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Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 20:19
por Orlando
A temperatura é fundamental como sabes nas propriedades físicas e químicas.
Ainda no outro dia demorei 28 minutos de 19 a 80% num de 24kwh.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 20:51
por BECOOL
Orlando Escreveu:A temperatura é fundamental como sabes nas propriedades físicas e químicas.
Ainda no outro dia demorei 28 minutos de 19 a 80% num de 24kwh.
Sim, a temperatura é fundamental, mas a Nissan parece que não quer admitir isso, já que acha que o Leaf não precisa de TMS por enquanto. Só para o ano...

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 22:25
por Filipe
Atenção, que nesta altura do campeonato há muita gente a querer deitar abaixo as vendas do Leaf 2 40Kw. :(

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 22:54
por Orlando
Filipe Escreveu:Atenção, que nesta altura do campeonato há muita gente a querer deitar abaixo as vendas do Leaf 2 40Kw. :(
Claro que sim, o sucesso faz mesmo isso, mas estas histórias tb apareceram qdo foi o de 30kwh....resultado, não deu em nada.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 18 mar 2018, 23:13
por BECOOL
A bateria NCM 333 do Leaf de 30 kWh suporta melhor temperaturas altas que baterias NCM 622/811. Não é uma opinião, é um facto.

Aumentar a quantidade de níquel no cátodo melhora a densidade energética, mas por outro lado diminui a tolerância a elevadas temperaturas.


https://pushevs.com/2018/03/18/2018-nis ... ctric-car/

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 19 mar 2018, 00:07
por RJSC
A Nissan já tem historial de enfiar barretes aos clientes com as baterias...
E com a recusa em vender baterias de 30kwh ou 40kwh para quem precisa de trocar uma bateria de 24kwh degradada, não me está a deixar nada satisfeito.

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 19 mar 2018, 00:16
por lmlr
Filipe Escreveu:Atenção, que nesta altura do campeonato há muita gente a querer deitar abaixo as vendas do Leaf 2 40Kw. :(
Pode ser, mas Filipe infelizmente é consistente em vários vídeos e reviews, e em diversos países que já receberam o carro, o aquecimento excessivo do pack.

E é de notar que a maior parte tem sido em países nórdicos com temperaturas baixas, imagino como será, por exemplo em Portugal no verão...

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 19 mar 2018, 00:27
por migle
Eu acho que este vídeo é um bom exemplo de um dado para descartar. Tem 44", não sabemos o que aconteceu a seguir, apenas que o homem está chateado.

Num dos comentários diz-se que no PlugShare há informação daquele posto estar limitado a 22kW.

Nós, aqui neste tópico, tivemos informação de muito melhor qualidade. Temos logs se quisermos analisar. Estamos num país muito mais quente e carregou-se a uma velocidade muito superior.

Sem retirar importância à temperatura, as conclusões não podem ser tiradas deste vídeo.

Mesmo com a falta de TMS, e limitação da velocidade de carregamento, é um carro muito superior ao 30 kWh, provavelmente a melhor compra em 2018 (o próximo ano é sempre melhor). Não está, de forma nenhuma, demonstrado que carregue mais lentamente que o 30, e ninguém podia esperar que fosse mais rápido, todos vimos o press release em Setembro.

Só quem estivesse à espera que este fosse o último VE é que pode ficar desiludido. Mas isto vai ser assim durante muito tempo: cada ano vai deixar os carros do ano anterior obsoletos...

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 19 mar 2018, 00:48
por mjr
Tenho outro exemplo interessante dos logs. No dia 24 de fevereiro fiz duas cargas rápidas durante a manhã. Não houve qualquer limitação em nenhuma delas (a primeira foi curta) e a segunda terminou com 48.3C/46.1C/40.9C e 62A a 85%SOC. Ao início da tarde foi iniciada uma nova carga rápida com a temperatura a 41.9C/38.2C/32.9C mas ele limitou a potência de carga a 67A/76%SOC. A princípio assumi que seria pelo SOC elevado, mas na carga anterior, por exemplo, ele para o mesmo SOC estava a 46.9C/45.1C/39.8C, 78A a 76% SOC, ou seja temperatura bem mais alta mas a corrente também mais elevada.

Claramente há aqui um algoritmo em que após atingir determinada temperatura ele limita a corrente de carga nas cargas subsequentes mesmo quando a temperatura já baixou significativamente. Gostava de perceber qual é o critério para fazer reset a essa limitação, se é tempo ou temperatura. Faltam mais testes. E também se ao desligar a bateria de 12V essa histerese é perdida...

Re: Bateria Leaf 2 40kW.h

Enviado: 19 mar 2018, 00:52
por BrunoAlves
Copiando o que escrevi no FB...

Para o tamanho do nosso país, vai ter muito, muito pouco impacto. Certo, Espanha, states, etc, países muito grandes e muito quentes sim, poderão ter surpresas desagradáveis a confirmar-se isso.
Cá, a célebre viagem ao Algarve que define a usabilidade do carro eléctrico ( :mrgreen: ) poderá ser feita, com algum juízo:
- directa de Lisboa
- uma paragem de Coimbra
- 2 paragens de Braga.
Creio que 95% dos proprietários facilmente conseguem não ter qualquer limitação com isso. Até os uber e táxi conseguirão fazer um dia inteiro sem carregar, sem qualquer problema