Fórum de discussão sobre a Mobilidade Elétrica e Parceiro privilegiado da Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos - UVE https://www.clubeletricos.com/
A única coisa que era estupidamente fácil e é quase impossível para mim de aceitar que a Nissan não o faça é o upgrade de carros de 24 para 40 ou até 60 kWh! Já que fisicamente os packs são (quase) iguais.
Uma manobra tão simples colocaria a Nissan outra vez no topo da ME com uma solução de longo prazo em vez de uma solução descartável como parece ser hoje em dia.
É fazer cá fora! Fica mais barato e tudo...
Re: Leaf 2 62KWh
Enviado: 21 jan 2020, 21:56
por RJSC
Já há imagens do pack de 62kWh.
Basicamente o que a Nissan tem feito é retirar chapas à volta das células para caberem mais.
Começamos com a evolução até aos 40kWh:
Primeiro 24kWh MK1: módulos com 4 células enlatadas a toda a volta
Depois 24kWh MK2: módulos com 4 células com menos lata que o MK1
Seguidamente 30 kWh e 40kWh: módulos com 8 células em que só removeram as 2 chapas que ficavam no meio de 2 módulos de 4 e continuam a utilizar 2 peças plásticas com os terminais para para cada 4 células
Agora com 62kWh removeram todas as chapas em cada bloco vertical para meter 288 células em vez de 192 nos 40kWh:
Re: Leaf 2 62KWh
Enviado: 22 jan 2020, 08:55
por OCasal
Em 2011 já havia artigos a falar que em pouco tempo ia ser possível ter 2,5x mais capacidade através de uma reorganização das células no Pack. Demorou 9 anos...
Resta saber se a remoção dessas chapas todas não prejudicou a segurança das baterias.
Em 2011? Fui buscar este artigo ao fundo do bau do fórum!
ahahaha.. bem visto. não reparei que já era antigo..
Re: Leaf 2 62KWh
Enviado: 22 jan 2020, 11:51
por RJSC
A segurança não deve ter sido minimamente comprometida.
Cada célula continua segura em ambas as pontas por uma peça de plástico e essas peças são unidas de alto a baixo por parafusos.
Na parte lateral há chapa de alto a baixo.
Em termos de aquecimento é pior.
As células do meio do bloco vão ter muita dificuldade em livrar-se do calor.
Já saíram vários testes de rapidgate no Leaf 62kWh e o resultado é depois de uma viagem na auto-estrada o primeiro carregamento está limitado a 40kW e o segundo já apenas a 20kW.
O vídeo seguinte dá para ativar legendas em inglês.
Re: Leaf 2 62KWh
Enviado: 22 jan 2020, 13:52
por mjr
Também houve um incremento da densidade energética de cada célula, não era possível com as células do mk1 triplicar a capacidade no mesmo volume, mesmo removendo todos os invólucros.
Como já disse noutro tópico não há qualquer sistema de arrefecimento. As células perdem calor apenas porque inexoravelmente o têm de fazer segundo as leis da termodinâmica.
Re: Leaf 2 62KWh
Enviado: 22 jan 2020, 14:22
por RJSC
Houve aumento da densidade energética das células nos packs de 24kwh para 30kWh e de 30kWh para 40kWh, mas as células do pack de 62kwh são as mesmas do de 40kWh.