
Bateria Leaf 2 40kW.h
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Desde a saída na zona industrial do Porto até à chegada à Praxis em Coimbra gastou 285 gids, ou seja praticamente a bateria completa de um Leaf 24. Neste troço a velocidade média em AE foi de 120km/h, e foi testada a Vmax, a Vmax do Cruise Control, várias acelerações e travagens com o ePedal, etc. Em condições difíceis, portanto.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- BrunoAlves
- Proprietário Ioniq EV
- Mensagens: 6522
- Registado: 30 abr 2016, 12:39
- Data de fabrico: 16 jun 2014
- Capacidade bateria: 57Ah
- Localização: Mealhada
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
E por isto mesmo é que digo que os 40kWh devia ser o tamanho máximo admissível para carros "comuns". Quase 1h para carregar 88% de uma bateria de 40kWh, quando forem 60, 70kWh, quanto tempo vão passar nos PCR?mjr Escreveu:Terminei a carga nas seguintes condições:
- 53 minutos, 88,4% SOC, 47,9C, 4,162V, 56A, 449 gids
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! 

- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Se fosse eu numa viagem, interromperia a carga aos 30kW.h (40 minutos de carga) e seguia viagem. Isto, claro, no caso de precisar dessa energia, senão só carregaria o suficiente para chegar ao destino.
Faltou mencionar que os 80% de SOC foram atingidos 44 minutos após ter iniciado a carga, vou adicionar.
Faltou mencionar que os 80% de SOC foram atingidos 44 minutos após ter iniciado a carga, vou adicionar.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
- Filipe
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 3085
- Registado: 19 fev 2011, 03:51
- Data de fabrico: 09 mai 2011
- Capacidade bateria: 51,50 Ah - 10 Barras
- Localização: Murtal - Parede - Lisboa
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Depende da educaçãoBrunoAlves Escreveu:E por isto mesmo é que digo que os 40kWh devia ser o tamanho máximo admissível para carros "comuns". Quase 1h para carregar 88% de uma bateria de 40kWh, quando forem 60, 70kWh, quanto tempo vão passar nos PCR?mjr Escreveu:Terminei a carga nas seguintes condições:
- 53 minutos, 88,4% SOC, 47,9C, 4,162V, 56A, 449 gids

Nissan LEAF mk1 - Cinzento-Prateado - 86,5 K em 29 Jul 2018.
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
Nissan LEAF 3.0 +e - Cinzento Diamante - 22 Nov 2019
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Faltou dizer que não estava ninguém à minha espera para carregar senão teria obviamente terminado a carga mais cedo, para mal da ciência 

Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Dados muito interessantes, obrigado pela partilha mjr.
Confirma-se que pela ausência de TMS, o BMS faz trabalho extra e limita a potência de carga e descarga para proteger a bateria. Mas a Nissan foi corajosa (ou imprudente) em não usar um TMS para proteger células NCM 622. No verão saberemos mais.
Confirma-se que pela ausência de TMS, o BMS faz trabalho extra e limita a potência de carga e descarga para proteger a bateria. Mas a Nissan foi corajosa (ou imprudente) em não usar um TMS para proteger células NCM 622. No verão saberemos mais.
-
- Proprietário Leaf
- Mensagens: 2483
- Registado: 11 out 2012, 12:31
- Data de fabrico: 01 jan 2011
- Capacidade bateria: 65,5 Ah
- Localização: Coimbra
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Quem te manda ter uma coisa pequena?BrunoAlves Escreveu:E por isto mesmo é que digo que os 40kWh devia ser o tamanho máximo admissível para carros "comuns". Quase 1h para carregar 88% de uma bateria de 40kWh, quando forem 60, 70kWh, quanto tempo vão passar nos PCR?mjr Escreveu:Terminei a carga nas seguintes condições:
- 53 minutos, 88,4% SOC, 47,9C, 4,162V, 56A, 449 gids



Agora a falar a sério, parece-me já uma tendência a temperatura exagerada do pack em CR.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Curiosamente o Bolt, mesmo com TMS, não limita as cargas rápidas acima dos 50% de SOC? De certeza que a tensão ainda está muito longe dos 4,1 ou 4,2V. No caso do Leaf, será apenas uma limitação por temperatura ou haverá algo mais? Imagino que queiram limitar de alguma maneira a quantidade de carga numa unidade de tempo para evitar a deposição de litío ou outro fenómeno semelhante. Eu considero que são precisos mais testes em condições diferentes para termos uma ideia mais concreta do que o BMS faz.BECOOL Escreveu:Dados muito interessantes, obrigado pela partilha mjr.
Confirma-se que pela ausência de TMS, o BMS faz trabalho extra e limita a potência de carga e descarga para proteger a bateria. Mas a Nissan foi corajosa (ou imprudente) em não usar um TMS para proteger células NCM 622. No verão saberemos mais.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
Sim, começar a limitar a potência aos 50 % de SOC parece demasiado cauteloso, mas pelo menos os limites de SOC são previsíveis. Para além disso quando o limite de potência de carga acontece aos 50 e 70 % de SOC num VE com elevada autonomia - como o Bolt EV - não é grande problema.
Mas quando o limite é por temperatura (por falta de TMS), é mais difícil de prever e podemos ter surpresas desagradáveis em viagem, como iniciar um carregamento rápido e não passar dos 22 kW.
Com o aumento da quantidade de níquel nos cátodos é cada vez mais importante o uso de TMS.
Mas quando o limite é por temperatura (por falta de TMS), é mais difícil de prever e podemos ter surpresas desagradáveis em viagem, como iniciar um carregamento rápido e não passar dos 22 kW.
Com o aumento da quantidade de níquel nos cátodos é cada vez mais importante o uso de TMS.
- mjr
- Administrador do site
- Mensagens: 9926
- Registado: 04 jan 2011, 15:55
- Data de fabrico: 30 mai 2018
- Capacidade bateria: 114.8 Ah 12 barras
- Localização: Porto
Re: Bateria Leaf 2 40kW.h
É igual: 8 anos, 160k km.
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt