Bateria Leaf 2 40kW.h

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por RNM » 05 abr 2018, 17:52


Avatar do Utilizador
mjr
Administrador do site
Mensagens: 9890
Registado: 04 jan 2011, 15:55
Data de fabrico: 30 mai 2018
Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
Localização: Porto

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por mjr » 05 abr 2018, 20:30

A limitar a menos de 30kW, e não tem a ver com o SOC elevado. Antes no filme na mesma carga ao fim de 14m ainda só tinha colocado 7kW.h com um SOC de 60%. A diferença para o Leaf é que para ver a temperatura é preciso uma câmara térmica...
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle » 05 abr 2018, 20:50

cfvp Escreveu:então como vai ser no verão em Portugal, com temperaturas ambiente de 40ºC?
Bem, felizmente não estamos no Arizona, nem em Córdova, temperaturas de 40 são a excepção, a regra é mais 30... Estamos só na Califórnia e a maior parte de nós no norte. Haja é sombra para estacionar!

E agora até a possibilidade de tempestades é desculpa para cortar árvores....

Continuo a achar que a potência é um bocado para geeks... E é preciso entender que a potência nominal do PCR só pode ser atingida num instante. A questão aqui é a pessoa sentir-se defraudada. "No manual diz 40' e demorou x". O tempo é suficiente para isso acontecer. No caso do Ioniq estão sempre a aparecer... Normalmente canadianos que se põem a carregar numa tomada de 120V com o carro estacionado fora da garagem... Depois vêm dizer que no manual diz que carregava em 24h e só ganhou x de SoC...
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

cfvp
Mensagens: 1674
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por cfvp » 05 abr 2018, 23:06

migle Escreveu:
cfvp Escreveu:então como vai ser no verão em Portugal, com temperaturas ambiente de 40ºC?
Bem, felizmente não estamos no Arizona, nem em Córdova, temperaturas de 40 são a excepção, a regra é mais 30... Estamos só na Califórnia e a maior parte de nós no norte. Haja é sombra para estacionar!

E agora até a possibilidade de tempestades é desculpa para cortar árvores....

Continuo a achar que a potência é um bocado para geeks... E é preciso entender que a potência nominal do PCR só pode ser atingida num instante. A questão aqui é a pessoa sentir-se defraudada. "No manual diz 40' e demorou x". O tempo é suficiente para isso acontecer. No caso do Ioniq estão sempre a aparecer... Normalmente canadianos que se põem a carregar numa tomada de 120V com o carro estacionado fora da garagem... Depois vêm dizer que no manual diz que carregava em 24h e só ganhou x de SoC...
Sim, se fizermos uma média por dia há-de andar por volta de 30ºC ou até menos, mas isso não quer dizer que temperaturas a rondar os 40ºC não sejam comuns a certas alturas do dia, especialmente na cidade onde vivo, que é Coimbra. Lembro-me do ano passado de olhar para a temperatura da parte da tarde e era muitas das vezes para cima de 35ºC. Por isso pode não ser como o Arizona, mas também não são temperaturas que possamos simplesmente ignorar.
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle » 06 abr 2018, 08:45

Sim, um carro estacionado fica bem acima de 40. Já com este tempo já começa a estar bem quente. E aí não há TMS... só os Teslas gastam bateria com o arrefecimento durante o estacionamento.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

cfvp
Mensagens: 1674
Registado: 11 nov 2017, 23:14

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por cfvp » 06 abr 2018, 12:50

migle Escreveu:Sim, um carro estacionado fica bem acima de 40. Já com este tempo já começa a estar bem quente. E aí não há TMS... só os Teslas gastam bateria com o arrefecimento durante o estacionamento.
Nesse caso todos os carros eléctricos deviam ter um sistema semelhante aos dos Teslas. Isto partindo do princípio que a bateria poderia atingir temperaturas elevadas com o carro estacionado. Não acha?
Bem mas ter algum tipo de TMS apenas no carregamento ou quando se circula já é melhor que nada. Se calhar já é o suficiente, não sei. Contudo não colocar nenhum tipo de TMS é que não entendo...
Nissan Leaf N-Connecta 40kWh desde 15-03-2019

RNM
Mensagens: 948
Registado: 18 mai 2015, 09:40
Data de fabrico: 23 mai 2014
Capacidade bateria: 55 Ah

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por RNM » 06 abr 2018, 13:02

migle Escreveu:Sim, um carro estacionado fica bem acima de 40. Já com este tempo já começa a estar bem quente. E aí não há TMS... só os Teslas gastam bateria com o arrefecimento durante o estacionamento.
A temperatura do habitáculo não tem NADA a ver com a temperatura da bateria, num Leaf.
Já se debateu isso aqui e até já houve quem testasse.

jasmim
Proprietário Leaf
Mensagens: 2024
Registado: 06 jul 2014, 22:36
Data de fabrico: 04 abr 2015
Capacidade bateria: 59 Ah - 12 barras

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por jasmim » 06 abr 2018, 14:13

Exatamente RNM.
As baterias, paradas, estarão à mesma temperatura ambiente ou um pouco mais pela emanação do calor proveniente do solo e nunca do habitáculo
Hyundai Ioniq
Nissan Leaf
Bmw i3
Bmw c-evo
Autoconsumo
Painel solar

Avatar do Utilizador
migle
Mensagens: 2977
Registado: 01 set 2017, 00:21
Data de fabrico: 25 set 2017
Capacidade bateria: 78Ah
Localização: Alcochete

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por migle » 06 abr 2018, 18:52

RNM Escreveu:Já se debateu isso aqui e até já houve quem testasse.
Desculpem! Ainda não li o fórum todo.
Faz sentido. Até provavelmente são eliminados picos de temperatura, e ser mais influenciado pela temperatura média.
Ioniq EV Imagem — Prius+ Imagem

Erbium
Proprietário Leaf
Mensagens: 1465
Registado: 06 ago 2016, 17:16
Localização: Margem sul

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Mensagem por Erbium » 09 abr 2018, 09:00

cfvp Escreveu:Contudo não colocar nenhum tipo de TMS é que não entendo...
Não? É simples, um Leaf sem TMS custa X€, um Tesla com TMS custa Y€. ;)

Responder

Voltar para “Leaf segunda geração”