quiser abrir o do passageiro tem de se esticar até ao botão da porta da direita. :?
Pela positiva tem bancos aquecidos e parabrisas aquecido, sim, aquecido, como no vidro de trás. O parabrisas tem uns filamentos transparentes, praticamente impercetíveis. Com estes dois equipamentos, pouco uso se dá ao ar condicionado de inverno, poupando energia. Apesar de tudo, ligando o aquecimento, pouca autonomia retira, como se um a bomba de calor tivesse... Não sei se tem ou não. Mas o sistema é deveras eficaz.

Tem um GPS Garmin, nómada, com o qual se tem acesso a diversos parâmetros como programação de carga visualização de fluxo de energia. Também é com este dispositivo que se consegue utilizar o sistema bluetooth dos nossos telemóveis, para comunicação e audição de música. Aqui falha uma entrada USB, existente nos clones... O Rádio tem apenas uma entrada Jack. O volante não tem botões de comando. Apareceram na versão de 2017.

Tem cruise control, equipamento que aprecio particularmente. O CB é bastante completo: Trip A, B, média instantânea, desde o início, desde sempre.

A posicão de condução é boa. Pode-se regular o banco em altura assim como o volante.

Tem sensores de estacionamento atrás com display através do Garmin. Ponto negativo, ao engrenar a marcha atrás, desliga o rádio. Estive às voltas no manual e não vejo referência para desativar, talvez só na VW.

O carregamento faz-se por CCS e tem carga rápida até 50 kWh e lenta a 16A no máximo.

Condução, mais logo... ;)

Re: Vw E-Up - Jasmim

Enviado: 10 abr 2018, 17:58
por pemifer
No ano passado andei com um Up a gasolina e confirmo as tuas impressões em relação ao interior.
Gostei bastante do carrito.

Re: Vw E-Up - Jasmim

Enviado: 10 abr 2018, 23:14
por renateves
Para o carro que é, a situação dos vidros elétricos e a inexistência (do mecanismo elétrico) atrás, não faz grande sentido... para mim é riscado da lista, apesar de tudo o resto.
É a minha opinião.

Re: Vw E-Up - Jasmim

Enviado: 11 abr 2018, 10:14
por jasmim
A primeira vez que entrei no carro o que me impressionou de imediato foi ao fechar a porta. Não há dúvida, é um VW. Um bater com som sinónimo de qualidade. Neste ponto, a milhas de um clone e muito semelhante ao Leaf (zoe não tenho experiência).

Após sentar-me e regular banco, volante e espelhos, a posição de condução é quase perfeita. Quase, porque no meu caso, devido a minha estatura, sou obrigado a elevar o volante na posição mais alta para ter a visibilidade total do conta km e, pessoalmente, prefiro que esteja um pouco mais baixo. Mesmo assim muito bom.

O carro tem uma seleção de vários estilos de condução. Ao ligar, por defeito, está no modo normal. Neste modo as acelerações são francas e não regenera (regeneração zero).
Existe um botão eco e eco+ que torna as acelerações menos viva, à semelhança do leaf no modo ECO.
Na manete de seleção de marcha, na posição D assume regeneração zero. Ao dar um toque para a esquerda (+) aumenta-se o nível de regeneragão até ao nível 3, à semelhança do ioniq com as palas no volante. Este último é deveras mais prático. Com esta manete do e-Up apanhei-me rapidamente a conduzir à "maneira antiga", como se de um CI com caixa manual se tratasse. Pois conduzo com a mão esquerda no volante e mão direita na manete, aumentanto ou diminuindo a regeneração. Puxando a manete para baixo, posição B, obtem-se a regeneração máxima. Ou seja, se estiver em D zero, passa de uma só vez para nível máximo. Nesta posição pouco ou nada se usa o travão de pé, exceto nos últimos metros para parar o carro. Um e-(Up) pedal :mrgreen:

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A experiência de condução no e-Up supera as melhores expetativas. Pensava que estaria ao nível dos clones, que já é muito boa, mas de facto, está-se noutra dimensão. Muito perto de um leaf...
Barulhos de plásticos, inexistentes! Certo que este tem apenas 8500 km. O tempo dirá se neste campo se assemelha ao Leaf.
Tem uma boa brecagem não ao nível dos clones, que neste nível são imbatíveis. Talvez só um smart seja melhor ainda.
A suspensão absorve bem as irregularidades do piso, havendo um muito bom compromisso com o conforto.
A velocidade de ponta é de 135 km/h limitado eletronicamente.
Até 100 km/h silêncio absoluto. A partir daí começa-se a ouvir o vento nos espelhos. Nada que o som do rádio não abafe.
A estabilidade deste carro é surpreendente a qualquer velocidade. Não sofre do mal dos clones neste campo. Normal devido à maior altura destes últimos.

As acelerações e recuperações estão ao nível de qualquer elétrico. Este não dececiona, pelo contrário...

Falta falar da autonomia. Neste momento não tenho experiência suficiente. Tenho andado muito pouco. Sei que a velocidade estabilizada de 80 km/h o CB aponta 12 kWh/100 km.

Re: Vw E-Up - Jasmim

Enviado: 11 abr 2018, 10:25
por pemifer
renateves Escreveu:Para o carro que é, a situação dos vidros elétricos e a inexistência (do mecanismo elétrico) atrás, não faz grande sentido... para mim é riscado da lista, apesar de tudo o resto.
É a minha opinião.
:lol: :lol: :lol: :lol:
Por acaso tambem foi por causa disso que ainda não comprei 2...
:lol: :lol: :lol: :lol:
Até que ponto será importante abrir os vidros traseiros num carro com AC?
Quando era miúdo andava num carro que os vidros de trás abriam até meio... aquilo chateava-me bué no verão... não podia por o braço na porta como o meu pai fazia no lugar da frente... que seca!
Quantas vezes será preciso o condutor abrir o vidro da direita?
Devem contar-se pelos dedos de uma mão a quantidade de vezes que fiz isso desde sempre...

Re: Vw E-Up - Jasmim

Enviado: 11 abr 2018, 12:07
por jfr2006
pemifer Escreveu: Quantas vezes será preciso o condutor abrir o vidro da direita?
Quando é preciso pedir informação sobre o caminho a alguém :lol:

Ou para assobiar à boazona que vai no passeio :oops: :lol: