Queda abrupta do SOH

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
jarama
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Re: Queda abrupta do SOH

Mensagem por jarama » 06 nov 2018, 16:23

jmiguel Escreveu:
05 nov 2018, 16:16
Tive uma queda repentina de 1,75% no SOH em cerca de 4 dias.

Não me recordo de nada fora do normal nos dias em questão, à exceção de uma carga lenta até 100% de SOC na noite de 26 para 27/10 (habitualmente faço cargas lentas até 80%).

Será normal? O que poderá ter provocado esta queda?

Leaf 2.zero, de 30/5/2018 com 13500km.
O meu conselho que vale o que vale...
Quando comprei o meu Leaf à 2 anos, andava como tu sempre a ver como estava o SOH, com medo que a bateria degradasse mais do que eu estava à espera e tivesse de investir antes do tempo na aquisição de uma nova, deitando por terra todos os cálculos de viabilidade de investimento que tinha feito durante meses.
2 anos depois, 70000km e 80% de SOH sem atualização do LBC, passei a fazer as medições de mês a mês e só para referência futura.
Assumindo que não andas sempre no limite da autonomia e que esgotes a garantia muito antes dos 8 anos por excesso de kms, esquece essas variações.
Esses valores são estimativas que dependem de inúmeros fatores, calor, frio, frequência de carga, corrente de carga, etc...
No meu caso, andei 1 ano a fazer diáriamente 170 km sem cargas intermédias, no inverno a coisa era negra e assustava-me a ideia de uma degradação anormal pois iria por em causa a usabilidade que até então dava ao carro. No teu caso a bateria é maior e mesmo que degrade tens um buffer muito maior. Por outro lado tens a garantia para situações anómalas.
Por isso, assumindo que não estás a fazer uma tese de mestrado sobre degradação da bateria, disfruta e arruma o leitor de OBD ;) .

JRamalho

lmlr
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Re: Queda abrupta do SOH

Mensagem por lmlr » 06 nov 2018, 21:47

Verifiquei o mesmo comportamento no meu e no de um amigo.

jmiguel
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Re: Queda abrupta do SOH

Mensagem por jmiguel » 06 nov 2018, 21:50

jarama Escreveu:
06 nov 2018, 16:23
jmiguel Escreveu:
05 nov 2018, 16:16
Tive uma queda repentina de 1,75% no SOH em cerca de 4 dias.

Não me recordo de nada fora do normal nos dias em questão, à exceção de uma carga lenta até 100% de SOC na noite de 26 para 27/10 (habitualmente faço cargas lentas até 80%).

Será normal? O que poderá ter provocado esta queda?

Leaf 2.zero, de 30/5/2018 com 13500km.
O meu conselho que vale o que vale...
Quando comprei o meu Leaf à 2 anos, andava como tu sempre a ver como estava o SOH, com medo que a bateria degradasse mais do que eu estava à espera e tivesse de investir antes do tempo na aquisição de uma nova, deitando por terra todos os cálculos de viabilidade de investimento que tinha feito durante meses.
2 anos depois, 70000km e 80% de SOH sem atualização do LBC, passei a fazer as medições de mês a mês e só para referência futura.
Assumindo que não andas sempre no limite da autonomia e que esgotes a garantia muito antes dos 8 anos por excesso de kms, esquece essas variações.
Esses valores são estimativas que dependem de inúmeros fatores, calor, frio, frequência de carga, corrente de carga, etc...
No meu caso, andei 1 ano a fazer diáriamente 170 km sem cargas intermédias, no inverno a coisa era negra e assustava-me a ideia de uma degradação anormal pois iria por em causa a usabilidade que até então dava ao carro. No teu caso a bateria é maior e mesmo que degrade tens um buffer muito maior. Por outro lado tens a garantia para situações anómalas.
Por isso, assumindo que não estás a fazer uma tese de mestrado sobre degradação da bateria, disfruta e arruma o leitor de OBD ;) .

JRamalho
Agradeço o conselho, embora não ande preocupado com a degradação da bateria. Esta foi a segunda vez que olhei para o log do Leaf Spy, e como gosto de saber o porquê das coisas, coloquei aqui a questão.

É mesmo como dizes, disfrutar da máquina!
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Re: Queda abrupta do SOH

Mensagem por LFN » 07 nov 2018, 00:14

Penso que haverá opiniões divididas sobre essa questão.

Presumo que a não realização da equalização de vez em quando não será um problema, mas o inverso (apenas equalizar de tempos a tempos) poderá ter impacto.

Não é possível em alternativa arranjar forma de que a carga de 100% seja atingida muito perto do momento da utilização seguinte, evitando que fique a 100% por muitas horas?

jmiguel
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Re: Queda abrupta do SOH

Mensagem por jmiguel » 07 nov 2018, 09:56

LFN Escreveu:
07 nov 2018, 00:14
Penso que haverá opiniões divididas sobre essa questão.

