Leaf 2.zero

Discussão sobre a segunda geração do Nissan Leaf (2017-2018)
oops
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Re: Leaf 2.zero

Mensagem por oops » 29 out 2017, 23:49

180 km de autonomia a 120 km/h no Leaf 40.
Se pensarmos que entre pcr's por várias razões queremos andar entre os 20% e os 80% de soc dá uma autonomia "útil" de 108 km o que exige 2 paragens numa viagem Lisboa Porto.
Gastar a bateria entre os 20 e os 80% dá cerca de 22kWh o que representará 30 minutos num PCR a 50kW, portanto o ideal.

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mjr
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Re: Leaf 2.zero

Mensagem por mjr » 30 out 2017, 08:17

Sobre o simulador de autonomia do Zoe, para mim algo está errado. Da última vez que andei a testa o simulador nunca consegui os 400km de autonomia fosse qual fosse a velocidade média. Isso não faz sentido, a não ser que a velocidade não seja constante. Ou eles não estão a usar a bateria toda no cálculo da autonomia esperada ou assumem oscilações na velocidade. Seja qual for o caso a autonomia real a velocidade estabilizada (CC) no Zoe será superior. Daí que o Leaf2 40 deva aproximar-se dos 200km de autonomia a 120km/h reais com CC. O meu Leaf 24 mk1 fazia os 100km a 120km/h quando era novo, e este aparentemente é mais aerodinâmico e terá menos perdas na bateria (menor Ri).
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Re: Leaf 2.zero

Mensagem por migle » 30 out 2017, 11:32

Eu acho que não é o simulador de autonomia do Zoe que está errado, mas sim o NEDC.

Por outro lado, ao contrário do oops, acredito que é perfeitamente possível fazer Lisboa/Porto com uma só paragem, a 120km/h, desde que não seja um dia muito desfavorável em termos de vento ou uso do AC. E claro! Se houver vento ou temperatura desfavorável, qualquer pessoa vai preferir descer ligeiramente aos 115km/h do que fazer uma segunda paragem, e isso deve ser suficiente. Acho isto, pelo conhecimento que já vou tendo do Ioniq, a viagem que já fiz para o Algarve com 33º e AC, saindo de casa a 86%. O Leaf terá que conseguir sempre pelo menos mais 5% que o Ioniq.
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pancello
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Re: Leaf 2.zero

Mensagem por pancello » 30 out 2017, 12:13

migle Escreveu:Eu acho que não é o simulador de autonomia do Zoe que está errado, mas sim o NEDC.

Por outro lado, ao contrário do oops, acredito que é perfeitamente possível fazer Lisboa/Porto com uma só paragem, a 120km/h, desde que não seja um dia muito desfavorável em termos de vento ou uso do AC. E claro! Se houver vento ou temperatura desfavorável, qualquer pessoa vai preferir descer ligeiramente aos 115km/h do que fazer uma segunda paragem, e isso deve ser suficiente. Acho isto, pelo conhecimento que já vou tendo do Ioniq, a viagem que já fiz para o Algarve com 33º e AC, saindo de casa a 86%. O Leaf terá que conseguir sempre pelo menos mais 5% que o Ioniq.
Diria que em Portugal se não fizer Lisboa/Porto com uma só paragem a 120km/h (com AC)... Vai ser um fracasso

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Re: Leaf 2.zero

Mensagem por BrunoAlves » 30 out 2017, 12:23

Pois eu discordo absolutamente disso. Se alguém faz Lisboa-Porto (ou o contrário) regularmente, é certo que o carro não é a melhor forma de o fazer.
Se não o faz regularmente (como a maioria não faz - e ninguém devia fazer) então "ceder" numa viagem esporádica não devia ser nenhum bicho de 7 cabeças.

Parte do sucesso dos VE passa, na minha opinião, pela mudança de mentalidade dos proprietários.
Se forem conduzir, não bebam. Se forem beber, chamem-me!!! :D

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Re: Leaf 2.zero

Mensagem por oops » 30 out 2017, 12:31

OK, faz Lisboa Porto com uma paragem mas chegados ao Porto temos que procurar um carregador em desespero. E na única paragem chegamos com muito pouca carga, sem folga para qualquer imprevisto(e há tantos...) e temos que esperar a carga até um soc muito próximo dos 100%.
Em resumo fará com uma paragem mas eu prefiro fazer com duas, mais descansado, e chegar ao destino com carga para as voltinhas.
A diferença de tempos de viagem entre uma ou duas paragens deve ser de 15min. Não?

