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Leaf 2.zero
- migle
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Re: Leaf 2.zero
Eu cheguei à ME muito mais recentemente. Para mim, as coisas parecem funcionar, embora a rede seja insuficiente. O pior que me aconteceu foi ter de esperar que um Leaf e um Tesla carregassem. Mas isso foi no dia de Ano Novo...
Metemo-nos nisto porque temos um híbrido. Mas nunca pensei que fosse tão dispensável! Preferimos sempre o Ioniq, apesar de ser pequeno, e apesar dos carregamentos.
Já o meu pai, que espera fazer as visitas dele aos amigos em Ponte de Lima saindo de Faro com o 2.zero...
Espero que chegue. Acho que lhe vou oferecer um ELM-327 para espiar essas deslocações...
Pelos vistos não tenho de me apressar a encomendar...
PS: Ele gosta de sair de madrugada e chegar a Ponte de Lima à hora de almoço...
Metemo-nos nisto porque temos um híbrido. Mas nunca pensei que fosse tão dispensável! Preferimos sempre o Ioniq, apesar de ser pequeno, e apesar dos carregamentos.
Já o meu pai, que espera fazer as visitas dele aos amigos em Ponte de Lima saindo de Faro com o 2.zero...
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PS: Ele gosta de sair de madrugada e chegar a Ponte de Lima à hora de almoço...
- pemifer
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Re: Leaf 2.zero
Até ao fim de semana passado não me queixava de rede.Gameiro101 Escreveu:E bom ver pessoas que apenas tem BEV, tendo em conta as limitações da atual geração, parabéns pela coragem, tendo em conta a praticamente inexistente rede de carregamentos.
Acredito que dentro de 4/5 anos com a expansão da rede (esperemos que comesse a crescer) e novos modelos com mais autonomia, comece a ser normal essa situação.
Parece-me que existe em bom numero (É claro que quantos mais, melhor, é óbvio).
O problema é a manutenção! (ou a falta dela)
Ela não vai começar a crescer, ela está a crescer.
Esperemos é que a percentagem de postos funcionais também cresça!
Neste momento é o maior problema da mobilidade elétrica.
Repito: não é a falta de pontos de carregamento, é a falta de pontos de carregamento funcionais.
Já agora aproveito para contar uma anedota (isto são factos reais): em Setembro substituíram em Lisboa os postos de carregamento mais usados por postos mais rápidos, que foram ligados em Dezembro!
- BrunoAlves
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Re: Leaf 2.zero
Sim Pedro, mas isso foi uma situação pontual. Muito errada mas pontual, e que já está a ser resolvida.
Tens de esquecer isso![Wink ;)](./images/smilies/icon/wink.gif)
No litoral os PCR em auto estrada são suficientes. E têm funcionado bem. E vão continuar a funcionar bem.
migle, de Faro a Ponte de Lima numa manhã? Não sei...
Eu só tenho VE. Um Leaf dos primeiros para VE único é complicado, dependendo do perfil de condução. Um Leaf30 ou um ioniq, suficiente com poucas cedências. Um Leaf2? Já não dá pica![Mr. Green :mrgreen:](./images/smilies/icon/mrgreen.gif)
Tens de esquecer isso
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No litoral os PCR em auto estrada são suficientes. E têm funcionado bem. E vão continuar a funcionar bem.
migle, de Faro a Ponte de Lima numa manhã? Não sei...
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Eu só tenho VE. Um Leaf dos primeiros para VE único é complicado, dependendo do perfil de condução. Um Leaf30 ou um ioniq, suficiente com poucas cedências. Um Leaf2? Já não dá pica
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Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! ![Very Happy :D](./images/smilies/icon/biggrin.gif)
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- migle
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Re: Leaf 2.zero
Ele há de arranjar maneira de funcionar. Será mais uma paragem do que faz hoje. O pior é o tempo dessas paragens, com uma bateria tão grande...
Excesso de convivência no fórum NissanLeafPT... Tens de vir mais para o ioniqforum.
Aliás, não estará na altura de fundarmos o IoniqPT?
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Lá estás tu outra vez! A meter o Ioniq no saco errado...BrunoAlves Escreveu:Um Leaf30 ou um ioniq, suficiente com poucas cedências. Um Leaf2? Já não dá pica
Excesso de convivência no fórum NissanLeafPT... Tens de vir mais para o ioniqforum.
Aliás, não estará na altura de fundarmos o IoniqPT?
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Re: Leaf 2.zero
Numa viagem dessas o Ioniq é mais rápido, devido a consumir menos que o Leaf e a carregar mais rápido. Implica mais paragens, mas por menos tempo cada uma.migle Escreveu:Eu cheguei à ME muito mais recentemente. Para mim, as coisas parecem funcionar, embora a rede seja insuficiente. O pior que me aconteceu foi ter de esperar que um Leaf e um Tesla carregassem. Mas isso foi no dia de Ano Novo...
Metemo-nos nisto porque temos um híbrido. Mas nunca pensei que fosse tão dispensável! Preferimos sempre o Ioniq, apesar de ser pequeno, e apesar dos carregamentos.
Já o meu pai, que espera fazer as visitas dele aos amigos em Ponte de Lima saindo de Faro com o 2.zero...
Espero que chegue. Acho que lhe vou oferecer um ELM-327 para espiar essas deslocações...
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PS: Ele gosta de sair de madrugada e chegar a Ponte de Lima à hora de almoço...
