Leaf 2 Tekna - MJR

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7949
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 14 jul 2018, 08:38

Ainda está a carregar a 16A, já lá vão 11h. Baterias grandes, é o que dá. 89% segundo o Connect EV.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7949
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 14 jul 2018, 10:54

O resultado do teste da tomada foram 44,59kW.h, medidos no meu contador de parede.

O EVSE Ecowatt mediu 44.22kW.h, uma diferença de 0,8%. É possível que parte da diferença tenha sido dissipada nos cabos entre o contador de parede e o EVSE, pelo que a diferença real será menor.

Ora aqui está a foto:

Imagem

A capacidade real útil da bateria anda então entre os 38 e os 40kW.h, dependendo de onde estiver o rendimento do carregador interno (85 a 90%, como é típico).
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7949
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 07 ago 2018, 09:29

Em breve irei fazer a habitual viagem estival até ao Algarve, desta vez em VE 8-)

No total da viagem são 550km (Porto - Alvor) e estou a planear fazer 2 ou 3 paragens . O plano é o seguinte:

Porto -> PCR AS Santarém (221km)
PCR Santarém -> PCR Alcácer (125km)
PCR Alcácer -> PCR Aljustrel (80km)
PCR Aljustrel -> Alvor (124km)

A ideia é fazer o máximo de km na primeira carga, aproveitando para almoçar (45m de carga). As restantes cargas serão mais curtas, sendo a carga em Aljustrel opcional. O plano de cargas é:

Santarém: carga de 28kW.h (45m de carga)
Alcácer: carga de 10kW.h (30m de carga, rapidgate on)
Aljustrel: carga de 5kW.h (15m de carga, rapidgate on)

Num total de 43kW.h carregados. Partindo com 38kW.h úteis dá um total de energia disponível de 81kW.h, o que permite um consumo de 14,7kW.h/100km. Estou a apontar para menos de 14kW.h/100km para ter alguma folga. Caso o rapidgate não seja tão forte em Alcácer, poderei carregar um pouco mais e chegar com mais folga, mas isso não tenho experiência para prever e por isso assumi 20kW de potência de carga em Alcácer e Aljustrel.

A carga em Santarém tem o risco de poder estar alguém a ocupar o posto e não tenho outra possibilidade de carga a seguir, pelo que vou avaliar a possibilidade de carregar em Leiria, para uma primeira carga menor. Sabem se em Santarém a passagem para o outro lado é pacífica?

O tempo de viagem estimado, considerando uma vmédia de 95km/h, é de 550/95=5h45m mais 1h30m de carga para um total de 7h15m.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
Nonnus
Mensagens: 489
Registado: 10 set 2017, 04:43
Data de fabrico: 01 jun 2017
Capacidade bateria: 83,14 Ah 12 Barras

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por Nonnus » 07 ago 2018, 09:43

Se carregares em Santarém 28kw.h não consegues fazer depois até Aljustrel (205km), evitando assim injectar energia na bateria em Alcácer e fazer com a temperatura da bateria suba, carregando depois os 15kw.h em Aljustrel? Eu não sei como o carro se comporta (nós já percebemos que em relação ao rapidgate cada um diz o que quer) isto é só uma pergunta.
Proprietário de Nissan Leaf 30KWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7949
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 07 ago 2018, 10:05

Conseguir consigo sem problemas, o problema é que não queria arriscar ter o PCR de Aljustrel indisponível e depois ter de esperar muito tempo. Caso Alcácer esteja livre carrego lá, senão avanço para Aljustrel. A terceira carga é opcional, e serve para ficar com alguma folga à chegada.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Orlando
Proprietário Leaf
Mensagens: 5641
Registado: 06 jan 2011, 00:22
Data de fabrico: 0-12-2014
Capacidade bateria: 58ah

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por Orlando » 07 ago 2018, 15:57

Depois conta como correu.
MP 5400w+AC3000w
Leaf 24kwh, 30kwh, 40kwh
Ion
Vectrix Li+nimh

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 1182
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por migle » 07 ago 2018, 22:18

Não faria mais sentido almoçar no segundo carregamento? 45' é pouco tempo para almoçar.

Por outro lado, é mais tempo de utilização da rede de carregamento, é verdade.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 7949
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por mjr » 07 ago 2018, 23:03

Depende da hora de partida. É complicado partir antes das 11:00 por motivos alheios a mim... :whistle:
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 3500km em 2018-07-15.
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 156000 km em 2018-06-05.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Unidades corretas a usar na ME.

Avatar do Utilizador
BrunoAlves
Proprietário Ioniq EV
Mensagens: 3167
Registado: 30 abr 2016, 12:39
Data de fabrico: 16 jun 2014
Capacidade bateria: 57Ah
Localização: Mealhada

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por BrunoAlves » 08 ago 2018, 00:11

Eu no ioniq fiz só 2 cargas até Portimão. Menos 100km, menos 12kWh.
Como para o rapidgate o que conta é a temperatura no início da carga, eu apontava para tentar só as 2 cargas também.
Ou isso, ou procurar uma carga lenta para a bucha (ex: almoço em Coimbra no fórum)
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

Avatar do Utilizador
pemifer
Proprietário Leaf
Mensagens: 1827
Registado: 15 fev 2016, 16:34
Data de fabrico: 16 mar 2013
Capacidade bateria: 46Ah 9 barras
Localização: Lisboa

Re: Leaf 2 Tekna - MJR

Mensagem por pemifer » 09 ago 2018, 20:55

mjr Escreveu:
07 ago 2018, 09:29
Sabem se em Santarém a passagem para o outro lado é pacífica?
Sim!
Normalmente tem um segurança a tomar conta do portão nem sequer é preciso ir ao posto.

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”