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Re: Leaf 2.zero

Mensagem por migle » 30 out 2017, 12:35

E a diferença entre andar a 120km/h e andar a 115km/h é, muito optimisticamente, sem trânsito, 6 minutos. E daí velocidades para cima, o ganho em tempo é cada vez menor, até porque o tempo passado a velocidades mais baixas por causa do trânsito começa a dominar, e o dispêndio de energia é maior.
Claro que dá para fazer só com uma paragem! Num dia com uma nortada terrível, é só reduzir mais um pouco.
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Re: Leaf 2.zero

Mensagem por oops » 30 out 2017, 12:41

Concordo, mas como as coisas estão prefiro parar num PCR na autoestrada do que chegar a Lisboa sem carga e ter que aí encontrar onde carregar.

pancello
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Re: Leaf 2.zero

Mensagem por pancello » 30 out 2017, 13:08

BrunoAlves Escreveu:Pois eu discordo absolutamente disso. Se alguém faz Lisboa-Porto (ou o contrário) regularmente, é certo que o carro não é a melhor forma de o fazer.
Se não o faz regularmente (como a maioria não faz - e ninguém devia fazer) então "ceder" numa viagem esporádica não devia ser nenhum bicho de 7 cabeças.

Parte do sucesso dos VE passa, na minha opinião, pela mudança de mentalidade dos proprietários.
Bruno, ir de carro elétrico Lisboa-Porto com duas pessoas fica mais barato do que pagar duas viagens de comboio! Aliás, poucas são as viagens em VE que se façam mais caras do que de comboio, mesmo que se vá sozinho.

Por outro lado, ter mobilidade urbana prática Porto-Lisboa é muito mais prático do que Lisboa-Porto. Ainda este fim-de-semana estive em Lisboa e há tanta oferta de carsharing (e ubers, e cabifys, e taxis, e metro, etc) que estacionei em frente ao sítio onde ia ficar e andei de scooter no restante do tempo.

Edit: Mas concordo contigo! Por razões de segurança deve-se sempre parar a cada 2h. Para mim um carro que ande 2h seguidas chega-me para toda e qualquer viagem que faça em Portugal, contando que tenho ou terei local para carregar. Faço duas viagens de 2h todas as semanas, e paro SEMPRE mesmo que chegue atrasado à custa disso. Daí optar por um novo leaf para fazer estas viagens.

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Re: Leaf 2.zero

Mensagem por mjr » 30 out 2017, 13:39

migle Escreveu:Eu acho que não é o simulador de autonomia do Zoe que está errado, mas sim o NEDC.

Por outro lado, ao contrário do oops, acredito que é perfeitamente possível fazer Lisboa/Porto com uma só paragem, a 120km/h, desde que não seja um dia muito desfavorável em termos de vento ou uso do AC. E claro! Se houver vento ou temperatura desfavorável, qualquer pessoa vai preferir descer ligeiramente aos 115km/h do que fazer uma segunda paragem, e isso deve ser suficiente. Acho isto, pelo conhecimento que já vou tendo do Ioniq, a viagem que já fiz para o Algarve com 33º e AC, saindo de casa a 86%. O Leaf terá que conseguir sempre pelo menos mais 5% que o Ioniq.
Se o NEDC está errado, é muito grave, pois trata-se de fraude. Eu continuo a achar que o simulador é muito conservador. Aliás, ele começa a baixar a autonomia para velocidades inferiores a 60km/h, algo que não acredito. No caso do Leaf a velocidade em CC com maior eficiência anda por volta dos 20-30km/h (sem AC ligado e sem os médios)... No Zoe não deve ser muito diferente.

Concordo que o Leaf2 faz bem Lisboa-Porto com uma única paragem em Pombal, a 120km/h reais. No caso N/S ainda terá a possibilidade de ir até Leiria caso Pombal esteja ocupado. A paragem terá de ser de uns 40 minutos. E isto obviamente assumindo que inicia a viagem a 100%.
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