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Re: Leaf 2.zero
Dá ideia que o 2.zero, se quiser andar a 120km/h, terá de parar 3 vezes. Os locais óbvios seriam Alcácer, Fátima e Antuã ou Gaia para ter folga e só carregar depois do almoço. O único troço fora de alcance para o Ioniq seria Faro/Alcácer (205km).
É claro que a melhor estratégia para o Ioniq não seria uma quarta paragem, mas simplesmente fazer o primeiro troço a 100 ou 90. Eu geralmente não ponho a hipótese de ir na auto estrada a menor velocidade, mínimo 110. Tenho medo de provocar turbulência na circulação ou apanhar alguma multa. Pior mesmo é perpetuar o estereótipo do carro eléctrico ter de ir a poupar bateria. Porém, de madrugada, sem trânsito... Já fui de Alcácer a Faro sem parar, pela serra do Caldeirão. Pela auto estrada faria o mesmo a uma velocidade média mais alta. Com isso, perdia para o Leaf 18 a 31 minutos mas depois ganhava nos carregamentos.
A resposta do Leaf 2.zero, obviamente, era reduzir a velocidade também. Aí só faria duas paragens ou então faria as três mas carregando menos tempo. E quanto menor a velocidade, maior a vantagem da bateria de 40. Era uma corrida interessante. É todo um novo desporto automóvel.
Se aproximarmos, na faixa estreita de velocidades entre 90 e 120, o consumo a uma recta, e se fizermos o mesmo com o tempo de carregamento, dá um problema de programação linear. Hoje em dia, os miúdos já aprendem a resolver problemas desses na matemática do 11º ou 12º ano, com o simplex. Saem da escola muito mais preparados para a vida com VEs!
Hoje quando um aluno disser a um professor o clássico "Ó professor, para que é que isto me serve?" o professor já vai poder dizer "Bem, quando fores adulto, terás um VE, e vais precisar de resolver problemas destes!"
É claro que a melhor estratégia para o Ioniq não seria uma quarta paragem, mas simplesmente fazer o primeiro troço a 100 ou 90. Eu geralmente não ponho a hipótese de ir na auto estrada a menor velocidade, mínimo 110. Tenho medo de provocar turbulência na circulação ou apanhar alguma multa. Pior mesmo é perpetuar o estereótipo do carro eléctrico ter de ir a poupar bateria. Porém, de madrugada, sem trânsito... Já fui de Alcácer a Faro sem parar, pela serra do Caldeirão. Pela auto estrada faria o mesmo a uma velocidade média mais alta. Com isso, perdia para o Leaf 18 a 31 minutos mas depois ganhava nos carregamentos.
A resposta do Leaf 2.zero, obviamente, era reduzir a velocidade também. Aí só faria duas paragens ou então faria as três mas carregando menos tempo. E quanto menor a velocidade, maior a vantagem da bateria de 40. Era uma corrida interessante. É todo um novo desporto automóvel.
Se aproximarmos, na faixa estreita de velocidades entre 90 e 120, o consumo a uma recta, e se fizermos o mesmo com o tempo de carregamento, dá um problema de programação linear. Hoje em dia, os miúdos já aprendem a resolver problemas desses na matemática do 11º ou 12º ano, com o simplex. Saem da escola muito mais preparados para a vida com VEs!
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Hoje quando um aluno disser a um professor o clássico "Ó professor, para que é que isto me serve?" o professor já vai poder dizer "Bem, quando fores adulto, terás um VE, e vais precisar de resolver problemas destes!"
- BrunoAlves
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Re: Leaf 2.zero
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Eu fui ao Algarve no Leaf (24kWh) e andei em AE entre 80 e 100. Fiz no Leaf Mealhada-Lisboa uma vez com velocidade de referência de 100km/h. Fui ao Porto "n" vezes a velocidades distintas.
Não, a velocidade mínima não me assusta. Claro, quero chegar em tempo útil mas a velocidade mínima é 50km/h. 120 é o máximo, não o mínimo.
No ioniq faço normalmente 110, mais quando posso. Mas vou ao Algarve em breve novamente e para poupar uma paragem vai ser a 100 de acordo com o planeamento que fiz. Estorvar? Não, ando dentro dos limites
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Re: Leaf 2.zero
Hum.. pela experiencia que tenho visto dos leaf 24kwh e 30kwh circular a 120kmh a bateria não arrefece depois das CR! Comigo arrefeceram sempre porque andei a ~80kmh entre cargas.
Estou curioso com esse cenário no leaf2 mas pode acontecer de chegar a temperatura ao vermelho e limitar a potencia de carga.
Estou curioso com esse cenário no leaf2 mas pode acontecer de chegar a temperatura ao vermelho e limitar a potencia de carga.
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Re: Leaf 2.zero
Eu, pelos vídeos que tenho visto, e em climas frios, estou a achar o aquecimento do pack algo exagerado Mas há pouca informação do LeafSpy que nos perderia dar dados mais precisos.
- mjr
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Re: Leaf 2.zero
Tens o teste que fiz numa carga rápida onde foram carregados 33kW.h:
viewtopic.php?f=75&t=7103&start=20#p101709
viewtopic.php?f=75&t=7103&start=20#p101709
Nissan Leaf 40 Tekna preto, entregue em 30 de maio de 2018. 51400km em 2024-02-15
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
Sócio da associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, UVE: http://www.uve.pt
Nissan LEAF mk1 Preto, entregue em 7 de julho de 2011. 180000 km em 2023-12-22.
Tesla Model 3 LR preto entregue em 2019-03-06. 125000 km em 2023-12-22.
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