Gestão Bateria e-Golf

Fórum de discussão dos VE e híbridos plug-in da VW
Responder
chimico
Mensagens: 2
Registado: 04 jul 2022, 10:18
Data de fabrico: 16 jun 2019
Capacidade bateria: 35,8

Gestão Bateria e-Golf

Mensagem por chimico » 05 jul 2022, 10:33

Bom dia,
Tenho um e-golf de 2019 há uma semana por isso ainda estou a aprender :)
Qual acham que é a melhor forma para garantir uma longevidade maior da bateria?

1) carregar sempre a 5A?
2) tentar não carregar abaixo de 20% e não acima de 80%?

isto é mito ou há dados que confirmam que estes dois pontos ajudam?
também já li que fazer pelo menos um carregamento por mês a 100% ajuda? será verdade?
carregar a 5A é melhor para as baterias que 10A ou mais?

obrigado

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Gestão Bateria e-Golf

Mensagem por rnlcarlov » 05 jul 2022, 12:09

Não faz sentido carregar a 5A. Carregar a 5A ou 16A é virtualmente idêntico para a saúde das baterias e carregamentos lentos são menos eficientes.

chimico
Mensagens: 2
Registado: 04 jul 2022, 10:18
Data de fabrico: 16 jun 2019
Capacidade bateria: 35,8

Re: Gestão Bateria e-Golf

Mensagem por chimico » 05 jul 2022, 12:20

mas com amperagem maior não há um maior aquecimento das baterias, logo mais prejudicial? mesmo que mínimo?

a eficiência no meu caso é menos relevante, não pago os carregamentos (por enquanto)

Avatar do Utilizador
frankesousa
Mensagens: 1298
Registado: 17 abr 2018, 00:11
Data de fabrico: 18 fev 2016
Capacidade bateria: 52 Ah 8 barras

Re: Gestão Bateria e-Golf

Mensagem por frankesousa » 05 jul 2022, 14:43

Já sobre as percentagens, usar a bateria entre 20-80% está provado por testes que aumenta a vida útil da mesma.
Claro que há várias químicas e com comportamentos diferentes, mas diria que é melhor manter entre esses valores.
Isto sem estar a fazer sacrifícios claro, se precisa de ir aos 100% para o dia a dia é o que é.

Sobre carregar a 100% de vez em quando, não ajudando nada na vida útil da bateria, ajuda sim no calculo de capacidade feito pelo BMS (Battery management system).
Leaf Acenta 30kWh de 2016
10/2018 - 47.500km (12 Barras-90,27% SOH) --- 05/2020 - 96.660km (11 Barras-81 % SOH)
05/2021 - 111.417km (10 Barras-78.2% SOH) --- 08/2023 - 137.300km (9 Barras-69.74% SOH)
11/2023 - 140.000km (9 Barras-67.86% SOH) --- 02/2024 - 144.757km (8 Barras-65.83% SOH)

Avatar do Utilizador
rnlcarlov
Mensagens: 2320
Registado: 16 jun 2015, 18:08
Data de fabrico: 04 mai 2011
Capacidade bateria: 41.1 Ah
Localização: Lisboa

Re: Gestão Bateria e-Golf

Mensagem por rnlcarlov » 05 jul 2022, 20:21

chimico Escreveu:
05 jul 2022, 12:20
mas com amperagem maior não há um maior aquecimento das baterias, logo mais prejudicial? mesmo que mínimo?

a eficiência no meu caso é menos relevante, não pago os carregamentos (por enquanto)
Nessas amperagens não faz diferença. Nunca vai provocar aquecimento excessivo.

Responder

Voltar para “VW”