Presumo que a não realização da equalização de vez em quando não será um problema, mas o inverso (apenas equalizar de tempos a tempos) poderá ter impacto.

Não é possível em alternativa arranjar forma de que a carga de 100% seja atingida muito perto do momento da utilização seguinte, evitando que fique a 100% por muitas horas?
Agora fiquei dividido entre carregar até 80% ou 100%. Pensava que seria melhor até 80% e de tempos a tempos ir aos 100% para balancear as células.

Se diariamente necessitasse da autonomia toda já não teria esta dúvida...
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Re: Queda abrupta do SOH

Mensagem por mjr » 07 nov 2018, 15:19

As células mantém a equalização durante MUITO tempo. Eu diria que uma vez por ano seria suficiente, desde que no ponto de partida elas já estejam igualizadas.

O que precisa de um intervalo menor entre cargas a 100% para estar calibrado é o LBC, de modo a ESTIMAR corretamente a capacidade e o SOC.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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Re: Queda abrupta do SOH

Mensagem por LFN » 07 nov 2018, 23:58

Acho curioso o fabricante meter uma fase de equalização no final de todos os carregamentos e vocês acharem que basta uma vez por ano. Bom, cada um faz como entende, eu pessoalmente prefiro programar os carregamentos para perto do momento de utilização, pelo que a bateria passa muito pouco tempo a 100% (que na verdade não é 100 mas um pouco menos).

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Re: Queda abrupta do SOH

Mensagem por mjr » 08 nov 2018, 01:14

Tendo o hardware não vejo porque razão o fabricante poderia optar por não equalizar. No caso do Leaf a equalização é realizada a uma corrente muito baixa, e por isso demora imenso tempo.

Devido a um problema num sensor de tensão de duas células no meu Leaf mk1 ele mesmo quando carregava a 100% não equalizava corretamente, e essas duas células a 100% pareciam estar iguais às outras, mas quando descarregadas ficavam com muito menos tensão. Por várias razões sempre suspeitei numa má equalização por leitura de tensão errada e não numa perda de capacidade diferencial. Agora que tenho o meu pack antigo aberto pude medir essas células e de facto o problema era mesmo do LBC, pois a 100% essas células têm menos 30mV que as outras (para o LBC estavam iguais...). Este é um tipo de problema impossível de ser diagnosticado pelo concessionário, e que me retirou uns 5 a 10% de autonomia. Se o LBC tivesse estado quietinho as células estariam todas iguais...

Não sei como é no Leaf 40, mas no Leaf 24 mk1 a equalização era realizada sempre que as células estavam acima de 4V, ou aproximadamente 65% de SOC. Por isso não era necessário ir a 100% para equalizar...

Bom, isto é só para dizer que só porque o fabricante o faz, não quer dizer que seja sempre o melhor para o pack. Era só o que faltava se estas células tivessem leaks que as fizessem divergir ao fim de algumas semanas. Só para teres uma ideia, em 3 semanas que o meu carro esteve parado durante umas férias as células não se descarregaram sequer 10mV. Células de qualidade têm uma auto-descarga muito baixa e semelhante entre todas. Quando isso deixa de acontecer essa célula tem um tempo de vida muito reduzido, e não há equalização que lhe valha.
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Re: Queda abrupta do SOH

Mensagem por Filipe » 08 nov 2018, 03:39

Tirado do post do mjr "Não sei como é no Leaf 40, mas no Leaf 24 mk1 a equalização era realizada sempre que as células estavam acima de 4V, ou aproximadamente 65% de SOC. Por isso não era necessário ir a 100% para equalizar..."


Vamos ter de esperar para fazeres ás baterias de 40 o que fizeste nas de 24. :mrgreen:
Última edição por Filipe em 08 nov 2018, 11:34, editado 1 vez no total.
Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
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Re: Queda abrupta do SOH

Mensagem por Nonnus » 08 nov 2018, 11:26

Vou apenas dar o meu exemplo das duas ultimas leituras que fiz com o Leaf spy.

Acerca de duas semanas tinha feito uma leitura e o SOH tinha baixado para 91%, ontem por acaso lembrei de fazer um teste de tomada (viewtopic.php?f=56&t=6945&start=90#p114458) e o SOH já estava nos 94.42%. Voltou a subir.

De referir que o meu carro carrega todos dos dias dos 0% aos 100% e desde Agosto sempre a 6,6KW.

Esta semana carregou duas vezes no local de trabalho da minha mulher a 10A, não sei se isso teve alguma influencia para uma actualização do SOH. No Sábado passado também fez um carregamento rápido a 50KW.

Não sei se isto tudo junto tem alguma influencia, o que é certo é que voltou a subir.
Proprietário de Nissan Leaf 30kWh desde: 25 de Setembro de 2017
- 9 meses depois 15/06/2018 30000km
- 12 meses depois 25/09/2018 40000km
- 24 meses depois 25/09/2019 90000km
- 6 anos depois 160000km

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